this is an h1

this is an h2

Fri May 19 18:46:50 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
Next normal: o que o seu negócio vai encontrar em um futuro próximo

É preciso entender que algumas mudanças vieram para ficar depois da pandemia, conheça o conceito de next normal.

· 06/04/2023 · Atualizado em 19/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

“Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, Antoine-Laurent de Lavoisier

É inegável que a pandemia de Covid-19 mudou as nossas vidas para sempre e nos negócios não foi diferente! Home office, webconferências, delivery, drive thru foram algumas das formas que alguns negócios encontraram para enfrentar o modo touchless (sem contato) imposto pela pandemia.

Mas engana-se quem pensa que essas, de certa forma, adaptações para a sobrevivência das empresas acabariam tão logo a pior fase de transmissão do vírus passasse.

As mudanças - bruscas em sua maioria e para as quais muitas empresas não estavam preparadas e acabaram fechando - passaram a fazer parte do que se convencionou chamar de novo normal.

A McKinsey & Company, consultoria internacional de gestão, utilizou o termo next normal, baseando-se na compreensão de que existe um antes e um depois em relação ao Covid-19, e o novo normal que surgirá na era pós-viral é o next normal ou, traduzido ao pé-da-letra, próximo normal.

O next normal envolve mudanças nos comportamentos das pessoas, seus hábitos e expectativas, refletindo-se em uma nova forma de viver e trabalhar, que será diferente do estilo de vida anterior à pandemia, ou seja, nada será como antes.

Podemos dizer, inclusive, que é uma visão mais futurista e transformadora sobre o novo mundo pós-pandemia.

"Está nascendo o next normal: uma nova sociedade, um novo relacionamento com a Terra e uma nova experiência de ser humano." Charles Eisenstein

Há uma diferença sutil do termo next normal em relação ao mais popular - novo normal -, mas ambos se referem às mudanças após a chegada da pandemia.

O next normal tem relação com estar em evolução e mudança em relação ao que se era antes da pandemia, enquanto novo normal sugere uma estabilização das mudanças trazidas pela pandemia e uma aceitação delas como sendo o status quo.

Porque o next normal será tão diferente?

É possível dizer que o comportamento do consumidor mudou, que o seu cliente não será o mesmo e muitas outras verdades que, afinal de contas, já sabemos, não é mesmo? Aliás, será que sabemos?

É importante compreender que o next normal traz consigo um conceito de comportamento de consumo mais colaborativo, imediato e inteligente. O modo de operação dos negócios, seus modelos e propostas de valores também têm mudado, conforme aponta a pesquisa O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios – 2ª edição, do Data Sebrae.

De acordo com os dados, 87,5% dos microempreendedores registraram queda de faturamento durante o período de isolamento social. E uma pesquisa da KPMG apontou que 85% das empresas mudaram, total ou parcialmente, o trabalho para home office.

O que a análise desses dados parece sinalizar? Primeiro, que é preciso nos prepararmos para esse novo mundo, estudarmos as tendências que se concretizam cada vez mais rápido e nos adaptarmos para atender à demanda do mercado e do novo consumidor.

É claro que você pode sempre contar com o Sebrae para isso. Veja algumas dicas que deixamos para você a seguir. 

8 passos para colocar em prática na sua empresa para o next normal

As mudanças internas são necessárias, afinal de contas, um diamante é forjado através de muita pressão, então veja estes oito passos que preparamos para você!

  1. Investir mais tempo nos processos de recrutamento e seleção;
  2. Flexibilizar o trabalho;
  3. Solicitar feedback de clientes e funcionários;
  4. Capacitação de toda a equipe, de forma on-line;
  5. Promover inclusão e diversidade;
  6. Capacitar a liderança;
  7. Gerenciar hoje;
  8. Preparar-se para novas modalidades de trabalhos, como o home office e o trabalho híbrido. 

Para ajudar você, o Sebrae separou os cursos Flow - Skills para liderar e o Flow - Jornada do Colaborador, tendo como foco o desenvolvimento das competências da sua equipe. Inscreva-se!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?