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Mon Nov 28 23:20:15 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARCA
Negócios de sucesso: ativação da marca

Entenda o que é ativação de marca em eventos e qual é a importância dessa estratégia.

· Atualizado em 28/11/2022
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Ativação de marca é uma das estratégias de marketing mais importantes quando as marcas têm a intenção de associar a sua imagem a um estilo de vida e a experiências marcantes. Isso porque, no mundo competitivo da moda, é preciso se destacar e marcar presença, aproximar-se dos clientes, conquistar fãs e gerar mais engajamento e conexão com os consumidores.

Dessa forma, a marca/empresa cria um conjunto de ações a fim de gerar valor junto ao público por meio de experiências. Essas ações, ainda que aconteçam por alguns dias ou por apenas algumas horas, têm como objetivo fazer parte da vida das pessoas, sendo mais útil, trazendo mais diversão e proporcionando encantamento. Assim, muito mais do que vender um produto, a marca procura conectar-se com o seu público ao criar laços afetivos e provocar emoções ou memórias. Ou seja: trata-se de uma verdadeira revolução no relacionamento com o cliente.

Daí a ideia de ativação da marca em eventos corporativos, shoppings ou até mesmo em baladas, o que pode ser feito, inclusive, em parceria com outras empresas. O importante é fugir da ideia de que nesses eventos tudo o que se faz é distribuir brindes e folhetos publicitários, por exemplo. Assim, para fazer a ativação da marca em eventos, considere alguns aspectos como: estabelecer os objetivos da marca; ter como centro da estratégia as pessoas/clientes; lembrar que o seu produto não é o mais importante, mas, sim, a experiência e a conexão com o público; e pensar em ações que tragam visibilidade para a marca a partir de estratégias on e off.

Opções como distribuição de carregador portátil para celular; demonstração de tecnologias com as quais o público pode interagir (games interativos, backdrop – painel com a marca do evento e dos patrocinadores – para tirar fotos); experiência com óculos de realidade virtual; drinkeria e degustação de doces/salgados; ou o uso de mascotes podem fazer a diferença para o seu público-alvo e criar memórias interessantes acerca da marca.

Além de proporcionar surpresas agradáveis e superar as expectativas do seu público-alvo, a conexão obtida com a experiência cria memórias, fãs, atrai e fideliza clientes e traz visibilidade à marca.

4 opções para deixar o evento mais interessante

  • Distribuição de kits personalizados.
  • Espaço de descompressão com sofás, pufes e almofadas.
  • Painéis com cenários para tirar fotos instagramáveis.
  • Sorteios.

Acompanhe os outros artigos da série Negócios de sucesso e faça também o nosso curso Comunicação e relacionamento com seus clientes. Nele, você vai compreender as possibilidades de a pequena empresa alcançar melhores resultados com a adoção de ações de comunicação mais estratégicas e assertivas.


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