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Fri Jan 20 17:48:55 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
O que você precisa saber sobre marketing no agronegócio

Conheça quais as etapas mais importantes para construir o marketing digital da sua empresa e se tornar escalável no setor.

· Atualizado em 20/01/2023
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O agronegócio assume o papel de protagonismo no país. Além de contribuir para a economia brasileira, alimenta e emprega milhões de pessoas. Ainda hoje, o setor se encontra em plena expansão. 

Dados do DataSebrae, de 2020, revelam que das 503.744 empresas agropecuárias, 59.916 são consideradas pequenos negócios, representando 11,89% do total. Porém, para o desenvolvimento, consolidação e sobrevivência, é preciso que as micro e pequenas empresas do setor invistam em planos estratégicos que abrangem o marketing digital. Afinal, se o cliente está buscando por sua empresa e não a encontra na internet, as chances de ele não entrar em contato com você são imensas.

Dessa forma, a empresa conseguirá maior posicionamento no mercado, agregar valor à marca e aos produtos, além de se destacar da concorrência.  

Para auxiliar nesse caminho, indicamos cinco estratégias que vão intensificar o desenvolvimento do seu negócio e ajudá-lo a se tornar escalável. 

Presença na internet

A primeira dica é construir autoridade no universo on-line. Isso significa ter um site institucional e estruturado, de forma que seja possível ser ranqueado na internet. 

Para isso, é fundamental utilizar, nas postagens, técnicas de SEO. Esse mecanismo depende de estratégias que convertam o seu perfil de público em cliente.   Entre as táticas estão: conteúdo relevante, títulos convidativos, boa meta-descrição, uso de palavras-chaves, marcações de HTML e imagens. 

Ao reunir todos os atributos, as chances de estar nas primeiras posições nos sites de buscas só aumentam. Além disso, faz com que a sua empresa seja reconhecida pelo buscador como relevante, íntegra e confiável.

Marketing de conteúdo

Os usuários da internet estão mais espertos e não caem em qualquer anúncio chamativo. A maioria está atrás de empresas que solucionem seus problemas e que agreguem valor, e esse é o papel do marketing de conteúdo. 

É uma maneira de engajar seu público-alvo e crescer a rede de clientes em potencial, por meio de conteúdos relevantes, que atraiam e envolvam, gerando valor e melhor percepção sobre o que a sua empresa vende e o que ela desperta no consumidor. 

Para isso, o primeiro passo é definir sua persona (cliente ideal para a empresa) e desenvolver conteúdos relevantes e que tenham a ver com a marca. 

No entanto, evite vender o produto em cada postagem. Se você produz e vende sementes, que tal passar dicas de como criar uma pequena horta em casa? Também é uma forma de atrair outros perfis de clientes que até então não conheciam a sua empresa. 

Foco nas mídias sociais

O uso das redes sociais é expressivo no Brasil. De acordo com um estudo do Cupom do Válido, publicado no jornal Estado de Minas, o país fica em terceiro lugar, no mundo, em uso de redes sociais. Por isso, hoje, se você quer destacar a sua empresa, é fundamental abrir contas comerciais em alguns dos canais tradicionais, como Facebook, Twitter, Instagram e Tik Tok. 

Você pode compartilhar links de matérias no Facebook, criar vídeos divertidos e ao mesmo tempo com conteúdos relevantes para Instagram e Tik Tok, postar conteúdos curtos no Twitter, enfim, utilizar as plataformas a seu favor. 

Investir em anúncios pagos também faz parte da estratégia de marketing. Por isso, de vez em quando, invista em gerenciador de anúncios (Facebook Ads, Istagram Ads, por exemplo). Isso pode gerar melhores resultados para o seu negócio.

Construa relacionamento

Estabelecer uma proximidade é a melhor maneira de fidelizar seu cliente. E quando o contato entre consumidor e empresa é agradável, as chances de manter o relacionamento são elevadas. 

Por isso, a sua empresa precisa de uma equipe que: seja empática entendendo quais as reais necessidades do cliente; na hora do contato com o consumidor, demonstre o quanto ele é importante para a sua empresa; busque solucionar os problemas o mais rápido possível. Caso contrário, a chateação pode dar vez ao fim do “casamento”. 

Outro ponto fundamental é estar atento ao feedback e encarar a crítica negativa como uma oportunidade de crescimento. Ah! O cliente sempre gosta de promoções exclusivas. Oferecer brinde é uma das boas soluções. 

Fortaleça o networking 

Manter-se atualizado sobre o mercado para oferecer soluções inovadoras – e dentro do que o porte da sua empresa suporta – é fundamental para se destacar no mercado. Para isso, apresente a sua empresa às feiras, workshops, palestras. Acompanhe o que o mercado tem a dizer sobre o seu nicho.  Criar uma rede de contatos gera autoridade e traz visibilidade ao negócio. 

Gostou do artigo? Conheça mais sobre o tema em www.sebrae.com.br


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