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Mercado e Vendas | PESQUISA DE MERCADO
Mercado e timing: escolhas de sucesso

Artigo de Carlos Miranda, fundador da BR Opportunities, mostra a importância da adaptação aos feedbacks para a escolha do mercado e o crescimento da empresa.

· 15/04/2015 · Atualizado em 03/10/2022
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A maioria dos empreendedores é criativa e intensa e seus processos de criação carregam essas características agregadas a sofrimento e prazer. Essa fórmula propicia momentos únicos e ideias inovadoras. No entanto, essa “adrenalina” e o êxtase que ela provoca são, ao mesmo tempo, um desafio para os empreendedores.

O objetivo, então, é saber equilibrar o prazer gerado pela sensação de sucesso com a missão de criar, crescer e manter uma empresa. Essas atividades exigem muita disciplina e humildade dos empreendedores que, independentemente de terem boas ideias, deverão identificar o mercado em que vão atuar e os momentos de interação com ele.

A identificação do mercado não implica apenas em definir para quem queremos vender, mas, o mais importante, saber quais as necessidades da sociedade (ou parte dela) temos condições de atender e se elas e nossas soluções, combinadas, são suficientemente relevantes a ponto de as pessoas estarem dispostas a pagar por elas, direta ou indiretamente.

Isso pode parecer simples, porém é mais comum do que se imagina ver empreendedores que ficam com suas visões ofuscadas pelas soluções geniais que criaram, esquecendo-se de que, para uma ideia virar um negócio, ela tem que ser oferecida ao mercado de forma organizada e, obviamente, comprada por ele.

A importância da adaptação

A flexibilidade de mudar de acordo com o que se recebe de “feedback” e a capacidade de reagir rapidamente, readaptando uma ideia e o timing das ações são tão importantes para o sucesso de um negócio quanto uma boa ideia.

Temos exemplos famosos de processos como esses: o Google utiliza-se da vantagem de estar constantemente conectado com seu consumidor, gerando periodicamente novas soluções, que são colocadas no momento certo, adaptando-se constantemente às necessidades do mercado.

Da mesma forma podemos citar a Apple, que vai além do processo de identificar uma necessidade tangível, já que, através de seus processos de inovação, geram “necessidades” inéditas para o consumidor que passa a ter uma dependência de algo que nunca precisou na vida.

Isso é, ao mesmo tempo, o mais básico e o mais crítico para o desenvolvimento de inteligência estratégica: estar conectado no mercado e saber o momento correto de apresentar o que ele necessita.

Autoria: Carlos Miranda é sócio fundador da BR Opportunities.

Artigo originalmente publicado no Portal de Empreendedorismo da Endeavor.


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