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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
O que é marketplace e como começar a vender

Entenda o que é marketplace e como começar a vender no modelo de negócio que revolucionou o varejo on-line.

· 25/10/2022 · Atualizado em 05/11/2022
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Você já pensou em vender seu produto para todo o país, mas não sabe como? É isso o que o marketplace proporciona para você e sua loja on-line. Este artigo, inspirado no post do Sebrae Paraná, vai te ajudar a entender como tudo isso funciona e começar a vender por essa modalidade.

O varejo vem se reinventando para atender às necessidades do mercado de consumo. O formato digital foi uma estratégia de emergência para muitas empresas e ganhou força durante a pandemia. Mas, atualmente, a presença digital é considerada uma necessidade competitiva da empresa diante da mudança no comportamento do consumidor. O marketplace pode ser a porta de entrada para o empreendedor que ainda não entrou no varejo digital.

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O que é marketplace?

Você, com certeza, já foi a um shopping center, certo? Um lugar próprio para o consumo, seja de roupas, eletrônicos, livros, viagens e muito mais. Um conceito bastante conhecido e difundido no Brasil. E, se levarmos este conceito para o mundo digital? É isso que chamamos de marketplace: um lugar onde o consumidor digital tem acesso a diversas lojas e produtos em um único endereço.

Funciona assim: uma plataforma, normalmente de um grande varejista com uma estrutura logística e credibilidade no mercado, oferece uma estrutura para que pequenos e médios lojistas anunciem seus produtos em seu ambiente digital em troca de uma participação nas vendas. É como se essa plataforma fosse a dona do shopping e, em vez do aluguel, ele cobrasse sobre as vendas das lojas. Para você ter uma ideia, as taxas variam entre 11 e 20% sobre o valor da venda. Mas, este valor engloba a taxa administrativa da operação, recursos de geração de mídia on-line, taxas dos meios de pagamento, entre outros. 

Os benefícios são muitos, principalmente para lojistas pequenos, uma vez que não precisarão mover grandes recursos para a criação de uma loja on-line e nem preocupar-se com toda a logística de entregas no primeiro momento. Entre os principais benefícios do marketplace estão a alta visibilidade, o menor custo inicial, um público amplo e diverso e, no caso de algumas plataformas maiores, o lojista também tem acesso a uma malha logística de ponta. Ou seja, a possibilidade de vender para todo país com rapidez e segurança nas entregas.

Embora seja um modelo de negócio muito difundido, existem alguns pontos que devem ser levados em conta antes de cadastrar a sua loja em um marketplace. Como por exemplo, a concorrência acirrada, a falta de reconhecimento de marca, as taxas cobradas, a dependência de uma plataforma com políticas e visões próprias de mercado. Ou seja, você deverá seguir as regras e estratégias de divulgação do marketplace, não a sua.

Em resumo, o marketplace é uma ótima alternativa para quem está começando, porém, não se pode colocar todas as fichas nela. É preciso também investir ao mesmo tempo na sua própria marca e estrutura conforme seu negócio for crescendo. Assim, você pode criar as suas estratégias e gerar uma experiência única para os seus clientes.

Como cadastrar minha loja em um marketplace?

Agora que você já sabe o que é um marketplace e seus pontos positivos e negativos, chegou a hora de saber como aproveitar essa modalidade para vender mais. O primeiro passo é encontrar uma plataforma boa e que faça sentido com o seu público e produto. Existem marketplaces que aceitam várias categorias e outros focados em determinados nichos, como roupas, móveis, artigos esportivos, entre outros. São diversas as opções do mercado como Amazon, Americanas, Submarino, Mercado Livre, Magazine Luiza, OLX e também o Sebraeplace, o marketplace do Sebrae focado em serviços.

O Sebraeplace é um marketplace especializado em soluções para o seu negócio. Nele, você encontra cursos, consultorias, eventos presenciais e soluções em geral para a sua empresa. Se você também oferece consultorias ou possui uma solução inovadora  para empresas, este também é o seu lugar. Capacite-se ou seja um fornecedor do Sebraeplace!

Depois de escolher o marketplace ideal para o seu negócio, é hora de cadastrar-se em um ou vários! Tudo o que você precisa fazer é entrar no site e pesquisar os requisitos para tornar-se um parceiro. Geralmente, são solicitados dados como CNPJ, nicho e informações para contato. Também será necessário enviar a documentação exigida pela plataforma comprovando a regularidade do seu negócio. O marketplace analisará todos os dados e te dará uma resposta sobre a aprovação ou não da sua loja. 

Assim que for aprovado, é só configurar a sua loja, inserindo as informações do seu negócio e cadastrando seus produtos para começar a vender. Pronto! Agora você já tem as principais informações para começar a vender na internet por meio de um marketplace. Mas, lembre-se: faça uma pesquisa e análise cuidadosa e avalie qual plataforma faz sentido para o seu negócio. 

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