Mudanças na plataforma exigem que os empresários se planejem a partir deste ano. A previsão é que a versão atual seja desabilitada em 2024
Com maior ou menor presença na internet, se você é empreendedor, precisa estar antenado e ser flexível para acompanhar mudanças constantes. Uma das mais recentes e que já vem movimentando o marketing digital é o Google Analytics Four (GA4), uma atualização do Universal Analytics.
Anunciado em 2020, o upgrade da ferramenta propõe priorizar o usuário nos dados fornecidos – e não apenas números de sessões – e traz adequações ao novo cenário mundial, em que as regras e leis de proteção de dados estão se tornando cada vez mais necessárias. E se lhe contarem que você vai precisar se programar para mais essa inovação, não duvide. A exemplo das atualizações anteriores, as mudanças exigem o conhecimento dos novos métodos e, consequentemente, ajustes nas estratégias de comunicação.
Mas, em princípio, o que os profissionais da área precisam saber?
Embora ainda não se tenha uma data estipulada, o que se sabe é que a versão universal do Google Analytics será desabilitada. Considerando que será possível coletar dados até 31 de julho de 2023 e que o acesso aos dados processados estará disponível até pelo menos seis meses depois, a expectativa é de que a descontinuidade da plataforma se dê em meados de 2024.
Mas, não dá para perder tempo. É imperioso que esse período seja de preparo para os backups necessários, devendo ter caráter de prioridade já no planejamento deste ano.
Prepara-se, porque vem muita coisa boa por aí
Deixando de lado a questão das indispensáveis adequações, é preciso destacar que elas fazem parte de um processo que será fundamentalmente positivo para otimizar seu site. Não se pode perder de vista que o GA4 foi criado com o objetivo de repensar as fórmulas para organizar os dados sem o uso de cookies.
Há de se pontuar, também, que ele trará novas propostas para a atual era da informação, em que as plataformas buscam se integrar com mais agilidade, diante de uma relevância ainda maior da inteligência artificial e do machine learning.
De forma prática, o que já se pode prever é que o planejamento de objetivos vai se basear em muito mais do que o simples cálculo de visitas ao site, por exemplo. O mercado vai poder contar com uma mensuração completa, com dados certos, para o desenvolvimento de uma comunicação adequada a cada público.
Veja algumas das funcionalidades do GA4
Relatório em tempo real
Uma das informações coletadas é o número de usuários nos últimos 30 minutos, incluindo de onde vêm, quem são e as conversões realizadas em tempo real. Com essa função é possível, por exemplo, ver se uma ação promocional feita no dia surtiu efeito.
Comparações personalizadas
A partir dessa funcionalidade, é possível realizar comparações entre conjuntos de dados, como a taxa de conversão da faixa etária entre 25 e 34 anos com a taxa da audiência total. A comparação entre regiões também é possível.
Funis
Em “análises” e “hub de análises”, é possível criar uma visualização clara de cada passo da jornada de compra, inclusive segmentando por local, dispositivo e gênero, entre outros detalhes.
Confira aqui, no Portal do Sebrae, uma série de conteúdos para você, que quer entrar ou melhorar seu desempenho no mercado digital.
Aqui, também no Portal do Sebrae, leia sobre como atrair mais clientes usando as redes sociais e melhore suas vendas usando esses canais.
Foi um prazer te ajudar :)