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Thu Apr 13 21:09:31 BRT 2023
Mercado e Vendas | PRODUTO
MEI para 2023: poderosas marmitas!

Oferecer marmitas customizadas pode ser o diferencial de negócios para MEIs.

· Atualizado em 13/04/2023
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Campanhas reforçadas na rede, serviço de delivery… é assim que muitas empresas que atuam com alimentos estão atraindo clientes, mas existem outras formas de agregar valor ao seu negócio: que tal produzir marmitas? Sim, a boa, versátil e popular e saborosa marmita está em alta!

Antes da pandemia, a procura por esse tipo de refeição estava em alta. Quando as pessoas não puderam ir aos restaurantes em razão da Covid-19, os negócios que investiram em marmitas não se arrependeram.

Agora, mesmo com a reabertura de bares e restaurantes, apostar nas várias possibilidades de marmitas, sejam elas tradicionais, veganas ou personalizadas, ainda é um excelente negócio, pois elas continuam sendo as queridinhas de muitos clientes.

Por isso, o importante é conhecer o seu público-alvo, compreender as necessidades dos seus clientes e oferecer opções que agradem diferentes paladares. Isso porque os consumidores, hoje, têm à sua disposição uma ampla oferta de produtos, então o seu negócio deve explorar as características de diferentes segmentos de público e variar o cardápio.

Veja a seguir, algumas apostas que você pode fazer na produção de marmitas.

Personalização - customizar os pratos agrega valor ao produto e, obviamente, a sua produção fica menos escalável, mas existem consumidores dispostos a pagar mais por esse diferencial.

Esse tipo de marmita é muito procurado por pessoas que precisam seguir alguma dieta especial ou mesmo por pessoas que desejam consumir alimentos específicos nas refeições fora de casa.

Cardápio clássico - pratos tradicionais do brasileiro (como arroz, feijão, carne e fritas) agradam muitos consumidores e podem ter um custo menor de preparo. Assim, podem ser oferecidos a preços mais competitivos.

Linha saudável - refeições fitness, saudáveis, balanceadas têm sido a preferência de muitos consumidores na atualidade. E quem disse que elas não podem estar presentes na marmita nossa de cada dia?

Elas devem conter saladas, proteínas e alimentos com baixo teor de gordura, que agradam quem deseja manter uma alimentação regrada, preparada criteriosamente.

Restrição alimentar - a restrição a alguns tipos de alimentos (glúten e lactose, por exemplo) exige cuidados redobrados para quem se alimenta fora de casa. Por isso,  consumidores com algum tipo de intolerância acabam tendo poucas opções no mercado e, geralmente, são oferecidas a um preço mais alto.

Então, este é um nicho a ser explorado pelos empreendedores: tenha um cuidado especial no preparo e oferta dessas marmitas, mas não se esqueça do sabor e do preço acessível.

Veganas - outra grande tendência no mercado das marmitas são os alimentos veganos e vegetarianos. Que tal oferecer essa possibilidade no seu cardápio? Muitas vezes, com pequenas adaptações, é possível atender a essa necessidade dos consumidores.

Agora, se o seu empreendimento já atende esse público, você pode pensar em ampliar a oferta.

Refeições temáticas - já pensou em investir em um cardápio temático? Isso mesmo! A cada dia da semana, é possível oferecer comida árabe, italiana, japonesa, mexicana, entre outras, conforme a preferência dos clientes.

É importante oferecer pratos saborosos e frescos, com um toque de praticidade e da identidade do país representado.

Acompanhe os artigos da série MEI para 2023 (Novidades para ambulantes de alimentação; Poderosas marmitas; O que a gente espera de uma boa lanchonete; O mercado da construção comanda; A moda é ter seu próprio negócio; No ramo da beleza tem espaço para todo mundo).

Nesta série, o Sebrae apresenta os ofícios, as atividades mais promissoras para o ano de 2023, conforme as ocupações permitidas ao porte de Microempreendedor Individual.

Seja qual for o ramo em que você decidiu investir, o Sebrae tem sempre uma boa solução para você!

Aproveite também para fazer os nossos cursos de capacitação: 

Como analisar o mercado (disponibiliza ensinamentos importantes sobre como aplicar e interpretar as informações, tomando a decisão mais acertada); 

Iniciando um pequeno grande negócio (oferece noções básicas essenciais que ajudam na prática de implementação do negócio a partir de estudos de caso e atividades concretas). 

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