Tudo o que você precisa saber sobre as mudanças de comportamento do consumidor e novas formas de venda no varejo para o Black Friday.

Decidir participar de uma Black Friday, data que envolve praticamente todos os setores da economia, deve ser um movimento que visa muito além das vendas, afinal, trata-se de um evento que traz outras vantagens para a empresa, como, por exemplo, maior visibilidade à marca, além de atrair e fidelizar mais clientes.
Na primeira edição aqui no Brasil, a Black Friday foi responsável por movimentar cerca de três milhões de reais, conforme dados fornecidos pelo UOL. Desde então, esses números só subiram. Por isso, é importante analisar e compreender os dados referentes à Black Friday de 2024 a fim de preparar-se para a edição deste ano, que acontece no dia 29 de novembro.
Levando em consideração, por exemplo, as maiores reclamações dos consumidores na edição do ano passado, pode-se afirmar que eles estão cada vez mais exigentes quanto ao tempo de entrega dos produtos adquiridos.
Assim, é necessário, desde já, planejar a logística do seu estoque, tendo em vista que as vendas aumentam nesse período. O que você acha de criar canais e ferramentas de feedback para o seu cliente? Isso, com certeza, vai conquistar a confiança dele e proporcionar formas de você revolucionar o seu atendimento.
É muito importante também planejar quais serão os produtos em destaque com o maior desconto. Lembre-se de que isso não precisa acontecer somente no dia. As ofertas podem acontecer durante todo o mês de novembro. Planeje as condições de pagamento exclusivas da promoção, levando em consideração os novos métodos de pagamento disponíveis, como o Pix. Mas, lembre-se de que o cartão de crédito continua sendo a forma preferida de pagamento. Pense na possibilidade de oferecer o cashback e garantir o retorno do cliente para uma compra futura.
Cinco pontos relevantes sobre o que o varejo aprendeu com a Black Friday de 2024
- O consumidor não é mais o mesmo: pesquisa antes, dificilmente compra por impulso e boa parte disso ocorre em razão do recuo na renda familiar. Então, ofereça descontos reais, combos, cashback e facilidades nas condições de pagamento. Se o preço não é bom, o número de pedidos vai diminuir.
- A live commerce é uma grande tendência.
- Opções como Pix, cartão de crédito, QR code e cashback fizeram sucesso junto ao consumidor. Invista nessas tendências.
- O omnichannel é um investimento necessário: o consumidor compra no e-commerce e retira na loja, ou vai até a loja e conclui a compra on-line, enfim, é preciso integrar os canais e gerenciá-los adequadamente.
- Estratégias que não podem ser esquecidas pelo varejista são o pós-venda e os canais de atendimento para esclarecimento de dúvidas.
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