Antes de instalar a energia solar, conheça mais detalhes sobre o sistema e veja como essa energia pode ser armazenada e distribuída.

Já pensou em instalar painéis de energia solar na sua casa ou na sua empresa? Hoje o Sebrae vai te explicar tudo o que você precisa saber antes de tomar essa decisão, que está atrelada à redução de custo a longo prazo e cooperação com o meio ambiente.
Investir em energia solar fotovoltaica é apostar em inovação, competitividade e sustentabilidade. Além de ser uma energia limpa, por ter uma fonte renovável (o Sol), a economia e a durabilidade desse sistema podem ser bem maiores do que quando comparadas ao modelo convencional.
Conheça o sistema de energia solar
Antes de instalar um sistema de energia solar em sua residência, decida qual tipo de energia você quer, isto é, se a térmica ou a fotovoltaica. É normal que as pessoas se confundam com relação a esses dois sistemas, até porque as placas são parecidas.
O painel fotovoltaico serve para captar energia do sol e transformá-la em energia elétrica. Já a placa solar serve para captar o calor do sol, aquecer a água e levá-la para um boiler (coletor de água).
Sistemas on-grid e off-grid
Existem dois tipos de energia solar fotovoltaica: on-grid e off-grid. O on-grid é um tipo de sistema diretamente ligado à rede elétrica, ou seja, ele precisa do fornecimento de energia elétrica pública para funcionar.
Os painéis fotovoltaicos geram energia, que é armazenada pelo inversor ou microinversor e transportada para a sua energia elétrica. De forma simplificada, durante o consumo da energia, o inversor realizará uma substituição (geração simultânea) para suprir a energia elétrica. Se ele tiver uma produção superior da utilizada, ele injetará a energia diretamente na rede elétrica, o que produzirá crédito para você utilizar durante a noite ou nos próximos dias.
O sistema off-grid pode ser utilizado em locais remotos, onde não há rede elétrica pública, porque não depende dela para manter um bom funcionamento. Entretanto, por precisar de equipamentos além dos painéis fotovoltaicos, ele possui algumas particularidades.
Alguns dos principais equipamentos são: controladores de carga, inversores de tensão e baterias. Esses são os acumuladores de energia para que seja possível a utilização da energia à noite, quando não houver luz solar.
Painéis fotovoltaicos ou placas solares
Outros pontos muito importantes referem-se à quantidade e ao local de instalação dos painéis fotovoltaicos, fundamentais para a captação de energia. O ideal é ter uma noção do consumo mensal investindo em simulações para fazer uma aquisição assertiva.
Além disso, a instalação deve ser feita por profissionais com conhecimento na área. Isso porque, apesar de as placas geralmente serem instaladas no telhado, no terraço ou no solo, esse conhecimento não é suficiente, já que até mesmo a posição de instalação interfere diretamente na quantidade de raios solares que a placa será capaz de absorver.
Deveres legais
Por último, mas não menos importante, conhecer a legislação é primordial antes de realizar a instalação do sistema de energia solar em sua casa. A Lei nº 14.300/2022, conhecida popularmente como a Nova Lei da Energia Solar, é fruto do Projeto de Lei nº 5.829/2019.
A lei determina que, para os sistemas implantados a partir de 2023, os usuários deverão pagar uma taxa pela infraestrutura que as companhias elétricas oferecem nos períodos que não têm geração simultânea. A taxa tem relação com a Tarifa de Energia TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição).
Para aprender mais sobre esse tema, acesse o Portal do Sebrae, que é o maior parceiro dos empreendedores de médio e pequeno porte.
Foi um prazer te ajudar :)