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Wed Jan 08 13:36:59 BRT 2025
Mercado e Vendas | COMUNICAÇÃO
O core business dos restaurantes, além de comida, deve ser comunicação

Veja como o ramo de alimentação pode se reinventar e fortalecer o relacionamento com os clientes.

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Equipe Sebrae

· Atualizado em 08/01/2025
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Diego Fabris, sócio fundador do Share Eatdeu diversas dicas de como os restaurantes podem aproximar-se dos clientes e desenvolver seu negócio. 

É sempre importante prestar atenção ao cliente e tentar aproximar sua comunicação com ele. Não deixe de se comunicar regularmente, seja por posts nas redes sociais ou mensagens pelo WhatsApp – avalie como e com que frequência seu cliente gostaria de receber suas informações. 

Seja criativo e veja, de acordo com a sua realidade, o que pode ser colocado em prática: 

1. A empresa que tiver um bom relacionamento com o cliente, sairá na frente

Trabalhe com o emocional dos consumidores, pense em propagandas que despertem sentimentos neles, como o desejo da comida que você oferece. 

2. Venda pelo WhatsApp for Business

Envie o seu cardápio para a sua base de clientes e aceite encomendas por lá, sendo mais um canal de venda possível.

Deixe o seu cardápio mais enxuto, isso facilita para o cliente na hora de escolher, e para o restaurante na hora de preparar.

Para que dê certo, a empresa deve ficar muito atenta aos pedidos e ao controle de entrega, assim, não correrá o risco de se perder nos pedidos e deixar clientes insatisfeitos.

3Reveja seu cardápio

Além do seu cardápio, avalie se pode adaptar pratos para o delivery: invista em pratos mais práticos e que terão um bom custo-benefício para o cliente.

Oferecer pratos saudáveis também pode ser interessante, pensando naqueles consumidores que irão pedir delivery com maior constância e querem priorizar o bem-estar. 

4. Crie kitscomo kits de festa para poucas pessoas

Estimule encontros! Jantares, almoços e bate-papo entre amigos estão em alta, então mostre como isso ficaria ainda melhor com um de seus produtos. 

5Faça promoções para serem usadas posteriormente

Vouchers para serem usados futuramente são uma ótima opção. Eles podem ser uma maneira de ajudar no fluxo de caixa.  

6Higienização

Mostre para os seus clientes, por meio de fotos e vídeos, como são as suas medidas de segurança do alimento e cuidados com a saúde. 

7. Avalie a forma de delivery

Atualmente, o delivery tem se consolidado como uma excelente alternativa para restaurantes, bares e outros estabelecimentos do ramo de alimentação. Muitos empresários ainda não utilizavam esse modelo de maneira estratégica, e alguns sequer haviam implementado esse meio de entrega.

Com a crescente demanda por conveniência e praticidade, o delivery tem se expandido rapidamente, alcançando um número significativo de clientes e abrindo novas oportunidades para o setor.

Escrito por Bianca Pedroso e Mayra Viana, colaboradoras do Sebrae Nacional.


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