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Wed Sep 14 08:17:56 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
O que vem por aí? Mudanças que vão impactar o setor da moda

Conheça as principais mudanças no mercado e no perfil de consumo e saiba como elas irão impactar o setor da moda.

· Atualizado em 14/09/2022
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Você já deve ter se dado conta de que a pandemia acelerou processos de mudança que já vinham ocorrendo no mundo todo em todos os setores - e com o consumo não foi diferente. O mercado, inclusive o da moda, vem passando por mudanças, assim como o perfil de consumo. A nova realidade trouxe novas necessidades, novos desejos e novas formas de trabalho que também impactaram e estão impactando nosso modo de vestir e usar a moda.

O Google e a WGSN, empresa global de previsão de tendências, uniram-se para analisar as principais tendências para o futuro da moda e chegaram a cinco pilares definidos pela relação entre moda e sociedade: identidade, conteúdo, protagonismo, influência e negócio.

Os dados apontam que, hoje, além de 27% dos entrevistados acreditarem não haver regras para a moda, houve também um aumento de 528% na busca pelo termo genderless (sem gênero). A tendência de consumir evitando excessos fica evidente quando 16% dos entrevistados revelaram que preferem comprar de pequenas marcas. As pesquisas por responsabilidade social e trabalho escravo na moda cresceram 40% nos últimos anos, enquanto a por moda artesanal, 75%, revelando outras tendências do mercado consumidor.

A busca por moda plus size cresceu 109% e a por moda evangélica, 755%, o que evidencia a necessidade de representatividade e diversidade no mercado. A pesquisa revelou ainda que o terceiro fator que mais influencia nas escolhas relacionadas à moda pelo consumidor é compartilhar do mesmo propósito que as marcas e seus influenciadores. 

Também houve um aumento de 623% nas pesquisas sobre moda biodegradável e de 700% sobre moda confortável. Conceitos como upcycling, revenda de roupas e brechós também ganharam força na busca por uma moda mais correta e que agrida menos o meio ambiente. 

Em resumo, os dados revelam tendências de um mercado voltado para a sustentabilidade, a diversidade, a inclusão, a valorização do conforto e a identidade local. Mas as mudanças não param por aí: as exigências do consumidor também apontam para a necessidade de incorporação de tecnologias no varejo, implementando outros canais de atendimento além das lojas físicas, e do conceito de omnichannel (diferentes canais de contato com o cliente). O “compre on-line, retire na loja” já é uma realidade para muitos consumidores, que acabam vendo na loja física uma espécie de centro de distribuição. Outra possibilidade de atendimento para compras on-line é estar presente nos marketplaces, como Magazine Luiza, Lojas Americanas e Mercado Livre. 

Outra tendência importante é a oferta de tecnologias e meios diferentes de pagamento, como criptomoedas, Pix, cartões, carteiras digitais e outras possibilidades. A utilização de ferramentas digitais para o controle de estoque e gestão do negócio também foi um processo acelerado pela pandemia e que deve se refletir nos próximos anos.

Todas essas transformações exigem que os gestores de moda  desenvolvam um pensamento digital, o que inclui não apenas capacitar-se para o uso de novas tecnologias, mas adotar novas atitudes e comportamentos, bem como novas formas de atuar no mercado.

Os tipos de consumidor do futuro

É inegável que o consumidor tenha saído da pandemia impactado por alguns fatores, incluindo a percepção do tempo, sentimentos como incertezas e medos, seletividade nas relações, necessidade de afeto, esperança e cautela. Enfim, são muitas as sensações que vão definir os tipos de consumidores que as marcas podem esperar para o futuro. Estes são alguns dos perfis já traçados:

  • Preditores: afetados por incertezas e fadiga emocional, esses consumidores desejam simplicidade, estabilidade, conforto e normalidade. Farão compras de forma muito consciente (com o uso de refis, por exemplo), buscando valores agregados aos produtos.
  • Novos românticos: valorizam equidade, movimentos sociais, novas emoções e valores, higiene mental e sustentabilidade, pois trabalharam e estão trabalhando muito porque sua produtividade aumentou durante a pandemia. São pessoas que desejam uma divisão maior do seu tempo entre vida pessoal e profissional, por isso são conectados, imprevisíveis e desejam experiências de vendas personalizadas.
  • Condutores: são resilientes e com muita energia para diversas atividades ao mesmo tempo. Buscam experiências excitantes, como no metaverso, presentes digitais, moedas digitais, games, entre outras possibilidades.
  • Impossíveis: são aqueles que resolveram assumir as causas das minorias e desejam fazer a economia local circular, por isso buscam apoiar as causas da diversidade e pretendem construir um mundo melhor para os que foram prejudicados pela pandemia. As marcas podem ajudar oferecendo-lhes rituais de cuidados e bem-estar.

O Sebrae pode ajudar a sua marca nessa jornada para compreender o novo consumidor e capacitá-lo para atendê-lo. No nosso portal, você tem acesso a cursos, oficinas, conteúdos e consultorias, então não fique de fora do futuro que já começou.

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