Os gatilhos mentais são estratégias que induzem de forma direta a nossa tomada de decisão.

Saber como utilizar esses gatilhos é uma excelente estratégia para estimular determinados comportamentos nas pessoas e gerar os resultados desejados para melhorar as suas vendas.
Existem diversos desses gatilhos, cada um focado em um determinado tipo de resultado. Neste artigo, inspirado no post do @varejomais.sebrae, falaremos sobre o gatilho mental da escassez, apresentando pra você de forma simples o que é, para que serve e como usar de forma correta. Vamos lá?
A possibilidade da escassez provoca reações muito rápidas no ser humano. Basta lembrar da corrida desenfreada das pessoas aos supermercados no início da pandemia de covid-19, que é possível ter uma noção bastante real do que o gatilho da escassez pode provocar.
Este gatilho, associado geralmente a tempo, preço ou quantidade, utiliza muito a famosa técnica de copywriting para produção de textos persuasivos para desenvolver ações de marketing e vendas, como o conteúdo de e-mails, sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas, por exemplo para despertar o desejo no consumidor.
Aqui fica então a primeira dica para utilizar esse e outros gatilhos: caprichar na escrita para envolver o consumidor! Esse gatilho cria o senso de necessidade nas pessoas, fazendo com que elas tomem uma decisão mais rápida, concretizando a compra. Exemplos clássicos do nosso dia a dia que trabalham o gatilho da escassez: são os famosos saldões, black friday, queima de estoque, troca de mostruário, entre outros.
Diferença entre gatilho de escassez e gatilho de urgência
É muito comum que as pessoas confundam o gatilho de urgência com o gatilho mental de escassez, já que ambos buscam trabalhar a decisão imediata do consumidor. Porém, o grande diferencial entre os dois está no fato de que o gatilho relacionado à urgência está muito interligado ao fator de tempo, enquanto o de escassez está mais relacionado com a quantidade.
A importância das boas práticas de copywriting ao usar os gatilhos
O copywriting é responsável por cerca de 80% das compras e vendas on-line, segundo uma pesquisa feita pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Isso porque é primordial que você invista em uma escrita assertiva e gatilhos que possam estimular a emoção das pessoas para que, desta forma, elas tomem a decisão de comprar o seu produto pela internet.
Os gatilhos mentais são amplamente utilizados no mundo do marketing digital. Lembre-se de utilizá-los da maneira correta e com sabedoria, pois quando exagerado, pode ser que esses gatilhos gerem o efeito contrário do desejado – fazendo o potencial consumidor criar algum tipo de aversão. Então, se você quer aperfeiçoar a sua escrita e começar a utilizar os gatilhos nas suas estratégias e planejamento, leia também nosso artigo sobre como usar o copywriting e como vender mais usando textos persuasivos!
Foi um prazer te ajudar :)