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Thu Jul 21 21:15:25 BRT 2022
Inovação | REDE SOCIAL
MEI pode conquistar clientes no YouTube e aumentar os lucros

O Sebrae traz o passo a passo para o microempreendedor individual acessar a ferramenta e produzir vídeos inovadores.

· 19/07/2022 · Atualizado em 21/07/2022
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Presente em mais de cem países, o YouTube contabiliza mais de dois bilhões de usuários ativos mensalmente, e é a segunda plataforma mais acessada, perdendo apenas para o Google. Por isso mesmo, empresas de todos os portes já perceberam o grande potencial dessa ferramenta, inclusive para o microempreendedor individual (MEI). 

É um mercado consumidor fantástico e com boas oportunidades para expandir o seu negócio! Os dados mostram ainda que cerca de 60% da audiência do YouTube é formada por homens, e a maior parte de todos os usuários está no grupo entre 24 e 44 anos de idade, sendo 23% no grupo de 25 a 34 anos de idade e 26% no grupo de 35 a 44 anos. Mas há nichos para alcançar outros públicos. 

Personas 

Tenha certeza: com algumas ferramentas básicas você pode fazer um grande sucesso no YouTube. O Sebrae preparou orientações para você dar os primeiros passos nessa ferramenta. Um dos itens importantes para o MEI é definir o público-alvo do seu negócio como forma de focar a sua atuação.  

Elabore uma estratégia de temas pertinentes ao seu negócio. Mais do que vender produtos e serviços, você pode abordar conteúdos relacionados ao seu empreendimento. Para produtos de beleza, por exemplo, dicas de maquiagem, ou cuidados com o carro para empresas como oficinas e lojas especializadas. Organize esses temas e dê bons títulos para chamar a atenção do público. 

Luz, câmera, ação! 

É possível criar um canal do YouTube com equipamentos básicos! Os atuais celulares podem oferecer uma boa performance, sem necessidade de você gastar dinheiro com equipamentos mais sofisticados. Alguns itens, de baixo custo, vão deixar seu vídeo ainda melhor. Um tripé permite dar maior estabilidade nas imagens e um microfone, bem como uma iluminação para transmissão, vão levar você ao Oscar dos negócios! O Sebrae preparou uma cartilha especialmente para você aproveitar tudo dessa ferramenta. 

Não ficou do jeito que você queria? É assim mesmo. Você não é especialista, mas na próxima tentativa vai ficar ainda melhor. Tenha certeza disso! Lembre-se: a repetição é um procedimento nas grandes produções cinematográficas, e a sua não seria diferente.

Sincronizar 

Depois de todas essas etapas, está na hora de colocar a sua produção no ar. É importante que você utilize o link em outras plataformas como o Twitter, Facebook e nos Stories do Instagram. Assim, você amplia o potencial de público para oferecer seus produtos e serviços. 

O MEI também pode fazer uma transmissão ao vivo no YouTube. Um empreendedor de brinquedos artesanais, por exemplo, pode ter uma sessão de contação de histórias. A plataforma também aceita anúncios. Com a possibilidade de alcançar uma determinada região, os custos podem ser mais convidativos.

Análise

Tão importante quanto produzir o vídeo é conhecer melhor o seu público. É uma forma de você direcionar seus esforços para conquistar esses clientes. Isso vai ajudar na produção de conteúdos e até mesmo na criação de novos produtos e serviços. Fique antenado para os comentários! 

O YouTube tem a ferramenta “Insights”, que vai ajudar na tomada de decisões. O microempreendedor individual pode saber o tempo ativo de usuários assistindo seus vídeos, o número de pessoas que visitou a sua produção e, até mesmo, um gráfico do seu canal. Uma pesquisa incrível, com muitas informações importantes para o seu negócio!

Comece hoje mesmo a planejar a sua produção para o YouTube e conte sempre com o Sebrae nos cursos gratuitos, palestras, conteúdos e muito mais. Você vai ampliar suas vendas e seus lucros!


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