Veja a importância da análise de dados no marketing digital e fique atento a algumas ferramentas on-line.

A análise de dados é um dos diferenciais do marketing digital em relação ao marketing tradicional. No ambiente on-line, é possível coletar e mensurar dados para implementar e ajustar estratégias mais assertivas.
O marketing analytics é fundamental para tomada de decisões e, por isso, você precisa conhecer as ferramentas que podem fazer com que suas ações sejam mais eficientes.
Marketing analytics é o processo de coleta e análise de dados com o objetivo de avaliar o desempenho das campanhas e das estratégias de marketing e, assim, tomar decisões informadas e embasadas.
Trata-se de uma combinação de técnicas quantitativas e qualitativas que ajudam a medir o impacto de ações de marketing no público-alvo e na receita da empresa.
O marketing analytics serve para:
- Melhorar a eficiência das suas campanhas de marketing digital e otimizar o investimento;
- Compreender o comportamento do potencial cliente, bem como as tendências de mercado e hábitos de consumo;
- Identificar oportunidades de crescimento e de novos mercados;
- Medir o retorno sobre o investimento em marketing digital;
- Ajustar estratégias em tempo real e com base em dados;
- Melhorar a segmentação do público e a personalização das suas campanhas;
- Fornecer insights para a tomada de decisão.
E quais são as principais ferramentas do marketing analytics? Uma das principais é o Google Analytics. Ele tem a capacidade de rastrear e medir o tráfego de sites e aplicativos, bem como fornecer informações detalhadas sobre o comportamento dos visitantes.
Além disso, o Google Analytics integra outras plataformas e ferramentas de marketing digital. Além do Google Analytics, outra ferramenta para analisar dados na web é o Adobe Analytics.
Também existem outras opções de ferramentas específicas, como:
- Para análise de comportamento do consumidor: Hotjar, Crazy Egg.
- Testes e otimização: Optimizely, Google Optimize.
- SEO: Google Search Console, SEMrush, Ahrefs.
- Redes sociais: Facebook Insights, Quintly, SocialBakers.
- E-mail marketing: MailChimp, GetResponse.
- CRM: Salesforce, RD Station.
- Análise de concorrentes: SEMrush, SimilarWeb.
- Visualização de dados: Google Data Studio, Tableau, Cyfe.
Todas essas ferramentas trazem diferentes métricas e você deve avaliar a que tem relação com o seu negócio e objetivos. Veja alguns exemplos de dados que podem auxiliar na sua estratégia de marketing digital:
- CAC - Custo por Aquisição de Cliente: mostra o valor total de investimento para conquistar um cliente novo.
- LTV - Lifetime Value: indica o lucro líquido que cada cliente pode gerar.
- ROI - Retorno Sobre Investimento: apresenta o valor investido no marketing digital em comparação com o retorno gerado.
- ROAS - Retorno com Gastos de Anúncios: taxa de retorno dos investimentos feitos nas campanhas de anúncios.
Ainda, é possível falar em:
- CPM - Custo por mil impressões;
- CPA - Custo por Aquisição ou conversão;
- CPC - Custo por Clique;
- CPL - Custo por Lead.
Todas essas métricas são importantes para tomada de decisões. Mas, elas não trabalham sozinhas. Elas são focadas em objetivos e indicadores estabelecidos no seu planejamento.
Elas não podem ser vistas isoladamente. Importante ressaltar que elas fazem parte de um processo de coleta e análise, que é o marketing analytics realiza.
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