this is an h1

Acessibilidade
Fechar

Portal Sebrae

Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Noções iniciais para investir em suinocultura 

Com mercado em expansão, a criação de suínos é uma alternativa para pequenos produtores e cooperativas.

3 min de leitura · Atualizado em 23/12/2021

Os principais cuidados para quem deseja iniciar um empreendimento de criação de suínos estão relacionados ao manejo adequado e nutrição dos animais, aos cuidados com a higiene e a saúde, bem como conhecimento e aprimoramento gerencial. A perspectiva de aumento na produção é animadora para começar no ramo da suinocultura.

Produção mundial

O Brasil deve produzir em 2021 até 4,7 milhões de toneladas de carne suína, um crescimento de cerca de 6% em relação às 4,436 milhões de toneladas do ano passado, segundo projeção da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Etapas da suinocultura

O Mapa elaborou um esquema da cadeia produtiva, que é dividida em cinco sistemas:

  • Apoio: formado por fornecedores de insumos básicos, como ração e medicamento, empresas de transporte e abastecimento.
  • Produção de matéria-prima: reúne empresas, cooperativas ou produtores que fazem o manejo dos animais nas mais variadas etapas: reprodução, engorda e abate.
  • Industrialização: a indústria da suinocultura está dividida em duas categorias: 1) de primeira transformação, responsável pelo manejo das peças de carne; 2) de segunda transformação, quando a carne é utilizada para a fabricação de derivados como frios ou embutidos.
  • Comercialização: direcionada à venda do produto para atacadistas, varejistas ou exportadores, para consumo direto ou indireto.
  • Consumo: repasse do produto para o consumidor, que pode se dar de duas formas: 1) consumidor intermediário, que compra para revender ou agregar valor ao produto; 2) consumidor final, que compra a carne suína ou seus derivados para consumo próprio.
Como iniciar no setor

A criação de suínos está inserida em um contexto pecuário-empresarial. Isso significa que é necessário planejamento prévio, balizado por um Plano de Negócios, além do gerenciamento de todas as etapas do processo produtivo.

O capital pode vir de recursos próprios ou de financiamentos. A gestão dos recursos é fundamental para o empreendimento, que pode ser individual, de pequeno, médio ou grande porte.

É possível também trabalhar no regime de cooperativa, que pode ser de dois tipos: independente, quando o criador cooperado realiza todos os ciclos da produção; ou integrada, quando as etapas produtivas são divididas entre os membros da cooperativa.

O empreendedor deve avaliar a cadeia produtiva e identificar uma área de atuação que melhor se adeque a suas condições de investimento e ao mercado local.

O planejamento gerencial precisa considerar os seguintes quesitos: a quem vender, como vender, a quantidade a ser produzida, controle de custos da produção, mão de obra capacitada para o manejo, além do conhecimento da política e legislação da produção de suínos.

Para atender novos empreendedores e capacitar quem já está no mercado, o Sebrae mantém equipes nos estados. O atendimento pode ser feito nas diversas unidades de todo o país. Veja qual a unidade mais próxima de você.

Saiba mais


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.