this is an h1

this is an h2

Fri May 19 02:17:56 BRT 2023
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
O comércio de produtos regionais melhora a experiência do turista

Artesanato, queijos, vinhos e roupas são opções para empreender no comércio varejista de produtos regionais.

· 22/02/2023 · Atualizado em 19/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quem viaja como turista espera encontrar no destino belezas naturais, boas histórias sobre o lugar, gente simpática e algo que o faça lembrar daquela experiência com um sorriso no rosto. Levar para casa uma lembrancinha especial é quase obrigatório. Assim, artesanato, queijos, vinhos e roupas, para citar apenas alguns exemplos, são opções para empreender no comércio varejista  de produtos regionais e melhorar a experiência dos visitantes. 

Mas, onde encontrar? O que levar? E como garantir que aquela lembrança é realmente um típico produto regional? Essas são dúvidas comuns a quem chega a um destino turístico. O primeiro lugar onde o turista costuma procurar é o mercado municipal da cidade. Estes locais estão presentes, principalmente, nas capitais e em grandes centros, porém, não são a única opção. Há também os comércios varejistas de produtos regionais, importantes pontos de venda da agricultura familiar, de MEIs que produzem doces, salgados, queijos, licores, roupas, entre outros artigos típicos da região voltados a quem está visitando a localidade. 

É importante que a administração local e associações de empreendedores estejam atentos para indicar corretamente os pontos de venda. Embora este tipo de comércio esteja presente até em shoppings centers, dependendo da região, é muito comum que o turista encontre bons produtos típicos à beira da estrada, entre um atrativo turístico e outro, e naqueles bairros onde, normalmente, o visitante não circula muito. 

Bons exemplos no RS e em MG 

Imagine que o turista está passeando pelo Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, com os seus mais de 80 quilômetros quadrados, distribuídos na maior parte na cidade de Bento Gonçalves, mas também nos municípios de Garibaldi e Monte Belo do Sul, onde são produzidos vinhos tintos, brancos e espumantes. 

Além do vinho e do espumante, o viajante vai querer levar uma “cuca” (pão doce coberto de farofinha crocante) ou um “kit de chimarrão” (composto de cuia, bomba e erva-mate) para compartilhar nas rodas de família e amigos. Estes, entre outros produtos típicos do Rio Grande do Sul, poderão ser encontrados nas diversas lojas do comércio varejista de produtos regionais. 

O outro exemplo vem do estado de Minas Gerais, por onde é praticamente impossível passar sem levar na bagagem um queijo meia cura ou canastra, doce de leite, torresmo, pão de queijo, farofa com pequi, pamonha, cachaça, entre outras delícias. Um dos grandes segredos do sucesso dos empreendedores mineiros, talvez, foi compreender que os turistas precisam ter acesso aos produtos que desejam levar para casa. Por isso, é tão importante que os pontos de venda do comércio varejista de produtos regionais estejam estruturados e organizados. 

Riqueza e variedade de produtos regionais estão presentes em todos os cantos do Brasil. Cabe aos empreendedores locais compreenderem que aquele item tradicional, consumido no dia a dia em sua região, tem para o turista um alto valor agregado. Afinal, é o que faz com que ele leve para seu local de origem um pouco da cultura e dos encantos que encontrou durante a viagem ou o passeio. 

Então, preparado para melhorar a experiência do turista que visita a sua cidade? 

Lembre-se: na mala do visitante, sempre haverá espaço para levar um pouquinho da cultura e dos sabores do lugar especial que ele acabou de conhecer. 

Para apoiar você, que pretende empreender no ramo do comércio varejista e da economia criativa, o Sebrae oferece os cursos on-line e gratuitos: Iniciando um pequeno grande negócio e curso Como devo agir para liderar e promover a criatividade e a inovação?

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?