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Mercado e Vendas | VENDA
O que são gatilhos mentais e como usá-los para aumentar as vendas

O que são gatilhos mentais? Como eles podem ser utilizados para influenciar no aumento de suas vendas de uma maneira bem prática?

· 23/03/2023 · Atualizado em 18/04/2023
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Inspirados pelo conteúdo do blog Abri Minha Empresa, abordamos o conceito de gatilhos mentais, o que são e como aplicá-los para você vender mais. 

De tudo o que você precisa saber para abrir sua própria empresa, gatilhos mentais é um assunto que vem sendo cada vez mais utilizado, principalmente com o objetivo de conseguir realizar mais vendas. E quando bem trabalhado, esse conceito realmente faz toda a diferença na hora de efetuar qualquer tipo de venda. E é por isso que vamos abordar os seguintes pontos: O que são gatilhos mentais; como utilizá-los no marketing e vendas; Exemplos de tipos de gatilhos mentais. 

O que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. São aquelas decisões que a gente toma e nem percebe, praticamente uma reação automática que temos ao receber estímulos. Eles podem produzir sintomas emocionais tanto favoráveis, como desfavoráveis. Saber estimular esses gatilhos é uma ferramenta de persuasão muito poderosa e poderá gerar ótimos resultados de marketing e vendas.

Como utilizá-los no marketing e vendas?

Existem diversas formas de utilizar os gatilhos mentais no marketing e vendas, desde a criação de conteúdo até a elaboração de campanhas publicitárias. Alguns exemplos de gatilhos mentais são: urgência, escassez, autoridade, prova social, reciprocidade, novidade, curiosidade, entre outros. Cada gatilho pode ser utilizado de forma estratégica para alcançar um objetivo específico, como a conversão de vendas ou a fidelização de clientes. Trabalhar com gatilhos mentais no marketing e vendas é uma estratégia que pode trazer muitos resultados positivos para o seu negócio. No entanto, é importante lembrar que o uso de gatilhos mentais deve ser ético e respeitar os valores e interesses do público-alvo. 

Vendas

Para ter uma boa campanha de marketing e de vendas, os gatilhos mentais são obrigatórios. Podemos partir do princípio de que o marketing e vendas estudam o comportamento do consumidor, e é preciso entender o comportamento de compra dos clientes para conseguir identificar oportunidades para apresentar seu produto ou serviço como a solução para a sua necessidade, ou problema deles. Considerando isso que falamos agora, os gatilhos mentais são utilizados como técnicas de persuasão, ou seja, táticas para convencer os clientes de que seu produto, serviço ou empresa é a melhor opção de compra do mercado. Os gatilhos mentais podem aparecer em diversas situações, como e-mails, em vídeos publicitários, sites, spots de rádio, enfim, qualquer peça de campanha. O objetivo não é enganar os clientes, mas sim fazer com que eles considerem sua marca, entendendo que o que a sua empresa está oferecendo é realmente uma boa opção de compra.

Exemplos de gatilhos mentais 

  • A reciprocidade: como a própria palavra diz, pode ser sentida quando alguém nos dá algo sem pedir nada em troca, porém, automaticamente nós nos sentimos felizes em retribuir o favor. Por exemplo, podemos citar: quando uma loja envia uma cortesia da casa para o cliente, que este, por sua vez, fica tão feliz e agradecido que se sente na obrigação de voltar para retribuir a gentileza. 
  • A autoridade: neste caso, sua empresa precisa passar autoridade, ou seja, mostrar que sabe o que está fazendo e que tem a confiança das pessoas. Sua marca precisa tornar-se uma referência no seu nicho. Com certeza, as pessoas vão escutar e confiar no conhecimento e sensação de autoridade que sua marca transmite. 
  • A novidade: este gatilho mental é quando apresentamos algo bem novo, algo disruptivo. Ele está relacionado à criação de novidades e ao lançamento de produtos ou serviços que surpreendem os consumidores. Ao trabalhar esse gatilho, as empresas podem gerar uma sensação de exclusividade e atrair a atenção de um público que valoriza a inovação e a criatividade. É importante ressaltar que a inovação não precisa ser necessariamente uma grande transformação ou uma tecnologia avançada. Pequenas melhorias e ajustes em produtos ou processos também podem gerar um efeito positivo no público. 
  • Prova social: O gatilho mental da prova social é um dos mais poderosos. Ele funciona no pressuposto de que as pessoas tendem a seguir o comportamento dos outros, especialmente quando não têm informações suficientes ou conhecimento sobre o assunto em questão. A prova social pode ser construída por meio de depoimentos, avaliações, números de vendas, premiações e outras formas de evidências que mostrem que muitas pessoas confiam e aprovam determinado produto ou serviço. Quando bem utilizada, a prova social pode aumentar significativamente a credibilidade e a confiança dos consumidores na marca, levando a um aumento nas vendas e fidelização de clientes.
  • Escassez e urgência: O gatilho mental da escassez é muito utilizado, pois as pessoas tendem a valorizar mais aquilo que é raro ou limitado. Quando uma empresa utiliza esse gatilho em suas estratégias de marketing, ela pode criar uma sensação de urgência nos consumidores, incentivando-os a tomar uma decisão de compra mais rápida. Isso pode ser feito com a realização de promoções com tempo ou quantidade limitada, edição limitada de produtos, entre outras táticas que aumentem a percepção de escassez do que está sendo oferecido. No entanto, é importante tomar cuidado para não criar uma falsa escassez, pois isso pode gerar desconfiança e afetar negativamente a imagem da marca.

Enfim, citamos aqui os exemplos de gatilhos mentais para mostrar como eles são importantes de serem trabalhados. Com toda a certeza, eles farão com que as suas campanhas de marketing sejam mais efetivas e suas vendas aumentem significativamente. 

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Existem diversos outros tipos de gatilhos mentais, cabe, agora, a você entender qual tipo pode se encaixar melhor, de acordo com o perfil e objetivo do seu negócio. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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