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Mercado e Vendas | MARKETING ESTRATÉGICO
O que é Marketing Analytics

Veja a importância da análise de dados no marketing digital e fique atento a algumas ferramentas on-line.

· 07/03/2023 · Atualizado em 21/04/2023
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A análise de dados é um dos diferenciais do marketing digital em relação ao marketing tradicional. No ambiente on-line, é possível coletar e mensurar dados para implementar e ajustar estratégias mais assertivas.

O marketing analytics é fundamental para tomada de decisões e, por isso, você precisa conhecer as ferramentas que podem fazer com que suas ações sejam mais eficientes. 

Marketing analytics é o processo de coleta e análise de dados com o objetivo de avaliar o desempenho das campanhas e das estratégias de marketing e, assim, tomar decisões informadas e embasadas.

Trata-se de uma combinação de técnicas quantitativas e qualitativas que ajudam a medir o impacto de ações de marketing no público-alvo e na receita da empresa.

O marketing analytics serve para:

  • Melhorar a eficiência das suas campanhas de marketing digital e otimizar o investimento;
  • Compreender o comportamento do potencial cliente, bem como as tendências de mercado e hábitos de consumo;
  • Identificar oportunidades de crescimento e de novos mercados;
  • Medir o retorno sobre o investimento em marketing digital;
  • Ajustar estratégias em tempo real e com base em dados;
  • Melhorar a segmentação do público e a personalização das suas campanhas;
  • Fornecer insights para a tomada de decisão. 

E quais são as principais ferramentas do marketing analytics? Uma das principais é o Google Analytics. Ele tem a capacidade de rastrear e medir o tráfego de sites e aplicativos, bem como fornecer informações detalhadas sobre o comportamento dos visitantes.

Além disso, o Google Analytics integra outras plataformas e ferramentas de marketing digital. Além do Google Analytics, outra ferramenta para analisar dados na web é o Adobe Analytics

Também existem outras opções de ferramentas específicas, como: 

Todas essas ferramentas trazem diferentes métricas e você deve avaliar a que tem relação com o seu negócio e objetivos. Veja alguns exemplos de dados que podem auxiliar na sua estratégia de marketing digital:

  • CAC - Custo por Aquisição de Cliente: mostra o valor total de investimento para conquistar um cliente novo. 
  • LTV - Lifetime Value: indica o lucro líquido que cada cliente pode gerar.
  • ROI - Retorno Sobre Investimento: apresenta o valor investido no marketing digital em comparação com o retorno gerado. 
  • ROAS - Retorno com Gastos de Anúncios: taxa de retorno dos investimentos feitos nas campanhas de anúncios. 

Ainda, é possível falar em: 

  • CPM - Custo por mil impressões;
  • CPA - Custo por Aquisição ou conversão; 
  • CPC - Custo por Clique;
  • CPL - Custo por Lead.

Todas essas métricas são importantes para tomada de decisões. Mas, elas não trabalham sozinhas. Elas são focadas em objetivos e indicadores estabelecidos no seu planejamento. 

Elas não podem ser vistas isoladamente. Importante ressaltar que elas fazem parte de um processo de coleta e análise, que é o marketing analytics realiza. 

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