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Thu Dec 08 01:24:14 BRT 2022
Inovação | INOVAÇÃO
O turista mudou, e agora? Conheça as inovações nesse segmento

Hoje, os clientes relacionam-se usando tecnologia com as empresas. Conheça os novos perfis de consumidores no turismo e mantenha o seu negócio competitivo.

· 29/06/2022 · Atualizado em 08/12/2022
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Nos últimos tempos, cada vez mais pessoas utilizam a internet para fazer turismo. Seja no momento de buscar por um destino (e informações sobre o lugar), comprar passagens, pacotes e contratar serviços diversos, que vão desde a hospedagem ao guia local, seja depois da viagem, ao compartilhar experiências e dar feedbacks. 

Para traçar suas estratégias e criar diferenciais competitivos que sejam realmente valorizados por esse viajante autônomo e cada vez mais conectado, sua empresa precisa conhecer e adequar-se às novas formas de interação com o turista. 

Fazer desse conhecimento a base para um plano de ação apropriado às necessidades e sonhos do seu público-alvo, entender essas mudanças de comportamento das pessoas no ambiente digital e as tendências para o setor podem garantir o futuro da sua empresa.

O perfil do novo turista

Todo o caminho que o turista percorre resume-se em sonhar, planejar, comprar, experimentar e compartilhar. Hoje, o cliente tem se mostrado imediatista e busca serviços flexíveis, autônomos e praticidade na aquisição de produtos e serviços. 

Segundo o último relatório da Cisco (o Cisco Annual Internet Report Complete Forecast Update 2018-2023), até 2023, 66% da população mundial estará conectada à internet, ou seja, um aumento de 36% em comparação ao ano de 2018. Só no Brasil, o número de pessoas conectadas à internet será de 199,8 milhões em 2023, ou o equivalente a 92% da população estimada para o ano. Em 2018, eram 164 milhões.

Outro dado relevante é que os brasileiros já consolidaram a sua relação com os smartphones. A pesquisa quantitativa realizada em dezembro de 2021 pela Digital Turbine, plataforma independente de distribuição de aplicativos móveis, mostra que o celular é parte integrante do planejamento de viagens, com 71% dos brasileiros já escolhendo destinos pelo dispositivo, contra 30% que ainda preferem o computador. 

A pesquisa mostrou também que 61% usam, de fato, o aparelho de celular para fechar a compra, e 34% pelo desktop. Apenas 8% optam pela compra presencial, e 4% por ligação. Além disso, a pesquisa destaca outros dados relevantes: 

O cliente tem se mostrado imediatista e busca serviços flexíveis, autônomos, praticidade na aquisição de produtos e serviços. A jornada do turista digital resume-se em sonhar, planejar, comprar, experimentar e compartilhar. A utilização dos dispositivos móveis nos serviços de viagens também se deve à ascensão da economia compartilhada. Essa tendência se mostra atraente aos viajantes devido ao custo-benefício e às experiências únicas que propicia.

Segundo dados da PricewaterhouseCoopers (PWC), a projeção de movimentação global da economia compartilhada em 2025 é de US$ 335 bilhões.

Vocabulário do turista

Conheça algumas plataformas utilizadas pelos turistas atualmente: 

  • Bla Bla Car: plataforma que conecta pessoas interessadas em encontrar caronas para dividir custos de viagem. Atualmente, é a maior comunidade de caronas de longa distância do mundo.
  • Rent a local friend: comunidade de pessoas que amam viajar e estar em contato com diferentes culturas, e ganham dinheiro extra, partilhando o seu modo de vida e seus lugares favoritos da sua cidade com novos amigos estrangeiros.
  • Couchsurfing: rede que põe em contato viajantes, que só pedem um sofá para poupar dinheiro nas dormidas, e anfitriões dispostos a abrir as portas das suas casas a custo zero para conhecer novas pessoas.
  •  Airbnb: serviço on-line comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem.
  • Hostel: (albergue) tipo de acomodação que se caracteriza pelos preços convidativos e pela socialização dos hóspedes, onde cada convidado pode alugar uma cama ou beliche, num quarto partilhado, com banheiro no quarto ou no corredor, lavanderia e cozinha.
  •  Uber: por meio de um aplicativo, oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional, conhecido popularmente como serviços de "carona remunerada", encontrando motoristas parceiros pela proximidade.
Por onde começar?

Faça pesquisas na internet para descobrir como a sua empresa está posicionada, o que estão falando sobre ela e se ela aparece nos principais sites de busca e avaliação. Busque, também, sua cidade e identifique oportunidades.

Sites de avaliação são utilizados para pesquisar tarifas e opinião de consumidores, e influenciam diretamente na tomada de decisão. Conheça alguns:

  • Tripadvisor: site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo. Ele também inclui fóruns de viagens interativos.
  • Booking, Trivago, Kabum, Hoteis.com, Expedia: fazem buscas de meios de hospedagens, comparam tarifas, localização, fotos e características das empresas, bem como avaliação de clientes por critério.
  • Hotel Urbano: agência de viagens on-line, com frequentes promoções.
  • Decolar: buscador de preços de passagens aéreas, pacotes de viagens e hospedagem.
  • Google meu negócio: quando você digita o nome de uma empresa no Google, geralmente, ao lado direito das buscas aparece uma descrição, fotos, street view e demais informações. Caso você já esteja aparecendo, e não foi você quem colocou aquelas informações, sua empresa pode solicitar alteração dos dados e inserção de conteúdo, a ferramenta é inteiramente grátis.

Utilize as redes sociais a favor da sua empresa, divulgando conteúdos de interesse do turista como: programação de eventos da região, principais atrativos, vídeos, fotos e depoimentos de clientes. Aproveite para estimular o cliente a divulgar sua experiência aos amigos utilizando suas redes. 

Escolha as redes certas

 

Com o Facebook e Instagram, por exemplo, você tem a opção de interagir e divulgar o seu negócio especificamente para pessoas com hábitos de viajar, e pessoas que estão viajando para o local onde está seu estabelecimento, aumentando as chances de assertividade do público que compra o seu tipo de serviço. Conheça outras tecnologias que podem te ajudar a acompanhar as mudanças no segmento:

  • Geolocalização: tecnologia que possibilita identificar a localização de um dispositivo. Pode ser usado na identificação de pontos turísticos, serviços e demais atrações.
  • Realidade virtual: imersão em um ambiente a partir do uso de óculos especiais. Pode ser um diferencial competitivo e auxiliar no fechamento de novos negócios.
  • Uso de hashtags (palavra-chave antecedida pelo símbolo #, conhecido por "jogo da velha" ou "quadrado", que pode ser usada como ferramenta de busca na internet): elas funcionam com eficiência no Instagram e Twitter. Procure palavras que tenham a ver com o seu negócio e que possam trazer novos seguidores. Procure usar as mais famosas da sua região, aquelas que a Secretaria de Estado de Turismo usa, o nome da sua cidade, o nome do seu estabelecimento.

Ter seu endereço na internet, um site próprio com fotos atraentes e boa descrição do local, pode auxiliar a reforçar o que muitos dizem nas redes sociais ou ainda conflitar, caso as opiniões sejam negativas.

Apesar de as redes sociais serem uma excelente ferramenta de busca, avaliação e pesquisa, ter um site próprio é fundamental, desde que seja responsivo (adaptável à ferramenta de acesso pelo celular, tablet, computador) atualizado e funcional.

Com a chegada das novas tecnologias e as facilidades que a internet nos propicia, qualquer um de nós, hoje, pode ser um crítico gastronômico, um especialista em turismo e, cada vez mais, a opinião dos que viajam torna-se mais válida. E, assim, o famoso marketing boca a boca ganha uma amplitude ainda maior e quase que incontrolável. Por isso, é importante prestar atenção às necessidades individuais de cada cliente para aperfeiçoar o serviço, inovação constante e atender de forma personalizada, sempre buscando surpreendê-lo.

Leia mais sobre o assunto 

Autoria: Cristine Aoni, especialista em pequenos negócios e analista do Sebrae. Com informações de Fernanda Muraca, da Muraca Marketing Digital e Renan Alves, da Alvo Inovação.


 

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