this is an h1

this is an h2

Mon Aug 22 11:25:14 BRT 2022
Mercado e Vendas | PREÇO
O valor do artesanato brasileiro

Ao calcular o preço das peças que produz, o artesão deve levar diversos fatores em consideração.

· 27/07/2022 · Atualizado em 22/08/2022
Imagem de destaque do artigo
Artesanato brasileiro

O artesanato, além de ser uma das principais manifestações da cultura popular de um país, é um trabalho que ajuda a preservar as tradições dos povos. Considerado um dos mais ricos do mundo, o nosso artesanato garante o sustento de muitas famílias e comunidades de norte a sul do Brasil. 

Com um conhecimento que remete à ancestralidade, os artesãos brasileiros produzem peças de uso pessoal ou decorativas a partir do barro, palha, madeira, papel, matérias brutas ou recicladas, entre tantas outras possibilidades. É, portanto, uma arte de grande valor para a nossa cultura. 

Mas, afinal, como calcular o preço dessas peças e de todo esse trabalho?

Quanto me custa

É importante que o artesão faça um levantamento de todos os custos, fixos e variáveis, para se chegar a um valor final que garanta lucro para o seu negócio. Para calcular esse valor, é preciso levar diversos fatores em consideração: o quanto se gasta de matéria-prima, mão de obra, comissão de venda, embalagem, transporte, energia elétrica e tudo o que gerar qualquer tipo de custo.

No curso A formação de preço para o meu tipo de negócio, o artesão pode se aprofundar ainda mais sobre a importância da classificação dos seus gastos, para compreendê-los melhor e saber diferenciar os fixos dos variáveis, aprender a observar o mercado e tomar as melhores decisões sobre os valores que vai praticar em seu negócio.

Ficha de custo 

Para facilitar a vida do artesão, uma das recomendações é a criação de uma ficha de custo para cada produto. Isso vai ajudar a recalcular o preço de alguma peça sempre que houver alguma variação de custo na sua produção. No caso, por exemplo, de reajuste de preço de alguma matéria-prima, o cálculo para a adequação do valor da peça produzida deve ser feito com base nessa alteração. A prática, além de facilitar a gestão no dia a dia, garante lucro ao negócio. 

Para saber um pouco mais como precificar seus produtos e serviços corretamente, veja também este vídeo com cinco dicas importantíssimas:

Lucro, mão de obra e marketplace

Especialmente no caso de produtos artesanais, ainda é muito comum as pessoas confundirem lucro com o que se ganha pelo serviço, isto é, pela mão de obra para a produção das peças comercializadas. São coisas distintas e que devem ser levadas em consideração na hora da composição do preço. 

Fica mais fácil compreender essa diferença quando há uma pessoa que trabalha com o artesão na confecção dessas peças e que recebe um salário por isso. Desse modo, a mão de obra desse funcionário tem um custo, assim como a mão de obra do artesão, que deve ser considerado na composição do preço da peça.

Por fim, vale ressaltar que o artesão também deve ficar atento à cobrança de comissão, ou seja, ao percentual cobrado sobre as vendas efetuadas pelos marketplaces, por exemplo. Ao ignorar esse custo, o empreendedor pode acreditar que está lucrando mais do que realmente está. 

Há vários sistemas prontos disponíveis para se chegar a um preço adequado, como o material Que preço eu boto?, da Universidade Federal do Cariri, que propõe um modelo de formação de preço do artesanato de Juazeiro do Norte que vale a pena conhecer. 

Lembre-se: a arte de saber o quanto cobrar pelo seu artesanato é o que vai garantir o sucesso do seu negócio.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?