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Tue Aug 02 15:21:20 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
O marketing de relacionamento no mundo da moda

Conheça a importância de desenvolver o marketing de relacionamento e as principais vantagens dessa estratégia no universo fashion.

· 19/07/2022 · Atualizado em 02/08/2022
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O marketing de relacionamento é uma estratégia fundamental para aproximar os clientes da empresa, já que é possível levá-los a agir como verdadeiros promotores da marca. Mas, para que isso ocorra, é importante realizar um trabalho de análise dos dados do cliente, além de contar com as ferramentas certas para gerenciar as campanhas.

Antes, porém, é preciso lembrar que o marketing de relacionamento diz respeito a todas as ações realizadas por uma organização para manter o público fiel e em constante interação com a empresa, passando por todas as etapas, desde a busca do cliente até o pós-venda. 

Você deve estar se perguntando: será que isso tudo é realmente necessário para quem trabalha com moda? A resposta é sim, principalmente porque o marketing de relacionamento pode se valer de ações que farão toda a diferença no atendimento ao cliente, fidelizando-o e tornando-o um fã da sua marca e da sua empresa. E, em um mercado tão concorrido como o da moda, ter um bom relacionamento com o cliente pode ser o diferencial para o cliente optar por comprar na sua empresa e não na concorrência.

Assim, é importante pensar em ações que promovam o encantamento do cliente e que o levem a confiar no produto, na marca e na empresa. Os benefícios desse fascínio incluem a propaganda boca a boca e a possibilidade do aumento do ticket médio, impulsionado pela satisfação do consumidor. Um bom marketing de relacionamento gera um aumento na taxa de retenção de clientes e o consequente aumento das vendas e do faturamento.

Outra importante estratégia de marketing de relacionamento é marcar presença digital. Atualmente, não é possível pensar em uma marca de moda que não esteja inserida no universo digital. Diante disso, são válidos os questionamentos: a empresa ou a marca possuem um site ou estão presentes nas redes sociais? Como estão esses espaços? Estão ativos? Recebem postagens com frequência regular? Os conteúdos estão de acordo com o que o público-alvo busca? A empresa responde às postagens dos clientes? 

Lembre-se: os canais digitais são ferramentas essenciais para se comunicar e se relacionar com os clientes. Por isso, defina seu público-alvo, crie personas, defina o tom de voz da marca, ou seja, a linguagem a ser utilizada, e dê início ao seu marketing de relacionamento. Prepare a sua marca para conquistar fãs!

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