Saiba como iniciar a digitalização da sua empresa para ter bons resultados com ferramentas que auxiliam no dia a dia.

Digitalização de empresas significa incluir ferramentas tecnológicas para ajudar na rotina de trabalho. Boas soluções ajudam clientes, transformam processos manuais que demandam muito tempo e impulsionam resultados ao otimizar o tempo do empreendedor.
Digitalizar uma empresa é importante não só para corporações que trabalham diretamente com a internet. Por isso, engana-se quem pensa que soluções tecnológicas são apenas para empresas de TI e afins. A transformação digital é para todos!
Com ferramentas que podem ajudar empresas de todos os segmentos e que abrangem todos os setores, a internet proporcionou a criação de soluções que trazem excelentes ganhos de produtividade. Alguns exemplos são agendas, organização de atividades, comunicação com leads e clientes, sistemas de entrada e saída de dinheiro, emissão de notas e armazenamento de dados.
Ao pensar em digitalização, muitas pessoas remetem-na a processos burocráticos, mas ela é o oposto disso. Sistemas de gerenciamento on-line servem para minimizar o transtorno de atividades extremamente manuais, que demandam muito tempo e podem gerar erros.
O simples fato de uma empresa usar um agendamento on-line, por exemplo, pode ajudar muito no dia a dia e ainda conquistar a simpatia do cliente, que acaba tendo maior autonomia no relacionamento com o serviço prestado.
Mudança de cultura
Como tudo na vida, mudar pode ser uma tarefa difícil. Assim, aceitar que a tecnologia serve para facilitar é o primeiro passo para a transformação digital.
Nas empresas, toda mudança requer uma alteração da cultura. Isso porque, quando as pessoas estão acostumadas a fazer a mesma coisa todos os dias, qualquer modificação pode gerar impacto e até desconforto. Mas isso começa a mudar quando os primeiros resultados chegam: há mais tempo para tarefas mais estratégicas e menos manuais e a sensação de que os processos estão se ‘modernizando’.
Primeiros passos
Comece testando ferramentas gratuitas. Experimente, compare e colha feedbacks dos colaboradores. Com o tempo, se achar necessário, invista em outros sistemas que possam tornar tudo ainda mais digital e otimizar tempo, como ERPs (sistemas que servem para gerenciar todos os setores da empresa).
Os primeiros passos podem estar no uso de agendas, que possibilitam soluções de organização e comunicação. Após essa primeira adaptação, vale pesquisar outras ferramentas que se encaixam bem no segmento da sua empresa.
Atualmente, existem inteligências artificiais e robôs de atendimento que realmente podem surpreender por oferecer inúmeras vantagens, representando um investimento que traz bons resultados.
Aliás, é importante lembrar que essas soluções tecnológicas são bem-vindas no mercado justamente por trazerem uma economia significativa. As ferramentas digitais podem otimizar processos a ponto de poupar o quadro de colaboradores, transformando algumas funções em processos virtuais, por exemplo.
Indústria 4.0
E essa evolução é só o começo. A Indústria 4.0, que vem sendo amplamente discutida, tem como objetivo ter uma produção super inteligente ao integrar tecnologias para criar, processar dados e gerenciar de forma automatizada e imediata. Apesar de parecer ‘coisa do futuro’, ela está próxima e poderá ser instaurada em empresas de todos os tamanhos. A inovação está mudando a forma de fazer negócio e a sua empresa também poderá fazer parte dessa transformação.
Um bom indicativo de sucesso é se sobrou tempo para você pensar em estratégias e não só fazer trabalhos manuais.
Se decidir investir em alguma ferramenta, pesquise quais servem para o segmento do seu negócio.
Foi um prazer te ajudar :)