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Mercado e Vendas | VENDA DIRETA
Mercado Livre: atrasou no envio? Saiba o que fazer!

A plataforma do Mercado Livre oferece toda a assistência ao empreendedor e ao cliente para solucionar contratempos envolvendo o envio de mercadorias

· 26/08/2022 · Atualizado em 30/09/2022
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Para o empreendedor que busca crescer, aumentar suas vendas e expandir o seu negócio é essencial ter conhecimento sobre o comércio eletrônico. E a união do Sebrae com o Mercado Livre vai ajudá-lo a obter êxito nessa jornada! Em 2021, o e-commerce brasileiro teve um faturamento histórico, superior a R$ 161 bilhões. Os dados são da empresa Neotrust (responsável pelo seu monitoramento). Ao notar o aumento de mais de 20% em relação ao ano anterior, o Sebrae desenvolveu uma série de artigos sobre o tema para auxiliar o empreendedor a expandir suas vendas no universo digital. 

Além de oferecer o conhecimento necessário, o Sebrae também formou uma parceria com uma das maiores plataformas de e-commerce no Brasil: o Mercado Livre! Neste artigo, abordamos um tema muito pertinente à rotina do empreendedor de comércio eletrônico, os temidos atrasos na entrega das suas mercadorias.

Organização das entregas

Para fugir desse problema que aborrece todo e qualquer cliente, o primeiro passo é definir qual será a transportadora. Isso envolve custos, prazos e benefícios para quem é contratante do serviço. É necessário que haja uma espécie de “rotina de postagem” na sua loja virtual. Talvez você se pergunte, “Mas o que é isso?”. Ao considerar que as suas vendas são feitas de forma digital e que você precisa de um meio de transporte para enviar, é fundamental ter uma organização para estabelecer um ritmo de envio produtivo.

Confira algumas dicas:

  1. Deixe os produtos preparados: a preparação deve ser feita assim que o pedido for contabilizado. Se deixar para arrumar tudo só dias depois, isso pode implicar atrasos na entrega e prejuízos à reputação da sua empresa.
  2. Faça o controle da quantidade de pedidos: nada melhor do que ter todos os pedidos anotados para facilitar na hora de conferir as encomendas. Que tal catalogar tudo em uma planilha? Assim, no final do mês você ainda terá um panorama geral das vendas realizados.
  3. Mantenha o contato com o cliente: não faça contato apenas no momento da compra, ofereça suporte e atendimento durante todas as etapas do pós-venda. O ideal é que o consumidor se sinta seguro e confiante de comprar na sua loja e, para isso, uma boa comunicação é fundamental.

Caso você ofereça produtos artesanais, personalizados ou que demandem mais tempo para produção, é possível adicionar prazo de entrega e avisar no anúncio, dentro da plataforma do Mercado Livre.

Imprevistos acontecem. O que fazer?

O empreendedor deve estar sempre preparado para contornar situações desafiadoras. Dentro da própria plataforma do Mercado Livre, ele encontrará as ferramentas necessárias de assistência.

Se você entregou o produto a tempo, mas o atraso foi dos Correios ou da transportadora, peça ajuda pelo menu da venda. Clique nos três pontos e selecione a opção “Preciso de ajuda”. O mesmo acontecerá caso os Correios ou transportadora sejam responsáveis por retirar produtos atrasados: o Atendimento ao Cliente do Mercado Livre vai ajudar a tomar nota do que houve e orientar sobre como tirar o atraso da sua reputação no site.

Agora se o problema foi que os Correios ou a transportadora não aceitaram o seu produto, peça ajuda pelo menu de venda. Na plataforma, você receberá a orientação necessária. O recomendado será você mandar a sua mercadoria por outros meios, mas não se preocupe! O dinheiro do envio é devolvido e também há a opção de combinar a entrega diretamente com o vendedor.

Gostou das dicas? Então não perca tempo e invista na credibilidade do seu negócio para realizar entregas de sucesso. Sebrae e Mercado Livre, a parceria que gera crescimento e lucratividade aos negócios do micro e pequeno empreendedor.


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