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Mercado e Vendas | PRODUTO
O mundo da beleza nos esportes

O segmento dos esportes é ainda pouco explorado pelo ramo de beleza, mas é um mercado promissor.

· 25/10/2022 · Atualizado em 17/11/2022
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O mundo dos esportes sempre esteve atrelado ao da beleza. Além da competição, sem dúvida algo muito valorizado pelos atletas, outro fator importante da prática esportiva é a busca por uma bela forma física. 

O público jovem, grupo que mais pratica esportes e faz exercícios, é também o principal consumidor de cosméticos. Naturalmente, a intersecção entre os dois interesses abre espaço de sobra para o mercado da beleza, que deve enxergar nos atletas, homens e mulheres, consumidores de peso. 

O cloro das piscinas faz mal ao cabelo e resseca a pele, o atrito dos tênis de corrida gera bolhas e calos nos pés e o levantamento de pesos machuca as mãos. Esses problemas geralmente são pequenos para quem procura no exercício uma forma de cuidado do corpo e da mente, mas são boas oportunidades para as empresas do ramo dos cosméticos, que podem, por exemplo, oferecer produtos especializados para o cuidado dos cabelos e da pele dos atletas. 

Por outro lado, as academias viraram verdadeiros pontos de socialização, onde se estabelecem amizades e até casais. A moda esportiva em alta permite que o look passeie da sala de musculação aos restaurantes e bares, e não deve ser diferente com a cosmetologia. Maquiagens que não escorrem com o suor vêm aparecendo nas prateleiras, assim como produtos com fator de proteção solar para prática de esportes ao ar livre. Desodorantes mega potentes também estão em voga, e garantem proteção aos homens e mulheres durante e depois da atividade física.

Grandes marcas, como a Avon, a Rexona e a Pink Cheeks, têm se dedicado a esse filão do mercado. Muitas vezes, a entrada no ramo se dá por meio de uma parceria, como a do Boticário com a Track&Field, marca de roupas e acessórios esportivos. Quem desenvolve, fabrica ou comercializa produtos para o público em questão, deve pensar nos seguintes fatores – que são indispensáveis para o consumidor atleta:

  1. Performance: o produto deve ser de alta qualidade e se adequar ao nível de exercício do praticante. Obviamente, o filtro solar de um maratonista deve protegê-lo por algumas horas e ser bastante resistente ao suor, além de não poder arder os olhos. Enquanto isso, quem pratica caminhadas pelas manhãs não precisa dessas mesmas qualidades, mas talvez se incomode mais se o toque do produto não for tão agradável.
  2. Segurança: o produto não pode causar alergias ou intoxicação. Isso é válido para todo tipo de cosmético, mas deve-se levar em conta que o atleta vai experimentá-lo durante um período de intenso exercício, logo estará em contato com suor e grande irrigação da pele.
  3. Matérias-primas: o atleta não deixa de lado a qualidade dos químicos com que entra em contato. Os produtos devem ser compostos por materiais de excelente proveniência, e precisam olhar para o lado da sustentabilidade. Hoje em dia, é essencial a atenção às embalagens recicláveis e à origem dos produtos, com preferência pelos que não são de origem animal.
  4. Propaganda: o marketing desse tipo de produto deve ser adequado ao público, como sempre. Se a ideia é vender para atletas, as peças publicitárias devem ter enfoque no exercício e no esporte.

Homens e mulheres que praticam esporte se preocupam com a beleza, com a saúde e estão dispostos a investir em produtos de qualidade. Assim, não perca tempo e explore esse mercado!

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