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Mon Jul 18 13:46:17 BRT 2022
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
O que é importante saber sobre estratégia de varejo?

Estratégias são essenciais para criar vantagem competitiva para o seu negócio.

· Atualizado em 18/07/2022
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Uma loja ou empresa possui uma estratégia quando conhece o seu público-alvo, o formato do seu negócio e as características que a diferenciam da concorrência. O foco principal de uma estratégia de varejo é a criação de uma vantagem competitiva sustentável. É preciso ter atenção aos seguintes fatores: 

  • Ponto comercial;
  • Fidelização dos clientes;
  • Relação com os fornecedores;
  • Sistema de gestão;
  • Baixo custo da operação.

Confira algumas dicas de estratégias de vendas:

  • Entenda e segmente o seu público. Conhecendo o perfil do seu cliente, você pode criar campanhas personalizadas e direcionadas;
  • A fidelização dos clientes também é uma estratégia muito importante para o varejo. 
  • Trace a jornada de compra do cliente, estudando o comportamento do consumidor. É importante saber: como as pessoas chegaram até a sua loja? Quanto elas costumam gastar e com o quê?
  • Invista em experiências digitais, como as redes sociais, aplicativos e chatbots;
  • Utilize a tecnologia no gerenciamento eficiente das suas vendas e na integração com o ponto de venda. 
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Planejamento estratégico

Planejar é o segredo de uma boa estratégia. Mas, você precisa definir os seguintes itens no seu planejamento estratégico: negócio; visão de futuro; missão, valores ou princípios.

Em seguida, é feita uma análise do ambiente interno, traçando os pontos fortes e fracos da organização. Na análise do ambiente externo são avaliadas as ameaças e oportunidades. Feito isso, o varejista deve estabelecer estratégias a longo prazo:

  • Ações que pretende desenvolver depois de dois anos;
  • No curto prazo, ações que realizará entre um e dois anos;
  • Metas para o cumprimento da missão da sua empresa.

O plano de negócios, por sua vez, é um documento que contém informações detalhadas do seu ramo, produtos, serviços, clientes, concorrentes, fornecedores, pontos fortes e fracos do seu negócio. Ele é importante para a empresa porque organiza as ideias, orienta a expansão, apoia as estratégias, facilita a comunicação entre todos os envolvidos no negócio e pode captar recursos financeiros e humanos. 

As estratégias traçadas no planejamento estão de acordo com a introdução do ciclo de vida do produto e do negócio. Ao longo do ciclo, as estratégias devem ir se adequando de acordo com análises de métricas e cenários. Assim, temos a fase do crescimento, que pode ter estratégias de estabelecimento de uma posição no mercado, já que as vendas estão em alta. Com a maturidade, é hora de pensar em estratégias de manutenção ou mesmo de conquista de clientes. E, por fim, o declínio que pode exigir estratégias de promoção de vendas ou outras que retomem o crescimento das vendas.

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Para saber mais, leia o texto a seguir:

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