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Mon Feb 13 01:53:50 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS DIGITAIS
O estágio da transformação digital nas pequenas e médias empresas

Estudo revela o cenário atual estágio da transformação digital nas pequenas e médias empresas, e aponta quais são os próximos passos.

· 20/01/2023 · Atualizado em 13/02/2023
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Um estudo realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) desenvolveu um modelo de diagnóstico da maturidade ou prontidão digital das pequenas e médias empresas, ou seja, o quanto estão prontas para avançar na transformação digital.

Segundo o estudo, 66% das micro e pequenas empresas brasileiras ainda estão na fase inicial do processo de transformação digital, 30% estão na fase intermediária e apenas 3% podem ser considerados líderes nas suas áreas.

O tema transformação digital pode até ser novidade para muitas empresas, mas é muito importante saber por onde começar, com o uso de ferramentas, técnicas e metodologias adequadas. Disso depende o futuro do trabalho e o futuro das empresas. 

O Mapa de Digitalização das Micro e Pequenas Empresas Brasileiras, em linhas gerais, revelou que as práticas e estratégias de transformação digital ainda são pouco consolidadas entre elas.

Mais do que desafios, as constatações deste relatório apresentam oportunidades. Há um grande espaço para que essas empresas adotem tecnologias digitais e desenvolvam todo seu potencial.

Passos a serem trilhados

É crucial, no entanto, imprimir velocidade a esse processo. A transformação digital é um elemento essencial para ampliar os níveis de produtividade e de competitividade do nosso país, além de ser um requisito irreversível para sobrevivência das empresas.

A transformação digital é compreendida como processo de transformar o modelo de negócio vigente por meio do uso de ferramentas digitais, acompanhando a mudança no perfil do consumidor e nos formatos de consumo de produtos e serviços.

O estudo aponta que:

  • As empresas já estão atuando com uso de banda larga em suas operações e estão avançando nas políticas de armazenamento de dados, mas ainda utilizam pouco os serviços de cloud computing e o e-learning como ferramentas de aumento de produtividade.
  • Cybersegurança ainda é um tema pouco abordado.
  • A transformação digital dos micro e pequenos negócios está em estágio inicial, independente do seu setor econômico.
  • A média de maturidade digital das MPEs brasileiras é de 40,77 pontos, em uma escala que varia de zero a 100 pontos.
  • O setor de serviços apresentou os melhores resultados, com uma pontuação média de 43,73, enquanto o setor do comércio apresentou a menor pontuação média, 36,75 pontos.
  • O setor industrial registrou média de 40,49 pontos.

As práticas deste primeiro objetivo podem ser consideradas como “a porta de entrada ao universo digital”. São práticas simples, que não demandam uso de tecnologias complexas nem aquisição de hardwares e softwares.

Talvez por isso, tenha sido o segundo objetivo onde as empresas melhor pontuaram, com destaque para a prática “Usar mídias sociais para conectar e engajar clientes”, segunda mais utilizada entre as 25 práticas testadas na pesquisa, com 81% de empresas que implementaram total ou parcialmente ações desta prática.

Porém, percebe-se que as empresas não avançam nas práticas que demanda uso de aplicativos ou API para personalização da experiência, atuação em multicanais e implementação de um mínimo grau de automação para atender clientes e responder a dúvidas interativamente.

A maior parte dos empresários que responderam ao estudo acredita que a transformação digital é um caminho complexo e custoso para ser trilhado, no entanto, isso não é mais verdade, pois as tecnologias existentes já são acessíveis ao empresário que deseja transformar o seu negócio

É necessário, no entanto, que recebam orientação para prosseguir nesta caminhada, passando por diversas etapas, entre elas a de estabelecer novas bases de competição. Significa que a atuação da empresa terá que ser reposicionada em função das novas formas de concorrência.

Outras etapas incluem ampliar mercados a partir de novos formatos de negócios, com uso de ferramentas e tecnologias digitais para transformar os negócios tradicionais em empresas digitais; e explorar possibilidades de desintermediações digitais e novos modelos de negócios e fontes de receitas. De forma geral, as etapas da transformação digital podem ser agrupadas em: 

  • Construir uma organização orientada a dados;
  • Inovar mais rápido e colaborativamente;
  • Gerar mais valor para os clientes;
  • Utilizar tecnologias habilitadoras;
  • Usar tecnologias digitais de aprendizagem.

O estudo aponta também que os empresários entendem a importância, sabem que precisam agir e estão abertos a transformar seus negócios. E isso é tudo que se pode pedir deles.

Contem com o Sebrae neste caminho!

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