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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Natal: 5 dicas para melhorar o desempenho do varejo em 2022

Prepare-se, com as nossas dicas para a melhor época do ano para o varejo: o Natal!

· 21/12/2022 · Atualizado em 22/12/2022
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O Natal, historicamente, é considerado o melhor período de vendas para o varejo, sempre com a perspectiva de faturamentos superiores à média de todos os demais meses. Isso porque a data é muito tradicional entre os consumidores, e ela vem impulsionada pelo recebimento das parcelas do 13º salário, pelas festas de Natal e Ano Novo e pelas tradicionais festas de amigo secreto.

Em 2021, mesmo com a redução do poder de compra dos brasileiros, motivada pelos altos preços da gasolina e pela desvalorização do real, as vendas no varejo ficaram 11,1% acima do ano anterior. Claro que esse número está relacionado a uma reabertura de diversos setores e também foi influenciado pelo e-commerce, que registrou uma alta de mais de 38% em relação a 2020. Entretanto, as expectativas para 2022 também são boas e ficam na ordem de uma alta de pouco mais de 2% em relação a 2021.

Por isso, é muito importante o planejamento para as vendas, que inclui um cuidado especial com o estoque, que deve ser pensado de forma inteligente. Portanto, isso inclui garantir os melhores produtos junto aos fornecedores. Não dá para organizar tudo na última hora.

Preparar o seu negócio para o Natal também implica trabalhar a logística de entrega, viabilizar novas formas de pagamento e pensar em todas as ações do período, como marketing e campanhas promocionais, decoração temática, verificar se existe a necessidade de contratação de funcionários temporários, oferecer facilidades no pagamento, ampliar o horário de atendimento, entre outros aspectos (e não se esqueça de cuidar do pós-venda!).

Lembre-se de que o marketing digital é uma das principais estratégias para divulgar as promoções e os produtos, seja por meio de sorteios, criando banners, vídeos sensibilizadores, criação de conteúdos com sugestões de presentes, entre outras possibilidades, como, por exemplo, vender pelas redes sociais.

Sugerimos a leitura de duas cartilhas que preparamos para você aproveitar ao máximo esse período de vendas. Clique nos links a seguir e confira.

Datas comemorativas e temáticas: esta cartilha traz dicas práticas que pretendem contribuir com o seu planejamento para vender melhor, tanto no dia a dia quanto nas datas comemorativas.

10 dicas para melhorar o visual de sua loja: o ponto de venda (PDV) é o local onde o consumidor passa pela experiência de compra, encanta-se com o produto e torna-se fã de sua marca. Portanto, é necessário que o cliente ou potencial cliente sinta-se atraído ao entrar em sua loja e fique satisfeito dentro dela. Para que isso aconteça, planejamento e ação são fundamentais. Esta cartilha traz dez dicas para que sua loja torne-se tão atrativa quanto vendável.


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