this is an h1

this is an h2

Wed Oct 26 02:07:19 BRT 2022
Inovação | PROPAGANDA ONLINE
O turismo agora é digital. Adapte-se e ganhe com isso!

A pandemia acelerou a digitalização dos negócios. O turismo não é exceção. Utilize o digital para conhecer e atender o cliente, e amplie seu campo de trabalho.

· Atualizado em 26/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A pandemia do coronavírus acelerou muito a digitalização dos negócios, uma tendência que já vinha se apresentando há décadas. E o segmento do turismo foi um dos mais impactados pela nova realidade, no Brasil e no mundo. 

O isolamento e a suspensão de viagens praticamente paralisaram toda a cadeia produtiva do turismo por quase dois anos. Inúmeras empresas fecharam as portas. Outras reinventaram-se, o que, quase sempre, passou pelo meio digital. Milhares de pequenos negócios do segmento fecharam seus escritórios, por exemplo, com os colaboradores se instalando em um quarto de casa. Muitas empresas perceberam, inclusive, que mantinham postos de trabalho dos quais, realmente, não precisavam. Se não conseguiram aumentar a renda, pelo menos cortaram custos. 

Mesmo com a atual redução das restrições associadas à covid-19, o fato é que a digitalização da cadeia do turismo veio para ficar e, este é o futuro do turismo. O turista já se acostumou, por exemplo, a utilizar aplicativos para pesquisar passagens, hospedagens e pacotes turísticos. E os rankings e ferramentas de opinião transformaram-se em grandes formadores de opinião, influenciando de forma decisiva a tomada nas decisões de compra.

Sem esquecer que o meio digital cria todas as condições para que o viajante experimente várias alternativas até escolher o seu destino de viagem.

FAVORITAR
Botão favoritar
Rota da viagem

A questão agora é como você pode aproveitar essa tendência irreversível de digitalização para aperfeiçoar e melhorar seu negócio. Um bom caminho é aprimorar seus diferenciais: oferecer ao cliente o que nenhum aplicativo ou concorrente pode fazer. Em outras palavras, trata-se de deixar de encarar a venda de produtos ou serviços como foco do negócio e passar a vender, principalmente, confiança.

Atender o cliente de forma personalizada, a qualquer momento, entendendo seus problemas (e eles certamente se multiplicaram no contexto pós-pandemia), prestando assessoria desde as primeiras consultas até o balanço final da viagem. Essa é uma excelente maneira de diferenciar-se no mercado. Os melhores instrumentos para isso, claro, são digitais: celular, computadores e aplicativos.

As ferramentas digitais também são muito eficientes para você manter um contato permanente com seus clientes. Oferecer pacotes e destinos originais, promoções, consultá-los quando as férias estão chegando, saudar aniversários e outras datas comemorativas são excelentes maneiras de fidelizar seu cliente e garantir que ele irá procurá-lo outra vez na próxima viagem. 

Fotos e mensagens de viagens nas suas redes sociais, desde que autorizadas pelo cliente, também poderão fazer com que sua marca chegue a um público maior. Com uma boa estratégia de mídias digitais, você pode, inclusive, impulsionar essas imagens em direção a seus públicos de interesse, fazendo investimentos bastante reduzidos. 

Se a pandemia do coronavírus trouxe uma certeza é a de que o mundo inteiro perdia bilhões de horas a cada mês por conta de deslocamentos inúteis em direção a reuniões que poderiam muito bem ser feitas pelo meio digital. No segmento de turismo, então, praticamente tudo pode acontecer no plano digital: há pouquíssima necessidade de contato físico. Isso vale, inclusive, para a capacitação de mão de obra. 

Outra vantagem da digitalização na cadeia do turismo é que ela pode ajudar você, caso opte pela segmentação de seu negócio. Se você quiser concentrar-se no nicho de turismo histórico, por exemplo, uma boa estratégia de Search Engine Optimization (SEO, sigla em inglês de Otimização para Mecanismos de Busca), adaptada ao website de sua empresa, tem condições de torná-lo mais “visível” aos mecanismos automatizados de busca, como o Google.

A integração do website com as redes sociais, desde que elas também contem com uma boa estratégia de impulsionamento, pode apresentar sua expertise no segmento aos públicos que lhe interessam. E tem mais: o digital não tem fronteiras. Isso quer dizer que seu público-alvo pode estar em todo o Brasil e, também, no exterior. Ou seja, aquilo que começou como uma crise durante a pandemia pode muito bem terminar no florescimento de seu negócio. Podem até ser outras flores, que você não conhecia quando plantou. Mas, elas certamente terão a possibilidade de perfumar seu roteiro de negócios.

FAVORITAR
Botão favoritar
Telegram

 Participe você também, acompanhe as notícias
e dicas para sua área de atuação.

Confira abaixo os canais já existentes no Telegram: 


 Sebrae Turismo

https://t.me/sebraeturismo


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?