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Inovação | INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS DIGITAIS
O mundo phygital e o e-commerce

A aceleração de novas tecnologias mudou a experiência de compra no e-commerce, e o empreendedor precisa entrar no phygital para se manter relevante.

· 02/02/2023 · Atualizado em 12/03/2023
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A transformação digital já era uma realidade inescapável quando a pandemia chegou, imprimindo um novo ritmo às mudanças e transformando o mundo físico em uma experiência mediada por telas.

Reuniões por zoom, pedidos por aplicativos e conversas por WhatsApp substituíram boa parte das interações presenciais. E o comércio de rua foi transferido para o e-commerce, hábito que permaneceu após o fim das restrições e impulsionou uma nova era na experiência de compra, o híbrido de físico e digital: o phygital.

A integração de negócios físicos e digitais, entretanto, é muito mais do que apenas abrir uma loja virtual na internet e outra no shopping ou na rua. A comunicação tem que ser omnichannel, é preciso investir em novas tecnologias e abrir espaço para receber reviews.

Então, vamos começar a entender esses conceitos: omnichannel ou multicanal não é o mesmo que phygital. É uma estratégia de integração dos canais de comunicação e de vendas.

Assim, o cliente pode procurar a empresa por uma rede social e trilhar a jornada pelo whatsapp ou pelo chat ou da forma que preferir. Todos os canais atuam como se fossem um só.

O phygital dá um passo além, permitindo que o cliente escolha um produto no site, experimente em casa por realidade aumentada, feche a compra pelo WhatsApp e vá buscá-lo na loja física. 

O futuro do varejo

É bem possível que uma pessoa esteja passeando na rua, veja uma calça, entre na loja, experimente e compre. Mas certamente quem oferecer essa como a única alternativa vai perder um belo bocado de mercado para lojas com a comunicação, a experiência de venda e a jornada do cliente integrados em perfeita sincronia. 

A boa nova é que fazer isso não é nada complicado, e mesmo pequenas empresas podem aprender a usar os meios digital e ingressar no mundo physical pela porta da frente. Não apenas para vender mais, mas também para crescer. Afinal, entre as vantagens de adotar a estratégia estão:

  • Conveniência;
  • Criar envolvimento;
  • Experiência com a marca;
  • Experiência com o produto;
  • Convergência;
  • Fidelização.
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O mundo phygital chegou para ficar. A experiência de compra nunca mais será a mesma e a tendência é que as vendas ocorram, cada vez mais, de forma híbrida. Aprenda a trabalhar de maneira integrada nos ambientes físico e digital e cresça no ritmo das novas tecnologias!

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