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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Moda e estilo: como agregar valor às vendas

Desenvolver conhecimentos de moda e estilo são diferenciais no processo de vendas.

· 14/07/2022 · Atualizado em 20/07/2022
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Quer agregar valor à venda e melhorar o relacionamento com o cliente? Saiba que uma das formas de fazer isso é desenvolvendo conhecimentos de moda e estilo. Você pode aprender, por exemplo, como ressaltar a beleza de cada tipo físico, modelagens, inclusive as versáteis, padronagem de tecidos, entre outros. Ajudar o consumidor a usar a modelagem a seu favor pode fazer toda a diferença na experiência positiva do cliente com a marca, agregando real valor ao que está sendo entregue ao público-alvo.

Para ressaltar a beleza de cada tipo físico, é importante conhecer os diferentes tipos de corpos:

  • Triângulo invertido: apresenta ombros largos, busto notável e pernas finas. Pode abusar dos decotes em V; saias evasê ou godê; vestidos retos; calças flare, reta, larga e boyfriend para dar mais volume à parte de baixo; top cropped com saia evasê ou godê; e blazer aberto com lapela longa e estreita. O segredo é, sempre que deixar ombros à mostra, usar uma peça que dê mais volume à parte de baixo;
  • Triângulo (pera): é estreito na parte superior do corpo e redondo na parte inferior, ou seja, com coxas e nádegas mais volumosas, podendo abusar do volume na parte de cima. São indicadas calças flare, retas, slim, com estampas ou recortes verticais para alongar a silhueta; legging ou skinny devem ser usadas com camisas que cubram o bumbum; shorts devem ser de tamanho médio e soltinhos; e saias retas ou evasê devem ter pouco volume. Também são recomendados vestidos retos e soltos, com estampas ou detalhes verticais ou diagonais; camisas com decotes e volume, com bordados e ombreira; e macacões com a cintura marcada e corte reto na parte de baixo.
  • Retângulo: é o tipo de corpo feminino mais comum no Brasil, apresentando quadris, cintura e ombros praticamente com as mesmas medidas, de modo que a cintura seja pouco definida. Devem ser dados volumes tanto à parte de cima como à de baixo do corpo, marcando a cintura com uso de cintos, por exemplo. Deve abusar de saia evasê e godê, casacos acinturados, cintos estreitos, sapatos com salto, calça flare, skinny, slim e boyfriend. Outra possibilidade é usar camisa mais solta que enfatize os seios, e, na parte de baixo, uma saia mais solta em corte A ou godê. Vestidos longos e bem soltinhos são ideais, assim como acessórios, saltos e bijuterias de grandes dimensões.
  • Ampulheta: é curvilínea na parte superior e na parte inferior do corpo e tem cintura fina, por isso não deve esconder sua silhueta em modelos volumosos, vestidos muito soltos, lisos ou com decote quadrado. Pode abusar de roupas que envolvem o corpo, mas sem apertar demais. Os vestidos finos e os decotes em forma de V valorizam os seios.
  • Oval: apresenta largura da cintura maior que a dos ombros e a dos quadris, tem pescoço curto e largo, braços mais grossos, pernas um pouco mais finas do que o resto do corpo e seios fartos. Uma dica é chamar atenção ao máximo para os seios e ombros, desviando a atenção do abdômen largo e alongando a silhueta. Procure abusar de vestidos com decote império de corpo reto e solto, saias retas, roupas com bordados diagonais e verticais. Camisas e vestidos com decote em V ou U profundo e calça reta para equilibrar com o tronco largo são uma boa pedida. Roupas levemente acinturadas, blusas longas que ultrapassam a linha do quadril, estampas pequenas, com fundo escuro, também são indicadas. Por fim, é válido considerar uma terceira peça que crie uma linha vertical, alongando a silhueta e chamando a atenção para o centro do corpo.

Levando em conta que, mesmo acima do peso, as mulheres não “perdem” o desenho do corpo, ou seja, o biotipo permanece, é importante ter em mente que a indústria da moda precisa estar preparada para que todas possam entrar em uma loja e encontrar uma roupa com a numeração correta para seu tipo de corpo, valorizado as suas formas.

Ajudar o cliente a buscar peças que tenham bom caimento, apostar em combinações minimalistas (lembre-se: menos é mais), tons neutros e estampas simples e clássicas, além de um conhecimento do círculo cromático, bem como de outros elementos de design das roupas (como as linhas, padronagem e modelagem), são fundamentais para agregar valor ao que é entregue ao cliente.

Não hesite em fazer parcerias para capacitação: o Sebrae oferece excelentes cursos e consultoria nesse sentido. Aproveite também e acesse os materiais disponíveis em Saiba mais para ajudar você a pensar em estratégias de vendas.

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