this is an h1

this is an h2

Mon Apr 24 01:20:46 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
O “T”, de tecnologia, completa a sigla ESG

A tecnologia fornece novas ferramentas para implementar as práticas de ESG em negócios de todos os porte.

· Atualizado em 24/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A implementação de práticas de ESG – sigla, em inglês, de environment, social e governance / meio ambiente, compromisso social e governança – vem ganhando força em todo o mundo. Isso por conta dos desafios que o planeta vem enfrentando e que levaram as Nações Unidas a apresentar, em 2012, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que deveriam ser implementados até 2030. 

Acontece que novas tecnologias, como a inteligência artificial (IA) e a análise de dados em tempo real, podem acelerar a implementação de ESG. A importância dessas ferramentas é tão grande que seria apropriado agregar a letra “T” à sigla, transformando-a em ESGT.  

E isso não se aplica apenas a grandes corporações.

Alguns exemplos 

As novas tecnologias abrem inúmeras possibilidades de avanço rumo às práticas ESG. Veja só: 

A análise de dados em tempo real, via ferramentas digitais, pode reduzir drasticamente o desperdício de energia e de matérias-primas, indo ao encontro do ODS 12 (consumo e produção responsáveis). Outra aplicação importante é estimar, em tempo real, a pegada de carbono, isto é, o quanto a empresa emite em gases que aceleram o efeito estufa. Conhecer esses números de forma instantânea permite reduzir a pegada ou adotar rapidamente medidas de compensação ambiental, por exemplo, a compra de créditos de carbono em qualquer parte do mundo.   

Essa tecnologia possibilita, ainda, o monitoramento das ações de fornecedores e parceiros, detectando rapidamente possíveis falhas, como o manejo irregular de resíduos, o que permite cobrar soluções imediatas.  

A análise de dados em tempo real também permite reduzir erros e fraudes, o que facilita a consolidação da governança corporativa dentro da empresa. 

Já a adoção de fontes renováveis de energia, como a solar e a eólica, reduz o consumo de recursos naturais e de combustíveis fósseis, além de colaborar para diminuir sua conta de luz. Isso coincide com os ODS 7 (energia acessível e limpa) e 13 (combate às alterações climáticas). 

O uso da computação gráfica, incluindo a realidade aumentada, facilita simulações com alta fidelidade, o que reduz a necessidade de testes de medicamentos em animais. Destaque-se que, desde o início de março deste ano, estão proibidos, no Brasil, os testes com animais para desenvolvimento de perfumes e cosméticos. Essas medidas cooperam com o ODS 15 (vida sobre a terra). 

A automação industrial, de sua parte, faz com que robôs e outros equipamentos substituam o ser humano em tarefas repetitivas ou perigosas. Assim, cortam-se custos, praticamente eliminando perdas e desperdícios, em acordo com o ODS 8 da ONU: emprego digno e crescimento econômico. 

Tecnologias como impressão 3D diminuem drasticamente os investimentos necessários para o desenvolvimento na indústria, na construção civil e em outras áreas. E isso combina perfeitamente com o ODS 9, voltado para o desenvolvimento da indústria inovação e infraestrutura.  

A digitalização das comunicações e o fato de equipamentos como celulares, laptops e desktops poderem ser encontrados a preços cada vez mais acessíveis possibilita incluir no mercado de trabalho as distantes faixas da população até aqui marginalizadas pela idade ou local de moradia. E isso colabora para a geração de trabalho e renda de mulheres, idosos e deficientes físicos e intelectuais. São pontos que contribuem com os ODS 1 (erradicação da pobreza), 5 (igualdade de gênero) e 10 (redução das desigualdades).  

Quando se trata de inteligência artificial, então, parece não haver limites. A IA pode, por exemplo, identificar práticas racistas, xenófobas ou sexistas de colaboradores da empresa, assim como em sua cadeia de fornecedores, o que facilita a correção da rota. Também é possível descobrir em tempo real ataques virtuais aos servidores e à reputação da empresa. Evitar ou corrigir imediatamente esses problemas pode impedir, portanto, perdas milionárias. 

Como você vê, são inúmeras as possibilidades. Não esqueça, também, que aderir às práticas de ESG representa um grande diferencial para a sua empresa, de qualquer porte, diante de consumidores – no Brasil e no exterior – que valorizam cada vez mais os compromissos social, ambiental e com a ética nos negócios. 

Bora, então, analisar com carinho a possibilidade de incorporar a ESG ao dia a dia de sua empresa, usando o T de tecnologia! 

Confira este material elaborado pelo Sebrae especialmente para você. 

ESG para pequenas empresas - Sebrae 

Como aplicar o conceito de ESG na sua empresa

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?