this is an h1

this is an h2

Sun Apr 23 18:00:00 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
O varejo e a sua dependência ao marketing digital

O marketing digital é essencial para o varejo, permitindo a divulgação de produtos e serviços para um público maior, aumentando a visibilidade e as vendas.

· Atualizado em 23/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Para te fornecer mais informações sobre o varejo e o marketing digital, selecionamos as dicas do especialista Eduardo Torres, do canal V4 Company. 

O mercado varejista brasileiro passou por muitas transformações nos últimos anos. A forma de compra escolhida pelo público está cada vez mais influenciada pela internet.

Em 2022, um relatório apontou que 83% dos consumidores passaram a usar apps de compra após a pandemia.

Estratégias de marketing digital são essenciais para impulsionar as vendas do seu varejo, já que os hábitos de consumo estão mudando e os consumidores pesquisam preços e condições de pagamento antes de efetivar a compra.

Então, se pegarmos um produto, por exemplo, que não difere de uma loja para outra - o celular que sempre será o mesmo celular em qualquer loja. Neste caso, o poder de barganha está no preço, nas condições de pagamento e também nas condições de entrega, e é aí que entram as estratégias digitais.

Um outro ponto muito importante está relacionado às vendas. Nós vamos falar sobre time de vendas, diferentes estratégias e alguns cuidados que você deve ter na hora de usar o digital para impulsionar o seu negócio no varejo. Vamos lá!

No varejo, numa loja física, o vendedor é mais passivo, ele aguarda e recebe o cliente para poder atender. Já no digital, o cliente precisa ser prospectado, deve ser incentivado a receber mais de um tipo de mensagem para efetivar a compra.

E, além disso, é preciso construir um relacionamento com esse cliente, oferecendo, por exemplo, promoções, condições de pagamento, condições diferenciadas de entrega e inovar sempre, como, por exemplo, o cross-selling e up-selling. 

Mas, o que é isso? É oferecer mais de um produto dentro de uma venda ou, por exemplo, acrescentar outras formas de compra ali dentro dessa venda, e o cross-selling nada mais é do que venda cruzada.

O que isso quer dizer é uma estratégia de oferecer produtos ou serviços complementares àquele que está sendo vendido. Então, se você tem um varejo, provavelmente conhece essas estratégias. 

Na prática, a partir do exemplo do celular, o varejista pode oferecer, por exemplo, um plano de garantia estendida ou até acessórios, como capas protetoras, fones de ouvido, entre outras coisas, que conseguimos agregar nessa venda.

Já o Up-Sell é uma forma de oferecer um produto com o valor maior ali no ato daquela compra. Ou seja, no caso do celular, é oferecido um aparelho com mais memória interna, uma versão mais recente. Ambas essas estratégias aumentam o ticket médio do seu produto. 

E vale relembrar que o consumidor do varejo está mais antenado, ele pesquisa antes de comprar, não só o preço, mas tudo isso que a gente falou aqui de condições de pagamento, de condições de entrega. Ainda falando um pouquinho do consumidor, antes de mais nada, é preciso conhecer o seu público-alvo.

Isso parece redundante, mas alguns varejistas e redes de lojas são tão complexas que a mudança de público acontece de uma loja para outra. A variação de idade, gênero e hábitos de consumo, por exemplo, pode ser grande.

As lojas do interior, por exemplo, são mais fortes em crediário e naquela visita, aquela compra no balcão, enquanto as lojas da capital já têm um público mais jovem que prefere cartão de crédito e, até recentemente, o Pix.

Aqui, está um exemplo de como as coisas variam de um ponto para outro dentro da mesma rede varejista. E todo varejista sabe também que a estratégia de venda direta funciona muito bem: aquele famoso "compre de mim, fale comigo, garanta o seu desconto". 

Sendo assim, para essas estratégias digitais, não seria diferente. As campanhas de mensagem no WhatsApp, ligação no Google, campanha de tráfego no Facebook e chamada para ir no ponto de venda levando um cupom de desconto funcionam muito bem para o varejo.

Ter uma equipe treinada e disposta a alimentar os dados relevantes sobre essas vendas é muito importante, aliás, é o famoso rastreamento. Ou seja, um dos maiores problemas do varejo é a falta de dados suficientes para entender e notificar suas vendas.

E caso o varejo possua também um e-commerce, vale a pena ter um sistema de e-mail marketing para vender mais para os mesmos clientes e nutrir os potenciais clientes que não efetivaram a compra ainda. 

Lembre-se: todo varejo precisa do digital. Se você não quiser vender no digital, é muito importante estar presente ao menos e potencializar suas vendas nas lojas físicas através do digital. 

O marketing digital no varejo apresenta diversos desafios que precisam ser enfrentados pelas empresas que desejam se destacar no mercado. Um dos principais desafios é entender as preferências e comportamentos dos consumidores em relação às diferentes plataformas e canais digitais disponíveis.

É preciso conhecer as principais redes sociais, sites de busca e outros canais que os consumidores utilizam para se comunicar e interagir com as marcas.

Outro desafio é a gestão de dados, que deve ser feita de forma adequada para que as informações coletadas sejam úteis na tomada de decisões de marketing.

É preciso garantir a qualidade, segurança e privacidade dos dados dos clientes, bem como ter as ferramentas e técnicas adequadas para analisar e interpretar os dados para gerar insights valiosos.

Além disso, o marketing digital no varejo exige uma comunicação eficaz e personalizada com os clientes. As empresas precisam ser capazes de criar conteúdos relevantes e engajadores que sejam capazes de atrair a atenção dos consumidores e gerar interesse em seus produtos e serviços.

A personalização é fundamental para que os clientes se sintam valorizados e atendidos em suas necessidades específicas.

A concorrência acirrada é outro desafio do marketing digital no varejo. As empresas precisam estar constantemente atualizadas e inovando para se destacar no mercado e oferecer experiências diferenciadas aos clientes.

É preciso criar estratégias de marketing eficientes que sejam capazes de gerar resultados consistentes em um cenário cada vez mais competitivo.

Por fim, a integração do marketing digital com as lojas físicas é outro desafio importante. As empresas precisam ser capazes de integrar as estratégias de marketing digital com as vendas realizadas nas lojas físicas, garantindo uma experiência de compra fluida e coerente para os clientes.

Isso requer a adoção de tecnologias adequadas, além de processos bem definidos e uma equipe treinada para lidar com as mudanças que o marketing digital pode trazer para o varejo.

Aproveite e acesse o conteúdo que separamos para você:

Marketing digital: planejar para vender pela Internet: "Com este curso, você terá acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do Marketing Digital, que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio."  

Estratégias de vendas para comércio eletrônico. 

O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?