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Fri Aug 25 16:14:56 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
O forte e promissor mercado de beleza da Paraíba

Conheça detalhes sobre o mercado de beleza paraibano, de acordo com relatório do Sebrae

· Atualizado em 25/08/2023
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Divulgado pelo Sebrae no segundo semestre de 2022, o Boletim Técnico Segmento de Beleza Paraíba apresentou um relatório sobre o mercado de beleza paraibano baseado em dados da Base de Empresas Mercantis da Receita Federal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério da Economia e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com o boletim, no estado da Paraíba, existem 16.931 empresas ativas que atuam no setor industrial, no de prestação de serviços ou de comercialização, três áreas que compõem o cenário empresarial do segmento de beleza. De cada mil empresas ativas, 71 atuam especificamente no segmento de beleza.

Número de empresas ativas por setor no Estado 

  • Indústria (26);
  • Comércio (4.176);
  • Serviços (12.729)

O mercado de beleza tem uma atuação expressiva no setor de serviços, que representa 75,2% das atividades. Considerando a população estimada pelo IBGE para 2022, o boletim aponta que existe uma empresa do segmento de beleza para cada 238 habitantes do estado.

Entre os cinco municípios que lideram o número de empresas ativas em 2022 e representam 65,6% do total de negócios de beleza presentes no Estado estão: 

  • João Pessoa (39,5% - 3.936);
  • Campina Grande (16,4% - 1.739);
  • Santa Rita (3,6% - 402);
  • Bayeux (3,2% - 378);
  • Patos (2,9% - 254)

Juntas, a capital João Pessoa e a cidade de Campina Grande concentram a maioria desse tipo de empresa, com 55,9% da porcentagem total.

Ainda segundo o boletim, a categoria MEI (Microempreendedor Individual), que tem faturamento anual de até R$ 81 mil, representa 91% das empresas ativas na Paraíba, enquanto a categoria Microempresa), que tem faturamento anual de até R$ 360 mil, corresponde a 8%. Demais categorias somam 1% da porcentagem.

Atividade

O Boletim Técnico Segmento de Beleza Paraíba apontou que 63% dos negócios de beleza ativos na Paraíba têm até três anos de operação desde a abertura. Já 31% possuem entre três a 10 anos; 6% entre 10 e 20 anos e 1% entre 20 e 40 anos.

Entre as empresas formais e ativas por CNAE (Classificação Nacional  de Atividades Econômicas), as sete maiores atividades do mercado de beleza paraibano são: 

  1. Cabeleireiros, manicures e pedicures (com 9882 cadastros);
  2. Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal (4103);
  3. Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza (2881);
  4. Representantes comerciais e agentes de comércio de medicamentos, cosméticos e produtos de perfumaria (148);
  5. Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria (78);
  6. Fabricação de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal (29);
  7. Atividades de podologia (2).

Tendências

O Boletim Técnico Segmento de Beleza Paraíba indica um aumento significativo no número de negócios de beleza ativos no Estado nos últimos cinco anos. Registros apontam que em 2017 foram cadastradas 1120 empresas, enquanto em 2021 eram 3680: 

  • 2017 (1120)
  • 2018 (1440)
  • 2019 (2020)
  • 2020 (2590)
  • 2021 (3680)

A Paraíba ocupa a 8? posição no Ranking de Qualidade da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), reduzindo o tempo médio de abertura de empresas, que no último mês de outubro chegou a menos de um dia (20 horas). Os dados constam de estudos da Receita Federal do Brasil e podem ser conferidos no site oficial da instituição.

Emprego

Em 2020, 1.603 pessoas trabalharam formalizadas no mercado de beleza da Paraíba. Naquele mesmo ano, uma a cada 1000 pessoas economicamente ativas no estado estavam empregadas nesse segmento.

Sem vínculos, mas com geração importante de renda, o atendimento em domicílio também tem crescido na região, seguindo as tendências de outros Estados.

A forma de trabalho começou a ser delineada em tempos de crise sanitária, com a pandemia de Covid-19 que fechou por um longo período os estabelecimentos de beleza, foi conquistando clientes, especialmente o público da terceira idade, que vê nessa forma de atendimento, comodidade e segurança. Para o profissional do setor, pode ser uma alternativa para preencher a agenda em dias de menor movimento ou uma mudança na forma de trabalhar, diminuindo gastos com aluguel, conta de luz e de água do imóvel onde o salão funciona. Além, claro, da liberdade de conduzir a própria agenda.

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Fonte:  https://usinadedados.sebraepb.com.br/materiais/boletins/boletim-tecnico-segmento-beleza

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