Saiba como empreender no mercado de alimentação saudável, setor que cresce em média 12,3% ao ano, no Brasil.

Ao longo da história, os alimentos foram fonte de prevenção e tratamento de doenças, e hoje são, também, sinônimo de uma vida com mais saúde. Com o constante aumento da procura por alimentos ligados à qualidade de vida e bem-estar, também surgem oportunidades de negócios para quem deseja investir no setor ou diversificar suas operações.
O consumo de alimentos saudáveis, que já vinha ganhando força entre os brasileiros, foi acelerado pela pandemia. Em 2020, as vendas desses produtos – que incluem de produtos sem glúten ou com menor teor de sódio a orgânicos certificados – atingiram R$ 100 bilhões no Brasil, segundo a Euromonitor Internacional.
O mais recente estudo Consumer Insights, da Kantar, mostra que, no 2º trimestre de 2021, a busca por alimentos mais nutritivos e saudáveis voltou a ganhar relevância, especialmente nas horas do lanche, retomando níveis vistos no período pré-pandemia. A necessidade de um consumo mais saudável, vinculada à busca por alimentos mais nutritivos, foi liderada por lares com crianças e adolescentes de até 18 anos, com um aumento de 9,1% em ocasiões de consumo.
Alimentação sem glúten
Alimentos livres de glúten — proteína encontrada no trigo, no centeio, na aveia, na cevada e no malte — são procurados, principalmente, por pessoas diagnosticadas com a doença celíaca.
No entanto, são cada vez mais comuns as dietas prescritas por nutricionistas que também restringem o consumo desses alimentos. Assim, há um grande público de apreciadores de opções sem glúten.
O principal desafio para essas pessoas ainda é encontrar alimentos para substituir os produtos que levam trigo. Portanto, esse nicho apresenta ótimas oportunidades de investimento para atender à alta demanda.
Alimentação vegetariana
Outra ótima oportunidade de negócio no mercado de alimentação saudável é o crescimento do público vegetariano.
No Brasil, 14% da população se declara vegetariana, segundo pesquisa do Ibope Inteligência, conduzida em abril de 2018. As regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro concentram a maior parcela desse público, mas a demanda existe em todo o país.
É importante ressaltar que o público consumidor nesse nicho é muito maior, pois uma grande parcela da população que não se considera vegetariana também busca por esses alimentos como uma opção de alimentação saudável.
Alimentação vegana
O público vegano tem um estilo de vida ainda mais restrito que o vegetariano. Além de não comer carne, não consome nenhum produto de origem animal, inclusive fora do âmbito alimentar.
É um nicho cujo número de adeptos cresce e que enfrenta uma grande carência de estabelecimentos, sejam lojas de produtos naturais, cafés, bares ou restaurantes. Portanto, é outra opção válida para começar a planejar um investimento no mercado de alimentação saudável.
O mercado de alimentação saudável vem experimentando um crescimento médio de 12,3% ao ano. Esses são os dados da Brasil Food Trends 2020.
Alimentação fitness
O mercado fitness foi um dos responsáveis pelo aumento do interesse da população brasileira por alimentação saudável. Adotar uma dieta em conjunto com a prática de exercícios otimiza os resultados, independentemente do objetivo, seja melhorar a saúde ou emagrecer.
Fonte: Pacto Blog
Esse público busca novidades o que pode ser uma ótima oportunidade de investimento. Oferecer mais sabor aos treinos é um grande atrativo, além disso, é possível englobar outros nichos mencionados.
Alimentação orgânica
A venda de produtos orgânicos apresentou um grande crescimento nos últimos anos. Em 2020, o segmento de orgânicos movimentou R$ 5.8 bilhões no Brasil, 30% a mais em relação a 2019. Isso ocorreu sustentado por pessoas que querem evitar o consumo de alimentos com veneno e preservar o ambiente.
Outro fator que favorece é o apoio recebido por diversas ações do governo brasileiro, como linhas de financiamentos especiais para os agricultores que desejam cultivar alimentos orgânicos.
Apesar de todos os incentivos, a produção atual ainda não atende à demanda por produtos orgânicos, e o mercado varejista tem dificuldades de encontrar fornecedores em quantidade suficiente para atender ao interesse crescente de seus consumidores.
Fique por dentro dos acontecimentos no setor de alimentos e bebidas: siga as comunidades Sebrae, no Telegram.
Sebrae Bares e Restaurantes
Acesse: https://t.me/sebraebareserestaurantes
Sebrae Varejo de Alimentos e Bebidas
Acesse: https://t.me/sebraevarejodealimentos
Sebrae Mei de Alimentação
Acesse: https://t.me/sebraemeialimentacao
Foi um prazer te ajudar :)