this is an h1

this is an h2

Fri Nov 04 20:07:14 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
O que o varejo aprendeu com a Black Friday 2021

Tudo o que você precisa saber sobre as mudanças de comportamento do consumidor e novas formas de venda no varejo para o Black Friday.

· 03/11/2022 · Atualizado em 04/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Decidir participar de uma Black Friday, data que envolve praticamente todos os setores da economia, deve ser um movimento que visa muito além das vendas, afinal, trata-se de um evento que traz outras vantagens para a empresa, como, por exemplo, maior visibilidade à marca, permite atrair e fidelizar clientes, ainda que, em um primeiro momento, os números relativos às vendas não sejam tão positivos.

Na primeira edição aqui no Brasil, a Black Friday foi responsável por movimentar cerca de três milhões de reais, conforme dados fornecidos pelo UOL. Desde então, esses números só subiram e, em 2021, chegaram a R$ 5,4 bilhões (mesmo com um volume menor de vendas). Por isso, é importante analisar e compreender os dados referentes à Black Friday de 2021 a fim de preparar-se para a edição deste ano, que acontece no dia 25 de novembro.

Levando em consideração, por exemplo, as maiores reclamações dos consumidores na edição do ano passado, pode-se afirmar que eles estão cada vez mais exigentes quanto ao tempo de entrega dos produtos adquiridos. Assim, é necessário, desde já, planejar a logística do seu estoque, tendo em vista que as vendas aumentam nesse período. O que você acha de criar canais e ferramentas de feedback para o seu cliente? Isso, com certeza, vai conquistar a confiança dele e proporcionar formas de você revolucionar o seu atendimento.

É muito importante também planejar quais serão os produtos em destaque com o maior desconto. Lembre-se de que isso não precisa acontecer somente no dia. As ofertas podem acontecer durante todo o mês de novembro. Planeje as condições de pagamento exclusivas da promoção, levando em consideração os novos métodos de pagamento disponíveis, como o Pix. Mas, lembre-se de que o cartão de crédito continua sendo a forma preferida de pagamento. Pense na possibilidade de oferecer o cashback e garantir o retorno do cliente para uma compra futura. 

Cinco pontos relevantes sobre o que o varejo aprendeu com a Black Friday de 2021

  • O consumidor não é mais o mesmo: pesquisa antes, dificilmente compra por impulso e boa parte disso ocorre em razão do recuo na renda familiar. Então, ofereça descontos reais, combos, cashback e facilidades nas condições de pagamento. Se o preço não é bom, o número de pedidos vai diminuir.
  • A live commerce é uma grande tendência.
  • Opções como Pix, cartão de crédito, QR code e cashback fizeram sucesso junto ao consumidor. Invista nessas tendências.
  • O omnichannel é um investimento necessário: o consumidor compra no e-commerce e retira na loja, ou vai até a loja e conclui a compra  on-line, enfim, é preciso integrar os canais e gerenciá-los adequadamente.
  • Estratégias que não podem ser esquecidas pelo varejista são o pós-venda e os canais de atendimento para esclarecimento de dúvidas.

Aproveite esta oportunidade de capacitação e faça o nosso curso EaD Indicadores para o seu negócio. A inscrição é gratuita.

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?