Persuasão digital é levar o seu cliente a fazer o que ele deseja ou precisa. Faz parte da consciência digital compreender como ocorrem as influências on-line.

A internet modificou a forma de consumir produtos, serviços e informações. Ela faz parte da transformação digital, que mudou o comportamento do consumidor. É nesse cenário que surge a persuasão e a consciência digital.
Hoje, empresas, como o site Alibaba, já permitem que o cliente entre na loja virtual e veja os produtos antes de comprar. Outras disponibilizam um provador virtual, em que o consumidor pode provar roupas por intermédio de uma tela. Nos negócios imobiliários, já é possível ver como vai ficar a reforma ou decoração de uma casa antes mesmo dela ser realizada. Todos esses são exemplos da transformação digital que o mundo está passando.
O pesquisador Yuval Harari fala em Data-Ism, que seria a orientação para uma decisão a partir de dados. Primeiro, as pessoas, quando tinham algum problema, pediam conselhos a um líder religioso. Depois, a humanidade passou a olhar para dentro de si, foi a época do humanismo, da inteligência emocional. E, agora, estamos no Data-Ism, quando as pessoas perguntam ao Google, quando os dados tomam as decisões no lugar dos seres humanos.
Se você consulta o Google para perguntar sobre “Tendências”, aparecem cerca de 130 milhões de resultados. Mas, nove em cada dez pessoas clicam, apenas, na primeira página de resultados da plataforma. Outro exemplo que mostra como os dados estão tomando as decisões no lugar das pessoas são os aplicativos de GPS. Quando você coloca seu lugar de destino e segue a rota, quem está tomando a decisão?
Comportamento no mundo digital
A economia comportamental utiliza a psicologia cognitiva para explicar a tomada de decisões no mundo digital. Existem vieses cognitivos que são “ilusões óticas” ou pré-julgamentos que o nosso cérebro faz ao ver uma imagem. Por exemplo, no exterior, quando se fala em Brasil, rapidamente, é feita a associação com futebol ou com o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Relacionado a isso temos o conceito de default, que é uma resposta padrão, pré-determinada. Quando você está assistindo uma série no Netflix e, no final, a plataforma avisa que em tantos segundo inicia o próximo episódio, isso é um default. Ela está sugerindo que você continue assistindo. Você precisa ter consciência e pedir para sair. Se não, você vai ficar indefinidamente na plataforma.
Um outro exemplo é de uma assinatura de jornal. Hipoteticamente, aparecem três opções: assinatura digital por R$ 59; assinatura impressa por R$ 125; assinatura digital + impressa por R$ 125. As pessoas tendem a ir para a terceira opção por parecer mais vantajosa. A opção do meio, que parece que ninguém vai escolher, não deve ser retirada para passar essa sensação de vantagem e benefício com a próxima sugestão.
Influência
Existem dois tipos de influência:
- Persuasão: influenciar as pessoas a fazer o que elas querem e precisam.
- Coação: influenciar pessoas a fazer o que elas não querem e não precisam.
Por isso, é preciso ética e cuidado para colocar “empurrões do bem”, os chamados "nudges digitais". O Google colocar um resultado na primeira página é um “empurrãozinho”. Ou seja, nudge é o empurrão que o mundo digital nos dá para tomarmos uma decisão.
A consciência digital é compreender que existem os nudges, mas também existe a escolha de cada pessoa. O especialista Fábio Pereira, autor do livro Consciência Digital, fala em cinco habilidades dos conscientes digitais:
- Controle das decisões digitais – quem controla o seu aparelho celular é você ou o contrário?
- Conectado X Desconectado – é fundamental refletir sobre o equilíbrio entre o on-line e o off-line.
- Consciência sobre a existência dos vieses cognitivos.
- Concentração e foco digital.
- Pensamento crítico – duvidar e verificar antes de transmitir qualquer informação.
O ideal é que você, empreendedor, utilize a persuasão digital para levar as pessoas a fazerem o que elas querem e alinhar isso com o seu negócio. Como cidadão digital, desenvolver as cinco habilidades da consciência digital pode ajudar a alcançar seus objetivos pessoais e empresariais.
Artigo feito a partir da live do Sebrae Mato Grosso: Jornada de Marketing Digital 2022
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