this is an h1

this is an h2

Mon Apr 25 10:50:15 BRT 2016
Organização | PRODUÇÃO
Nova prática de produção na suinocultura

Cartilhas ensinam criadores de suínos e donos de frigoríficos a usar métodos de criação, manejo e abate considerados menos estressantes para os animais.

· Atualizado em 25/04/2016
FAVORITAR
Botão favoritar
A nova prática

A suinocultura é uma atividade pecuária consolidada no Brasil, mas as margens de lucro vêm caindo a cada ano. Para reverter esse quadro e manter a sustentabilidade da cadeia produtiva, é necessário adotar uma postura profissional, baseada na gestão empresarial do negócio.

Ao mesmo tempo, é necessário adotar boas práticas de produção e considerar também os aspectos do chamado bem-estar animal, uma vez que a suinocultura brasileira está inserida num cenário global que demanda esse tipo de posicionamento.

No mundo todo, o conceito vem sendo discutido, as questões ligadas ao assunto estão cada vez mais em evidência. A Comunidade Europeia, por exemplo, dispõe de legislação ampla e detalhada sobre o tema, mas movimentos em prol da libertação animal consideram que essa noção continua a ser antiética e exploratória.

Pensando no processo produtivo da criação de suínos, a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Sebrae, a Embrapa, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), desenvolveu uma série de cartilhas para gerar informações práticas e aplicáveis que possibilitem estabelecer os procedimentos das principais rotinas nos diferentes setores da granja, do transporte ao abate, por meio das boas práticas de produção e de acordo com o conceito de bem-estar animal.

A série Bem-estar animal na produção de suínos foi dividida em três módulos, de acordo com as fases do processo produtivo, como pode ser visto a seguir.

Na granja

Durante o processo de criação do suíno na granja, é necessário considerar os princípios da boa alimentação, do bom alojamento e da boa saúde, evitar situações de estresse e também proporcionar aos animais a possibilidade de expressar um comportamento natural.

A cartilha Bem-estar animal na produção de suínos: toda granja foi elaborada com o objetivo de apresentar parâmetros de alojamento e manejo em granjas que, independentemente da estrutura já existente, possibilitem menos estresse aos suínos durante todas as fases do processo de criação.

Para isso, o conteúdo foi dividido em cinco capítulos:

  • Práticas para toda a granja.
  • Setor de reprodução (gestação).
  • Setor de maternidade.
  • Setor de creche.
  • Setor de terminação.

Acesse a cartilha Bem-estar animal na produção de suínos: toda granja (em PDF)

No transporte

O suíno criado em confinamento, que predomina na suinocultura brasileira tecnificada, passa toda a vida em instalações com espaço limitado e pouca atividade física. O transporte para o frigorífico, onde será abatido, ocorre justamente no momento em que se encontra com peso elevado e acaba se submetendo à intensa atividade física, expondo-se a situações nunca antes experimentadas.

Reduzir a carga de estresse nesse momento tem importância para a qualidade e o sabor da carne. Falhas no carregamento ou no transporte podem resultar em prejuízos no aproveitamento das carcaças ou, em casos extremos, na morte do animal antes do abate.

A cartilha Bem-estar animal na produção de suínos: transporte tem o objetivo de servir de ferramenta para a qualificação dos profissionais envolvidos no carregamento e no transporte dos suínos para o abate no frigorífico, incluindo questões estruturais e de manejo que deem condições menos degradantes ao animal nessa fase da produção.

Para isso, o conteúdo foi dividido em quatro capítulos:

  • Planejamento e preparação do embarque.
  • Equipamento e instalações.
  • Manejo do embarque.
  • Transporte.

Acesse a cartilha Bem-estar animal na produção de suínos: transporte (em PDF)

No frigorífico

A responsabilidade pela qualidade da carcaça e da carne suína é do produtor e do frigorífico. No período que antecede o abate, deve-se proporcionar um ambiente calmo aos animais, com o objetivo de possibilitar a recuperação do estresse sofrido nas etapas anteriores do manejo pré-abate.

Assim, o objetivo da cartilha Bem-estar animal na produção de suínos: frigorífico é servir de ferramenta para qualificação dos profissionais envolvidos no abate de suínos no frigorífico, incluindo principalmente questões relacionadas à qualidade da carne e da carcaça.

Para isso, o conteúdo foi dividido em quatro capítulos:

  • Instalações, equipamentos e cuidados no desembarque.
  • Manejo de desembarque e condução dos animais no frigorífico.
  • Cuidados na linha de abate.
  • Qualidade da carcaça e da carne.

Acesse a cartilha Bem-estar animal na produção de suínos: frigorífico (em PDF)

FAVORITAR
Botão favoritar
Culinária

A publicação Novos sabores para a sua vida: descubra a carne suína ensina a preparar dez pratos fáceis e rápidos à base de carne de porco. Além disso, apresenta outras informações, como a composição nutricional do alimento e de que maneira equilibrar o consumo de proteína animal com outros grupos alimentares.

Acesse a cartilha Novos sabores para a sua vida: descubra a carne suína (em PDF)


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?