this is an h1

this is an h2

Thu Dec 15 00:26:25 BRT 2022
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Modelos de negócios para o nicho de pet shop

Com os pets fazendo cada dia mais parte da família dos brasileiros, o mercado de quatro patas apresenta múltiplas possibilidades de negócios.

· Atualizado em 15/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Os modelos de negócios para o nicho de pet shop são amplos. Mas, preste atenção: quem é MEI não pode atuar como veterinário. E, mesmo sem oferecer atendimentos médicos, o pet shop deverá ter um responsável técnico veterinário. Observadas as exigências legais, o mercado de pet é promissor, e as opções de atuação para quem é MEI variam de comércio varejista, banho e tosa, adestramento, hotel, creche, “pet sitters” ou “pet walkers” (cuidadores ou passeadores). Inspirados no artigo elaborado pelo Sebrae RS, preparamos esse material para você ficar por dentro do lucrativo mercado de quatro patas.

Existem vários modelos de negócio super promissores. Fique atento e veja alguns:

Alimentação: a alimentação corresponde a 75% do faturamento do setor, alcançando R$ 28,5 bilhões. Muitos negócios estão surgindo neste setor para atender à demanda crescente. A alimentação natural é uma novidade que agradou muitos tutores, principalmente por questões de saúde. Existem petiscos naturais que vão desde peixes desidratados até casco, orelha ou chifre de animais. Marmitas naturais e até bolo de aniversário completam as ofertas mais recentes para os pets.

Acessórios: as roupas, bandanas, lacinhos, gravatinhas e brinquedos encantam tutores e pets. Fantasias, camisetas de time, boné, óculos de sol – uma infinidade de fofuras que ganham a atenção até de quem não tem animal. As marcas de luxo investem em itens exclusivos e personalizados. As marcas esportivas lançam a versão pet de alguns produtos. Aqui, a variedade é fundamental. O importante é oferecer acessórios voltados para o estilo dos donos, seus hábitos e atitudes. Para quem já aproveitou a onda do “tal pai, tal filho”, chegou a hora de aproveitar a onda do “tal pai, tal pet”.

Pet shop móvel: a ideia aqui é levar os produtos e serviços até a residência do tutor para diminuir o estresse do pet. O ambiente familiar ajuda na descontração e diminui o medo que alguns animais têm dos pet shops. Além do benefício para o animal, traz praticidade para o cotidiano do dono. 

Dog walker: consiste basicamente em passear com um pequeno grupo de cachorros. O negócio aqui é relativamente simples e não exige investimento. Entretanto, é preciso conhecer bem os cachorros e os donos. Cuidado para selecionar cães de temperamento parecido: os mais quietinhos, os mais apressados, os mais velhinhos.

Hotel: a hospedagem de pets atende principalmente tutores que viajam com frequência. Mas, muitos donos, quando precisam, recorrem a hotéis caseiros para que os bichinhos se sintam mais acolhidos.

Creche: muitas creches funcionam em conjunto com o banho e tosa. A novidade aqui fica em torno das brincadeiras, dos brinquedos, acessórios e espaço disponível. As atividades devem ser monitoradas por cuidadores e são excelentes formas de propaganda gratuita. Explorar as brincadeiras com bom humor é a chave da interação. Outra novidade das creches é a hora do lanche com frutas, picolés à base de frutas ou caldo de carne, petiscos e até pipoca. Cuidado para solicitar permissão aos tutores para oferecer qualquer alimento.

Fotógrafo de pet: os tutores sabem bem a média de vida de seus animais de estimação. Para guardar lembranças especiais, muitos donos têm recorrido às fotografias e books fotográficos. Elas podem virar quadros, calendários, canecas e até camisetas.

Adestramento: o serviço tem sido muito procurado, principalmente para filhotes. A necessidade de condicionar o comportamento exige mais tempo e dedicação no início, e muitos tutores não têm essa disponibilidade. O serviço ganhou espaço em programas de TV e redes sociais, o que colaborou para difundir a atuação do adestrador – erroneamente associada a punições.

Seja qual for o modelo de negócio, o nicho de pet shop é um dos mais promissores do momento. Use a criatividade e não fique fora desta!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?