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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Novos profissionais do varejo on-line: o designer

Saiba quem é o designer, quais são suas funções e a importância desse profissional para o varejo on-line.

· 18/10/2022 · Atualizado em 19/10/2022
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O profissional do design gráfico, conhecido como designer gráfico, é responsável por planejar, criar e desenvolver materiais visuais específicos para os seus objetivos: conversão de vendas, engajamento, relacionamento, entre outros. Esses materiais podem ser estáticos ou não, e terão as características de acordo com a “cara” do seu negócio. Sim! Esse profissional também é o responsável por elaborar a identidade visual da empresa e das marcas, analisando as necessidades e utilizando, para isso, elementos, cores, textos e imagens, de forma que despertem o interesse na compra ou no consumo de um conteúdo.

Nesse sentido, o designer gráfico não é qualquer profissional que faz um cursinho por aí e/ou que “sabe mexer no computador para deixar as coisas mais bonitas”. Ele é um profissional capacitado, de nível técnico ou superior, que cria os materiais levando em consideração não apenas aspectos de estética, mas com base em um estudo que leve em conta: a atratividade do material, site, produto; utilização de fotos, ilustrações e vídeos de qualidade; identidade da marca; sensações que as cores despertam; uso de formas; aspectos de funcionalidade (no caso de sites); dimensões; vibração da marca; propósitos e cultura da empresa; objetivos do material, entre outros.

Benefícios

São muitos os benefícios de contratar um designer gráfico, e você já viu que esse profissional dedica muitas horas à elaboração de um material de qualidade e relevante para a sua empresa do varejo, portanto, nada de amadores, certo? Em um mercado altamente competitivo, em que as empresas investem pesado em marketing, o trabalho feito pelo designer gráfico é fundamental, influenciando taticamente na tomada de decisão do consumidor.

Nesse sentido, é necessário apostar em empresas e/ou profissionais especializados, que estejam por dentro das tendências de mercado e do ramo em que o seu negócio está inserido. Isso fará toda a diferença nos resultados que você busca.

Quatro pontos relevantes sobre a atuação do designer

  • O estudo da marca e da empresa pelo designer gráfico permite que os materiais elaborados sejam originais, exclusivos e de boa qualidade. Nada de cópias ou que não atenda à identidade visual do seu negócio.
  • Um design bem elaborado transmite os valores e a cultura da empresa, agrega valor e passa credibilidade ao consumidor.
  • Um site ou uma rede social que não atrai o consumidor, com certeza, não se transformará em vendas.
  • Uma boa experiência do consumidor já começa pelo contato visual que ele tem com a marca/empresa, então, é preciso investir em profissionais capacitados para a produção do material em conformidade com os seus objetivos.

Gostou deste conteúdo? Ele faz parte da série Novos profissionais do varejo on-line que o Sebrae preparou para você. Aproveite também para fazer o nosso curso, clicando no link a seguir: Comunicação e relacionamento com seus clientes




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