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Mon Apr 10 20:31:30 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
O que é automação de marketing

Compreenda onde e quando é possível utilizar a automação de marketing no seu negócio.

· Atualizado em 10/04/2023
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A tecnologia pode melhorar a eficiência e a eficácia das suas estratégias de marketing digital. Isso ocorre com a automação de marketing que, além de agilizar tarefas, pode acompanhar o desempenho das ações.

Tarefas como envio de e-mails, segmentação de público, geração de leads e análise de dados são exemplos da automação de marketing.

A automação de marketing permite escalabilidade para o negócio, ou seja, aumenta as vendas com custos baixos. No início, há um investimento em ferramentas e treinamentos, mas, depois de consolidada a estrutura, os resultados começam a aparecer. 

A automação promove uma maior eficiência no funil de vendas na medida em que otimiza o tempo da sua equipe e direciona as mensagens no melhor momento para os leads. Um benefício está ligado ao outro. A produtividade aumenta com esse tipo de automatização. 

E todos dentro da empresa, equipe de marketing e de vendas, podem acompanhar o que está sendo realizado dentro ferramenta ou receber alertas sobre tarefas. Ao acompanhar a evolução dos leads no funil de vendas e analisar o desempenho da estratégia, as equipes se integram e diminuem as chances de falhas.

É possível, por exemplo, automatizar a criação de listas de contatos ou a geração de leads. Você cria uma landing page e disponibiliza um e-book ou webinar. As pessoas que se cadastrarem, automaticamente, estarão na sua lista de leads e você já pode enviar conteúdo adequado ao momento, que pode ser de descoberta da necessidade. 

Você também pode criar listas qualificadas de leads a partir de benefícios. Nesse caso, você oferece um desconto para a primeira compra em troca do preenchimento do cadastro.

Mas, se a sua empresa já possui uma lista de leads e tem como objetivo nutri-los, você pode, por exemplo, automatizar uma ação de e-mail para o aniversariante do mês com cupom de desconto. Ou oferecer novos produtos para quem já realizou uma compra. 

Na tomada de decisões, a automatização também é fundamental. Com ela, é possível criar relatórios e dashboards. Você deixa de lado os achismos para trabalhar em cima de dados e, consequentemente, gerar resultados.

As ferramentas de automação de marketing trazem relatórios que ajudam na visualização das métricas das suas ações ao longo da jornada de compra. 

Além da geração de leads, de modo geral, é possível automatizar tarefas, como:

  • Publicação nas redes sociais; 
  • Gerenciamentos de processos da equipe de marketing, vendas, entre outros;
  • Verificar o abandono de carrinhos e promover novas ações de resgate;
  • Promover um bom pós-venda e a fidelização do cliente;
  • Comunicação personalizada com o cliente;
  • Produção de campanhas de e-mail marketing para listas específicas e de acordo com a etapa no funil.

Automatizar tarefas economiza tempo e dinheiro. A tendência é que os processos e tarefas se tornem cada vez mais automatizados. A empresa que ignorar a automatização de marketing pode ter prejuízos no longo prazo.

Por isso, conheça as ferramentas disponíveis no mercado e verifique a que melhor se adequa ao seu negócio. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Automação de serviços nos pequenos negócios

Mobile marketing: solução para promover o seu negócio


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