this is an h1

this is an h2

Thu Dec 22 00:27:26 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Natal: quais são as expectativas do varejo para o Natal de 2022

O cenário aponta estimativas positivas para as vendas, bem como para a criação de novas vagas para varejo no Natal.

· Atualizado em 22/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A principal data para o varejo está chegando: tradicionalmente, o faturamento em dezembro costuma crescer perto de 35% em comparação com o mês anterior. Para 2022, as estimativas são boas, sobretudo após a melhora nos preços dos combustíveis, inflação controlada e previsibilidade, após a realização das eleições presidenciais. Esse tripé, que deve interferir nas vendas, é apontado pelo coordenador do Núcleo de Varejo da Fundação Getulio Vargas (FGV), Ulysses Reis.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) também traz boas expectativas e prevê aumento de 2,1% nas vendas de Natal em comparação com o mesmo período em 2021. Para atender à demanda, a CNC acredita que haverá a contratação de cerca de 109 mil trabalhadores temporários, a maior oferta desde o Natal de 2013 (115,5 mil postos na época). O maior número de ofertas de vagas temporárias deverá ocorrer nos setores de  hiper e supermercados (45,5 mil) e, em segundo lugar, no setor de vestuário (25,8 mil). A expectativa é de que a taxa de efetivação fique em 11%.

É preciso ponderar que os supermercados e os hipermercados deverão ser favorecidos por fatores como desaceleração da inflação e encarecimento do crédito, podendo registrar alta de 4,8% nas vendas, já descontada a inflação, conforme prevê a CNC. Por outro lado, esses mesmos fatores devem influenciar em uma retração nos setores de eletrodomésticos, móveis, lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos.

Aproveite e baixe o nosso Guia de indicadores aplicados ao varejo e o e-book Gestão por resultados: saia do escuro e tome melhores decisões. 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?