this is an h1

Acessibilidade
Fechar

Portal Sebrae

Inovação | INICIATIVA SUSTENTÁVEL
Novos modelos de negócio na moda: produção on demand

Neste artigo da série Novos modelos de negócio, saiba mais sobre a produção de moda sob demanda, uma estratégia sustentável.

2 min de leitura · Atualizado em 01/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A moda é uma forma de expressão do estilo de vida e reflete a identidade de quem usa. Nos últimos anos, tem sido influenciada fortemente pela tendência da sustentabilidade, sobretudo pelos novos comportamentos do consumidor, mais responsável e mais consciente. Esses valores se refletem nas empresas que atuam com a moda, fazendo surgir os chamados modelos de negócios circulares, os quais têm uma previsão de abranger 23% do mercado de moda global até 2030, aproveitando uma oportunidade de US$ 700 bilhões.

Atento a isso, o Sebrae traz para você a série de artigos intitulada Novos modelos de negócio, apresentando três exemplos que tomam como base o conceito de sustentabilidade. São eles: biblioteca de roupas, produção on demand e upcycling. Neste, você vai conhecer um pouco sobre a produção on demand, ou produção sob demanda.

Não é novidade que muitas marcas do segmento da moda estão aderindo à produção sob demanda como uma forma de demonstrar que estão preocupadas com a questão da sustentabilidade, já que essa estratégia permite evitar o desperdício, gerado principalmente pela produção excessiva e pelo descarte de peças.

Existem dados que apontam, por exemplo, que 30% das roupas produzidas nunca são vendidas e que 15% de retalhos de tecidos sobram da etapa do corte. Imagine o impacto disso no meio ambiente, sabendo que o destino do descarte, normalmente, são os aterros e os lixões. Visando a reduzir esse problema, alguns empreendedores apostam na produção sob demanda, muito comum em pequenas empresas e em startups, mas grandes marcas - como a Nike, por exemplo - já dão os primeiros passos nesse sentido também.

É comum, nesse modelo de negócios, que haja uma quantidade limitada de peças por coleção. Além disso, as marcas disponibilizam algumas opções para a venda, produzindo somente depois que as peças estão vendidas. Também é comum que, depois da venda, o modelo será produzido conforme as especificações do cliente. Ao adotar esse modelo, as empresas ficam muito próximas do desperdício zero, e o material que sobra de corte, por exemplo, pode ser reutilizado por cooperativas, associações para a produção de outros artigos.

Conheça os principais benefícios em adotar esse novo modelo de negócio no infográfico a seguir.

Aproveite para pensar em novas estratégias para o seu negócio, realizando os cursos do Sebrae. Para isso, faça a sua inscrição nos links que disponibilizamos. Caso necessite de maiores informações, ligue para o 0800 570 0800.

Saiba mais

Planejamento estratégico para empreendedores

Como gerenciar meu planejamento estratégico


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.