Saiba como o microempreendedor pode aumentar sua presença digital e obter melhores resultados para seu negócio em marketplaces.

A popularização da internet e dos smartphones ampliou significativamente o horizonte dos microempreendedores individuais. A partir de uma plataforma digital, seja uma loja virtual própria, um marketplace ou mesmo uma rede social, os empreendedores podem oferecer seus produtos e serviços para um grande número de potenciais clientes.
Contudo, para alcançar os melhores resultados, é preciso ter um bom planejamento e definir as estratégias para atuar de acordo com as características de cada canal digital, além de conhecer as diferentes ferramentas que podem auxiliar na operação do negócio.
Dhiego Rosa é empreendedor e criador do Escalada Ecom, plataforma educacional com foco em e-commerce. Nesta série de vídeos, ele explica, de forma didática, o conceito de marketplace e como esse modelo facilita as vendas on-line.
O que é digitalização
Digitalização diz respeito à adoção de ações, ferramentas e estratégias digitais em diferentes áreas do negócio para torná-lo mais eficiente, produtivo e lucrativo. Elas podem ser implementadas no processo de produção da mercadoria, no marketing, no relacionamento com o cliente, no processo de vendas ou em praticamente todos os processos que fazem parte do cotidiano do negócio.
Os clientes da era digital são mais informados e exigentes durante sua jornada de compra, o que acontece devido à facilidade em comparar produtos e preços e em conhecer a opinião de outros consumidores, fazendo com que busquem outros diferenciais na tomada de decisão.
A relação com as marcas se tornou mais próxima e pública, influenciando outros consumidores e as próprias marcas. Dessa forma, independentemente do porte da empresa, a digitalização deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade para a sobrevivência do negócio.
Marketing digital: como atrair o cliente
Como se destacar diante de tanta concorrência e atrair um número maior de clientes? Esse é um dos maiores desafios do MEI, mas, graças à digitalização dos negócios e à presença massiva dos consumidores na internet, o marketing digital tornou-se um grande aliado dos empreendedores. Por meio dele, é possível levar a marca a um maior número possível de pessoas utilizando diferentes plataformas e canais de comunicação on-line – e, consequentemente, atrair mais clientes para a empresa.
Digitalização das vendas: os principais canais para o MEI
Ao disponibilizar uma maior variedade de canais de vendas, que antes eram restritos à loja física ou à venda direta, a digitalização das vendas ampliou consideravelmente as possibilidades de o MEI comercializar seus produtos. Os principais canais de venda on-line disponíveis para comercialização de produtos são:
- Loja virtual.
- Marketplaces.
- Instagram Shopping.
- WhatsApp Business.
Ferramentas digitais
Existem ferramentas que ajudam o MEI a tornar o seu negócio mais digital. Elas são de fácil acesso e algumas são disponibilizadas gratuitamente.
Essas ferramentas podem ser divididas em três categorias principais:
- Vendas e marketing: são sites e aplicativos que disponibilizam informações importantes para analisar o mercado e a concorrência e para divulgar o negócio em diferentes mídias digitais.
- Gestão: são aplicativos e softwares que facilitam a organização da empresa ao otimizar processos e rotinas administrativas, tornando mais acessíveis os dados relevantes para a tomada de decisão.
- Produtividade: são ferramentas voltadas principalmente para a organização pessoal e das tarefas relacionadas ao negócio.
Infográfico
Créditos
Texto retirado de um infográfico desenvolvido pelo Sebrae/SP e cedido ao Observatório de Negócios do Sebrae/SC.
Saiba mais
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