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Fri Apr 08 15:31:19 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Marketing digital: se prepare para a atualização do Analytics

Mudanças na plataforma exigem que os empresários se planejem a partir deste ano. A previsão é que a versão atual seja desabilitada em 2024

· Atualizado em 08/04/2022
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Com maior ou menor presença na internet, se você é empreendedor, precisa estar antenado e ser flexível para acompanhar mudanças constantes. Uma das mais recentes e que já vem movimentando o marketing digital é o Google Analytics Four (GA4), uma atualização do Universal Analytics.

Anunciado em 2020, o upgrade da ferramenta propõe priorizar o usuário nos dados fornecidos – e não apenas números de sessões – e traz adequações ao novo cenário mundial, em que as regras e leis de proteção de dados estão se tornando cada vez mais necessárias. E se lhe contarem que você vai precisar se programar para mais essa inovação, não duvide. A exemplo das atualizações anteriores, as mudanças exigem o conhecimento dos novos métodos e, consequentemente, ajustes nas estratégias de comunicação.

Mas, em princípio, o que os profissionais da área precisam saber?

Embora ainda não se tenha uma data estipulada, o que se sabe é que a versão universal do Google Analytics será desabilitada. Considerando que será possível coletar dados até 31 de julho de 2023 e que o acesso aos dados processados estará disponível até pelo menos seis meses depois, a expectativa é de que a descontinuidade da plataforma se dê em meados de 2024.

Mas, não dá para perder tempo. É imperioso que esse período seja de preparo para os backups necessários, devendo ter caráter de prioridade já no planejamento deste ano.

Prepara-se, porque vem muita coisa boa por aí

Deixando de lado a questão das indispensáveis adequações, é preciso destacar que elas fazem parte de um processo que será fundamentalmente positivo para otimizar seu site. Não se pode perder de vista que o GA4 foi criado com o objetivo de repensar as fórmulas para organizar os dados sem o uso de cookies.

Há de se pontuar, também, que ele trará novas propostas para a atual era da informação, em que as plataformas buscam se integrar com mais agilidade, diante de uma relevância ainda maior da inteligência artificial e do machine learning.

De forma prática, o que já se pode prever é que o planejamento de objetivos vai se basear em muito mais do que o simples cálculo de visitas ao site, por exemplo. O mercado vai poder contar com uma mensuração completa, com dados certos, para o desenvolvimento de uma comunicação adequada a cada público.

Veja algumas das funcionalidades do GA4

Relatório em tempo real

Uma das informações coletadas é o número de usuários nos últimos 30 minutos, incluindo de onde vêm, quem são e as conversões realizadas em tempo real. Com essa função é possível, por exemplo, ver se uma ação promocional feita no dia surtiu efeito.

Comparações personalizadas

A partir dessa funcionalidade, é possível realizar comparações entre conjuntos de dados, como a taxa de conversão da faixa etária entre 25 e 34 anos com a taxa da audiência total. A comparação entre regiões também é possível.

Funis

Em “análises” e “hub de análises”, é possível criar uma visualização clara de cada passo da jornada de compra, inclusive segmentando por local, dispositivo e gênero, entre outros detalhes.

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