this is an h1

this is an h2

Mon Dec 05 01:53:59 BRT 2022
Mercado e Vendas | CONSUMIDOR
Mercado de segunda mão: oportunidade de negócio

O mercado de segunda mão vem se tornando a menina dos olhos do mercado consumidor cada vez mais consciente.

· Atualizado em 05/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Foi-se o tempo em que o brechó sofria preconceitos por parte de quem comprava. Antigamente, este formato de negócio era visto, muitas vezes, com certo preconceito. Muitas pessoas acreditavam que as roupas de brechó traziam consigo uma energia ruim. Entretanto, com o mercado da moda trazendo cada vez mais informação, hoje, este é um formato que não é só queridinho das pessoas como também de empresas, que estão investindo pesado neste ramo. Quer aprender um pouco mais sobre brechó? Preste atenção nas dicas que preparamos para você, inspiradas no post feito pelo Sebrae Santa Catarina!

O mercado dos produtos usados

A oportunidade de empreender este negócio cresceu muito na pandemia de covid-19. Com tantos produtos de valor parados em casa, o brasileiro colocou em prática sua vocação empreendedora no mercado. Os dados do Sebrae apontam que 6,7 mil novos negócios do setor de usados foram abertos no país entre 2021 e o primeiro semestre de 2022. Este nicho oferece oportunidade de renda extra em um contexto que reúne a questão ambiental, escassez de matéria-prima e inflação alta, que desvaloriza cada vez mais o valor do real.

O negócio de segunda mão abre possibilidade de empreender com pouco dinheiro, com ítens do próprio guarda-roupa ou de pessoas próximas. É possível anunciar as peças em redes sociais ou em sites, criando sua própria loja virtual.

A oportunidade de negócios no ramo de brechó é tão interessante que grandes varejistas também estão entrando para este mercado. A estratégia aqui é alinhar práticas ambientais, estar perto das necessidades dos consumidores e, claro, entrar nesta onda de lucro crescente.

Brechó com muito estilo 

Muitas pessoas adoram o estilo do brechó na hora de consumir. Grandes marcas estão atentas a este mercado e criaram suas lojas de produtos “vintage” com coleções passadas. Há formatos de brechó com uma curadoria muito interessante e diversificada, em um ambiente agradável e cheio de cultura e história. Quando você entra na loja, a experiência de curadoria e o visual das peças apresentadas em nada remetem a uma operação que era conhecida por ser cheia de mofo e coisa velha. Toda esta atmosfera faz do brechó um lugar singular. Agora, o público vai além de consumir: adota um estilo de vida diferenciado.

Hoje em dia, o estilo do brechó conquistou muitos adeptos e existem brechós extremamente segmentados: brechós de luxo, para gestante, para crianças, para o dia a dia. Não é porque estamos falando de brechó que precisamos falar em falta de estilo! 

Consciência ecológica como impulso

Uma das coisas que precisamos observar é que o comportamento do consumidor vem favorecendo cada vez mais este formato de negócio. O consumo consciente é um forte impulsionador do mercado de produtos usados. Cada vez mais, as pessoas estão preocupadas não só com a sustentabilidade financeira como também com a sustentabilidade do planeta. O consumo consciente, hoje, é uma das pautas quentes do momento, fazendo com que o brechó tenha uma fatia bastante interessante do mercado. A procura por produtos sustentáveis cresceu 71% de 2016 para 2020, e a tendência é continuar crescendo.  

O mercado de segunda mão é uma excelente oportunidade para empreender. Aproveite este nicho que não para de crescer. Procure o Sebrae, pois podemos te ajudar em todas as etapas do seu negócio.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?