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Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
O que são dados sensíveis de clientes?

Veja a importância de ter cuidado tanto com os dados pessoais quanto com os dados sensíveis dos seus clientes.

· 19/12/2022 · Atualizado em 24/01/2023
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A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) define regras para empresas, públicas ou privadas, sobre a coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados sensíveis e pessoais. Seu principal objetivo é fazer com que as pessoas tenham controle sobre suas próprias informações. 

Empresas que não  cumprem a LGPD, em vigor desde 2020, podem receber multas, advertências e sanções: 

  • Multa de até 2% do faturamento, limitada a R$ 50 milhões.
  • Bloqueio dos dados pessoais relativos à infração até a regularização.
  • Perda dos dados pessoais do cliente.
  • Suspensão das atividades da empresa, parcial ou totalmente.

A LGPD também define como competência da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) editar normas e orientações para que microempresas e empresas de pequeno porte, startups organizações sem fins lucrativos.

Dados pessoais e sensíveis

Os dados pessoais permitem a identificação de uma pessoa de forma geral. O CPF, documento de identidade, endereço, e-mail e idade são exemplos de dados pessoais. Já os dados sensíveis são mais específicos e dizem respeito a uma avaliação moral, às informações que podem ser utilizadas para alguma discriminação ou prejuízo da pessoa.

Os dados sensíveis também estão contemplados pela LGPD e estão relacionados à origem racial ou étnica, convicções religiosas ou filosóficas, opiniões políticas, filiação sindical, questões genéticas, biométricas e vida sexual da pessoa.

Nenhuma empresa pode utilizar os dados sensíveis dos seus clientes. Mas, existem algumas exceções na lei:

  • Quando há consentimento do cliente;
  • Para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória e em situações relacionadas a políticas públicas;
  • Em contratos ou processos;
  • Em estudos de órgãos de pesquisa;
  • Para preservação da vida ou da integridade física da pessoa;
  • Na prevenção de fraudes contra o titular.

Atenção aos dados dos clientes

Cuidar dos dados dos clientes da sua empresa é extremamente importante. Você deve solicitar todas as autorizações antes de coletar ou utilizá-los. Além disso, é preciso garantir a segurança de todas as informações dos seus clientes, prevenindo hackers ou vazamentos. 

A pequena empresa deve estar atenta ao uso correto dos dados dos seus clientes para mostrar comprometimento com a proteção da privacidade e segurança deles. Significa tratar os consumidores com respeito e atenção, além do cumprimento da legislação. 

Também é uma forma de se conquistar e fidelizar o cliente, já que gera confiança e faz ele perceber que a empresa se preocupa com a sua segurança e satisfação. Significa que tanto os dados pessoais quanto os sensíveis são relevantes e geram impacto no marketing digital da empresa. Saber coletar, utilizá-los e compartilhá-los é fundamental no marketing digital.

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Para saber mais, leia os textos a seguir:

A transformação digital é uma realidade e está a seu alcance

LGPD exige adequações de empresas a dados de clientes. Veja o que muda


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