A Região pode superar a produção de 300 mil garrafas de vinhos de primeira linha em 2024
Quer oferecer aos seus clientes vinhos de alta qualidade, produzidos no Brasil, a preços inferiores a seus correspondentes estrangeiros e que, para completar podem ser acompanhados por queijos e embutidos de primeira? Então, está na hora de você prestar atenção ao que vem acontecendo na Chapada Diamantina, na Bahia.
Um projeto iniciado nos primeiros anos do século XXI começa a dar frutos muito promissores. Apenas uma das quatros vinícolas em funcionamento na região de Morro do Chapéu pretende colocar no mercado cerca de 300 mil garrafas de vinhos finos em 2024.
O grande atrativo da região é a altitude – superior a mil metros –, acompanhada pelo clima ameno, que permitiram o florescimento de variedades de uvas vindas principalmente da França. O resultado são vinhos com ótima acidez e ampla variedade da aromas.
O investimento mais ambicioso na região foi a inauguração, em março, da vinícola Uvva, Cepas Diamantinas, no município baiano de Mucugê, cuja proposta é produzir vinhos de primeira linha.
A Uvva é uma iniciativa da Fazenda Progresso, produtor tradicional de café na região. O projeto teve início em 2015, com o cultivo de 14 hectares e um investimento estimado em R$ 50 milhões. Hoje, são 52 hectares cultivados. A safra de 2019 foi a sexta obtida pela Uvva mas a primeira a ser comercializada (as outras foram destinadas a testes) e rendeu 55 mil garrafas. São cinco variedades de vinhos tintos e duas de vinhos brancos, obtidos de plantas recentes, cultivadas a partir de 2012. E a receptividade de crítica e público tem sido bastante positiva. Os preços variam de R$ 143 a R$ 260 a garrafa.
Outro empreendimento que vem se destacando na Chapada Diamantina é a Vinícola Vaz, criada pelo agrônomo mineiro Jairo Vaz, que trabalhava com uvas de mesa em Petrolina e Juazeiro. Ele começou a cultivar uvas – só variedades francesas – em uma propriedade de Morro do Chapéu em 2016. A vinícola tem capacidade atual para produzir até cinco mil litros por safra, mas os sonhos vão muito mais longe.
Produzindo atualmente três variedades de vinhos tintos (Syrah, Malbec e Pinot Noir) e quatro de vinhos brancos (Chardonnay, Sauvignon Blanc e Viognier, e Muskat Petit Grain) para a fabricação de espumantes, a Vinícola Vaz projeta a construção de uma adega com capacidade de processamento de 200 mil litros por safra. Trata-se de um investimento conjunto com o grupo Luvison, tradicional na produção de vinhos e equipamentos para vinificação em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. A ideia é oferecer as instalações às diversas vinícolas que vêm surgindo na região.
Nem só de grandes investimentos vive a produção de vinhos na Chapada Diamantina. Três engenheiros, professores universitários em Salvador e enófilos, montaram a Vinícola Reconvexo. Eles compraram uma pequena propriedade no Morro do Chapéu e começaram a cultivar aos poucos. Em 2019, plantaram, um hectare, parte com uvas Malbec, parte com a variedade Syrah, e também construíram uma pequena adega, que vem atraindo muitos visitantes.
Mas a produção de vinhos não está sozinha na Chapada Diamantina. Para começar, há os outros produtos obtidos da uva. A Cooperativa Vinícola da Chapada Diamantina (Coovichad) orienta a produção de sucos, vinagre e passas.
E há muitos outros produtos sofisticados, que podem encantar seu cliente, com destaque para os queijos, embutidos e defumados de alto padrão. Silvano leal foi um dos produtores que apostaram nesse potencial. Ele passou a criar cordeiros para engorda, com tecnologia de ponta, em uma fazenda de 62 hectares. Um de seus compradores é Benedito Maciel Aguiar, dono da primeira fábrica de embutidos na Chapada Diamantina. Ela tem capacidade de processamento de duas toneladas por dia, produzindo pernil, paleta, carré, costela e t-bone de carneiro. As sobras das peças de carne se transformam em embutidos: são mais de 30 produtos, incluindo linguiças temperadas com sal, ervas e toucinho.
Depois de tudo preparado e temperado, as peças das carnes, as linguiças e outros embutidos são levadas para o defumador, onde a temperatura varia entre 60 e 80 graus. O método é todo artesanal. “É um processo que requer muito cuidado porque a temperatura tem que ser controlada, não usamos aditivos químicos. Essa característica a gente não pode perder, é justamente o nosso diferencial”, diz Maurício Aguiar, engenheiro de produção, filho e braço direito de Maciel.
Vale a pena você conhecer os queijos da Chapada Diamantina, que certamente vão fazer sucesso entre seus clientes. O cardiologista Rogério Roney Rocha Martins, por exemplo, é dono de uma fazenda perto de Morro do Chapéu e investe na produção de queijos finos.
A fazenda tem montanhas de pedra e o clima propício para a criação de vacas leiteiras. A área utilizada para a produção de queijo ocupa oito hectares, apenas 0,5% das terras que Roney herdou do avô. No resto ele não mexe, porque quer manter a paisagem.
Para viabilizar a queijaria, o médico precisou vender a maior parte do rebanho e hoje trabalha apenas com duas raças: Holandesa e Jersey.
A escolha tem um motivo: “O leite deve ter teores de gordura e proteína adequados a cada tipo de queijo. Ou eu faço isso em laboratório, o que eleva o custo, ou tento fazer no campo. Aí preparo o blend desse leite e consigo todo tipo de queijo”, afirma.
O cardiologista/queijeiro consegui, com o blend, aumentar o rendimento da produção em até 30%. Hoje, sete litros de leite rendem, em média, um quilo de queijo. E cada vaca produz cerca de 20 litros de leite por dia.
Dentro da queijaria, o leite é pasteurizado em banho-maria. Depois de meia hora a 65 graus, não há risco de contaminação. O processo serve para matar as bactérias que o produto adquire durante a ordenha. Mas como é impossível fazer queijo sem bactérias, elas precisam ser repostas artificialmente. No caso da fazenda de Roney, que produz mais de 30 variedades de queijos finos, as bactérias vêm de longe. “São bactérias próprias para que o queijo desenvolva o sabor, o aroma, a coloração”, explica.
A casa segue receitas clássicas, que vêm da Itália, França e Suíça. Mas o médico tem produtos próprios, como um queijo feito com rapadura. Para ele, o que dá um sabor único aos produtos da região é o chamado “terroir”. “É aquela combinação de temperatura, umidade, pressão atmosférica e até a água”, afirma.
Outro produtor da Chapada Diamantina é a Queijaria Sincorá da Serra. A produção, artesanal, é feita desde 2017 na Fazenda Cajueiro, no município de Ibicoiara. O produtor Urbano Marcílio começou selecionando vacas leiteiras das raças Girolando, Jersey, Holandês e Gir, criadas soltas no pasto e se alimentando de capim tifton e sal mineral. Isso dá ao leite os níveis de gorduras e proteínas que singularizam o sabor do Sincorá da Serra.
Urbano começou produzindo queijos para abastecer a padaria da família, mas a boa receptividade o levou a ampliar o negócio, criando uma pequena queijaria. Em 2019, ele ganhou a medalha de ouro do V Prêmio Queijo Brasil.
Preparado com lei de vaca cru, fermentação estimulada a partir do pingo de soro do dia anterior, o queijo, curado, tem consistência macia e clara por dentro e uma camada firme e amarelada por fora, com sabor encorpado e marcante. O processo de cura do Sincorá da Serra, que tem o papel de deixá-lo mais saboroso e com texturas e aromas próprios, dura 40 dias.
A origem do sucesso recente da Chapada Diamantina como produtora de vinhos, queijos e embutidos foi a descoberta do Vale do São Francisco, onde, nos anos 1980, começaram a surgir plantações de uvas viníferas. Lá, na década de 2000, foram fundadas as duas maiores vinícolas da região: a Terranova, do Grupo Miolo, em Casa Nova (Bahia) e a Rio Sol, em Lagoa Grande (Pernambuco), que hoje pertence ao grupo português Global Wines.
A partir do êxito do Vale do São Francisco e de sua experiência em Juazeiro e Petrolina, o agrônomo Jairo Vaz visitou a Chapada em 2008 e concluiu que a região era propícia para a produção de uvas viníferas. Ele então convidou um amigo, Christian Jojot, presidente da Cave Coopérative des Riceys, para visitar a Chapada e dar sua opinião. Jojot concordou e os dois optaram por comprar terras em Morro do Chapéu, pelo fato de a cidade possuir uma estação meteorológica e um estudo geológico completo. Vaz comprou, então, a Fazenda Alto do Bonito de 54 hectares em Morro do Chapéu.
O agrônomo adormeceu o projeto por alguns anos, enquanto trabalhava no Governo da Bahia. Mas isso o aproximou de outro agrônomo, Giuliano Elias Pereira, da Embrapa. E os dois convenceram o então governador Jaques Wagner a viajar a Champagne, na França, e colocar R$ 400 mil do governo estadual no projeto.
"Em 2014, a Embrapa fez um relatório certificando a viabilidade da produção de vinhos na região", conta Vaz. "Com isso, a Secretaria de Agricultura fez o zoneamento agroclimático da região para o plantio de uvas viníferas. E os interessados em produzir vinhos puderam ter acesso a crédito. Hoje são quatro vinícolas só em Morro do Chapéu."
A chave do surgimento de novas regiões produtoras no país é a colheita de inverno. Isso porque, em boa parte do Brasil, chove muito no verão, que é o período natural da colheita, dificultando a produção de uvas viníferas por abrir espaço para o surgimento de doenças.
Colher em julho e agosto é possível graças à técnica da dupla poda desenvolvida nos anos 2000 pelo agrônomo Murillo de Albuquerque Regina, então pesquisador da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais).
"O Brasil é o único país do mundo, que eu saiba, onde há colheita de inverno", diz o agrônomo e enólogo Giuliano Elias Pereira. Pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Uva e Vinho. Ele é o principal responsável pelos estudos de desenvolvimento da vitivinicultura na Chapada Diamantina.
"Em 2010, plantamos uma série de variedades para testar e a primeira colheita aconteceu em 2012", conta. Pereira e sua equipe levaram então as uvas para a Embrapa de Petrolina e lá produziram os primeiros vinhos. "Ficaram espetaculares", garante.
Nordeste: um jovem produtor de vinhos
O Nordeste, na verdade, ainda é uma região vinícola jovem. Mesmo assim, seus números são notáveis. Em 2021, a região produziu cerca de oito milhões de litros de vinhos finos (variedades europeias) e mais de 13 milhões de litros de vinhos de mesa (variedades americanas).
Além da Chapada Diamantina, há iniciativas isoladas em Alagoas e Sergipe. Na própria Bahia, na fronteira com Goiás e Minas Gerais, a Fazenda Santa Luzia, do grupo Trijunção (que pertence a José Roberto Marinho/Rede Globo), tem um projeto vinícola em parceria com a Embrapa. Ali também os vinhedos estão a mais de mil metros de altitude e a colheita será de inverno.
Que tal então conhecer mais sobre os vinhos, queijos e embutidos da Chapada Diamantina e oferecê-los como diferencial de seu negócio?
Leia mais em:
A Chapada Diamantina agora também produz vinhos, e muito bons
Vinhos, queijos e embutidos movimentam economia rural da chapada diamantina
Vinícola Vaz | Terroair novo e exclusivo
Descoberta dos Queijos Artesanais da Bahia
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Tendências para quem trabalha no mercado de vinhos
Como montar uma fábrica de queijo artesanal (coalho e manteiga)
Como montar uma fábrica de embutidos
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Wed Jan 08 13:36:59 BRT 2025
Dicas para se posicionar bem nos aplicativos de delivery
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Wed Jan 08 11:38:07 BRT 2025
Confira dicas práticas e estratégicas para o Instagram
O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros e por ter o foco nas imagens tem sido vitrine ou catálogo digital de diversos negócios. Apresentar seus produtos ou serviços para vender pelo Instagram é fundamental hoje em dia. Por isso, preparamos dicas práticas para você usar o Instagram em prol do seu negócio, confira: Tenha um perfil comercial O perfil comercial mostra métricas e indicadores de desempenho dos seus posts. Também é possível ter informações sobre os seus seguidores, como a faixa etária, horário que mais usa o aplicativo e estados em que eles moram. Outro ponto do perfil comercial é que ele permite, em conjunto com o Facebook, fazer anúncios pagos. Capriche na foto de perfil A foto do perfil mostra a identidade visual da sua empresa. Você também pode colocar uma foto em que você esteja trabalhando ou o do seu produto. O importante é que a foto tenha relação com o seu negócio. Crie um nome de usuário fácil O nome precisa ser fácil de ser lembrado e escrito. Assim, o seu cliente localiza a sua empresa com mais tranquilidade. Faça uma bio completa A bio deve trazer a proposta de valor do seu negócio, o que te torna diferente dos outros. É importante que todos seus contatos estejam visíveis, assim como horário de funcionamento e endereço. Use o Linktree É uma ferramenta que possibilita a você colocar diversos links em uma só página, como o link para o WhatsApp, para o site, cardápio etc. Foque no engajamento do seu cliente Só o número de seguidores não importa. Você precisa manter um relacionamento com os seguidores para que eles se tornem fiéis consumidores do seu produto. O importante no curto prazo é que as pessoas que já te seguem realmente queiram comprar de você e tenham interesse no seu produto! Crie um calendário editorial O calendário ajuda na organização e planejamento de tudo que será postado no seu Instagram. A frequência de postagens é essencial para o Instagram, pois o cliente se acostuma com a sua agenda e gera engajamento. Exemplo: Segunda-feira - Post com passo a passo de uso do produto. Terça-feira - Dica sobre a sua área de atuação. Quarta-feira - Perguntas e respostas nos stories. Quinta-feira – TBT de um lançamento ou produto que faz sucesso. Sexta-feira – Reels com a rotina de trabalho. Sábado – Dicas de lazer para o fim de semana em que o cliente possa usar seu produto. Aposte no poder das imagens As pessoas começam a comer com os olhos, para isso uma boa foto precisa de uma câmera de qualidade (pode ser do celular mesmo!), boa iluminação (a luz natural é ótima) e uma composição do cenário! Use sua criatividade para entreter seus seguidores! Feed do Instagram Poste todos os dias. O conteúdo precisa ser mais elaborado no feed do que nos stories. Ele costuma ser a primeira impressão ao acessarem a sua página. As fotos devem ser harmônicas. Uma ferramenta bastante usada para organizar o feed é o Canva. Stories do Instagram Abuse desse recurso! Faça enquetes com seus seguidores, mostre passo a passo. Use recursos como o boomerang e timelapse para que os vídeos fiquem dinâmicos. Crie destaques Os stories podem depois virar destaques para os clientes assistirem sempre que quiserem! O cardápio também é uma boa opção para ficar nos destaques! Criar Hashtags (#) É uma maneira de juntar conteúdos de um mesmo tema, o que facilita que o usuário encontre seu negócio. Marque sempre a localização quando postar algo Isso faz com que o Instagram leve seus posts para pessoas próximas à sua localização. Faça sorteios Aproveite os posts que estimulem seus seguidores a marcar amigos nas suas postagens! Essas dicas são rápidas para serem colocadas em prática! Procure canais que sejam inspiradores para você no Instagram, que sejam relacionados ao seu negócio e também veja pelas Hashtags o que as pessoas têm postado sobre o seu produto ou serviço. Sensibilize-o da importância do movimento #compredopequeno e reforce que seu produto ou serviço pode ajudar a vida de outras pessoas Escrito por Bianca Pedroso e Mayra Viana, colaboradoras do Sebrae Nacional.Foto de Lisa Fotios no Pexels.
Wed Jan 08 10:50:00 BRT 2025
Como fazer um plano de marketing
O primeiro passo para desenvolver uma boa estratégia de marketing demanda estudo e planejamento. Antes de começar a criar perfis em redes sociais ou investir em anúncios, faça o seu plano de marketing. É a maneira ideal de direcionar suas ações com assertividade e alcançar bons resultados. Mas, o que é um plano de marketing? É um documento com todas as estratégias de marketing, objetivos e indicadores de análise para um período determinado. O plano de marketing pode ser para o setor ou para campanhas específicas, como o Natal. É ele que orienta as ações para o cumprimento dos objetivos de forma eficiente. Além disso, o plano de marketing está relacionado à gestão do negócio e ao planejamento estratégico da empresa. O plano de marketing pode trazer um impacto direto no crescimento da sua empresa. Algumas vantagens de um plano de marketing são: Conectar com os clientes certos, já que permite a análise de dados e pesquisas; Ter mais previsibilidade e trazer mais segurança na tomada de decisão; Economia de tempo e dinheiro, com a otimização dos investimentos; Alinhamento do trabalho em equipe, melhorando a integração e comunicação interna; Mais facilidade de gerenciar as ações, identificando oportunidades e riscos. Podemos dizer que o plano de marketing possui três momentos: Planejamento: quando é feita a análise de macro e microambientes, a definição das personas, a criação da marca e o mix de marketing. Implementação: é a execução do planejamento, a partir dos objetivos, metas e cronograma de ações. Avaliação: é o momento da verificação dos indicadores KPIs do negócio. Na avaliação, os feedbacks dos clientes são analisados com o objetivo de ajustar o plano de marketing. Abaixo, trouxemos cada uma das etapas de definição de um plano de marketing. Confira para adequar ao seu negócio e melhorar seus resultados! Para saber mais, leia o texto a seguir: Como elaborar um plano de marketing E aproveite o curso do Sebrae: Ganhe mercado com o plano de marketing
Sat Jan 04 00:07:59 BRT 2025
Baixe planilha gratuita de precificação para vender nos marketplaces
Quem decidiu expandir seus negócios para plataformas do tipo marketplace deve se ligar na precificação, ou seja, na definição do valor cobrado pelos produtos e serviços oferecidos. Cada um dos gigantes brasileiros do setor possui suas próprias regras, o que influencia a margem de lucro do empreendedor que busca a parceria. Saber qual preço cobrar é sinônimo de vender bem. Por isso, o Sebrae criou uma planilha pra ajudar o empreendedor a chegar no valor ideal para se manter na vitrine de uma grande loja virtual. A Calculadora de Marketplace ajuda a definir montantes justos, mantendo o equilíbrio para se negociar on-line com rapidez, visibilidade e, claro, mais retorno para o negócio. Quais são os custos para entrar (e ficar) no marketplace? O marketplace representa uma forma viável de alavancar seus negócios utilizando o serviço de grandes marcas com custos reduzidos. Mas eles existem, não é mesmo? Os principais são: Taxas sobre as vendas: é um percentual ou comissão sobre o faturamento com a venda de cada produto, que vai de 5,99% a 30%, dependendo do marketplace. Frete: quando o envio é feito pela operação do próprio marketplace, é cobrado um fixo que varia de acordo com a categoria e as características do produto, bem como com o relacionamento do vendedor com a plataforma. Além disso, é preciso estar em dia com a documentação que costuma ser exigida, principalmente pelas grandes redes de varejo, antes da autorização para vender no espaço virtual. Ex.: Inscrição na Receita Federal como pessoa jurídica (CNPJ); Certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários; Contrato social atualizado; Aquisição de sistema para emissão de nota fiscal; Contrato assinado com a empresa de marketplace. É possível calcular os números ideais para operar em marketplace? A resposta é “sim”! E, para facilitar a sua vida, você pode baixar a planilha de precificação para marketplaces, que também pode ser chamada de calculadora de marketplace. Desenvolvida pelo Sebrae, ela é uma ferramenta de apoio na construção da estratégia de preços para a venda on-line de seus produtos/serviços. Quais são os requisitos para usar a calculadora de marketplace? Ao usar a calculadora de marketplace, é importante verificar: Os produtos que irá comercializar; A taxa da categoria dos produtos; Quanto pagará de frete; Qual a margem de contribuição desejada; Caso já venda em marketplaces, a quantidade de produtos vendidos para analisar e construir a melhor estratégica de margem x giro; Os preços praticados pelos concorrentes. Ah, vale lembrar que, com a Calculadora de Marketplace, você também poderá estimar o impacto dos descontos praticados. A planilha está em formato xlsx (planilha editável), bem simples de usar. E então, que tal descobrir agora mesmo se você está cobrando preços adequados pelos seus produtos? Onde eu encontro a calculadora de marketplace? Você está a um clique de ter a sua! Baixe AQUI a calculadora de marketplace do Sebrae e seja um craque na precificação! Quer mais informações sobre marketing em seu empreendimento? Participe do nosso grupo do Telegram. Telegram Sebrae Marketing Digital Conteúdos exclusivos sobre o mercado digital. Conecte-se com ideias e dicas de sucesso para o seu negócio.
Sat Jan 04 00:05:04 BRT 2025
Por que exportar artesanato?
O portal Aprendendo a Exportar Artesanato, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, apresenta as principais vantagens da exportação para o segmento do artesanato. São elas: Promoção da entrada de moeda estrangeira para o Brasil A exportação atrai moeda estrangeira para o país. Na avaliação apresentada no portal, é apresentado um gráfico com os cinco países que mais compram o artesanato brasileiro: Estados Unidos, Holanda, Suíça, Argentina e Paraguai. Estímulo ao aumento do valor agregado dos produtos O fato de o mercado internacional valorizar produtos com inspiração étnica e com identidade local contribui positivamente para o aumento do valor agregado do produto artesanal brasileiro. Redução de dependência do artesão perante as variações dos ciclos econômicos internos Com a abertura de mercado fora do Brasil, caso haja uma redução das vendas dentro do país, em função das variações dos ciclos econômicos internos, o impacto causado pela baixa nas vendas é minimizado, e os artesãos continuam tendo oportunidade de inserção de seus produtos em outros mercados. Ampliação e diversificação do mercado A exportação amplia o público consumidor e, com isso, aumenta o tempo de vida dos produtos, pois um produto que já esteja com suas vendas em declínio em determinado mercado pode ser absorvido por outro. Promoção da cultura e de produtos brasileiros em outros países O Brasil é um país com uma grande diversidade cultural e que mantém viva uma grande quantidade de técnicas artesanais. Essa combinação faz do produto artesanal um agente importante na promoção e na divulgação da nossa cultura. Estimulação da melhoria contínua da qualidade Mercados mais competitivos, exigentes e diversos obrigam o aprimoramento técnico e criativo dos artesãos, o que, consequentemente, colabora para o processo de melhoria contínua do artesanato brasileiro.
Fri Nov 29 16:33:21 BRT 2024
Tendências de mercado 2024: Como será o comportamento do consumidor
No cenário dinâmico dos negócios, compreender as tendências de mercado que influenciam o comportamento do consumidor em 2024 é mais do que uma vantagem competitiva - é uma necessidade para a sobrevivência dos pequenos negócios. De acordo com uma pesquisa recente da McKinsey, divulgada em julho de 2023, sobre o consumidor brasileiro, as tendências de comportamento de consumo para 2024 revelam um cenário de otimismo em relação ao futuro, mas com uma postura cautelosa no presente. Esta mudança no panorama oferece oportunidades e desafios para os pequenos empreendedores se destacarem. Neste artigo, vamos explorar por que é crucial entender essas tendências, destacando as principais influências esperadas com dicas práticas para os micro e pequenos empreendedores aproveitarem ao máximo essas mudanças. Por que é importante compreender as tendências de mercado para 2024? O cenário de negócios está em constante evolução, e as tendências de mercado têm um impacto direto no comportamento do consumidor. Para os micro e pequenos empreendedores, entender essas mudanças é fundamental por várias razões: Antecipação de Demandas: Compreender as tendências permite que os empreendedores antecipem as demandas do mercado, ajustando seus produtos e serviços de acordo. Adaptação Proativa: Estar ciente das tendências possibilita uma adaptação proativa, tornando os negócios mais resilientes às mudanças no comportamento do consumidor. Diferenciação Competitiva: Empresas que se alinham às tendências têm uma vantagem competitiva, atraindo consumidores que buscam novidades e inovações.
Sat Nov 23 00:01:42 BRT 2024
Como vender mais na Black Friday: estratégias para o sucesso
A Black Friday é um evento anual aguardado com ansiedade por consumidores e lojistas. É a maior temporada de vendas do ano. A data vai se aproximando e a expectativa de promoções imperdíveis aumenta, uma oportunidade de ouro para você, empreendedor e empreendedora, aumentar as suas vendas. Se você deseja aproveitar ao máximo essa data e descobrir como vender mais na Black Friday em 2024, leia esse artigo até o final e aprenda estratégias poderosas que irão ajudá-lo a se destacar e aumentar suas vendas.
Sat Nov 23 00:01:34 BRT 2024
Black Friday: vendas à vista ou a prazo?
Agendada oficialmente para o dia 29 de novembro, já é hora de preparar o seu negócio para a janela de oportunidades de vendas e de novos clientes que a Black Friday pode te proporcionar. Dito isso, fica o questionamento: incentivar as vendas à vista, oferecendo descontos ou oferecer as vendas a prazo para os clientes? Oferecer parcelamentos no crédito é, de fato, a opção que costuma atrair clientes em seus momentos de decisão de compra. Porém, essa é uma opção que deve ser pensada e acompanhada de perto por parte dos empreendedores, visto que a grande quantidade de parcelamentos pode causar desequilíbrio no caixa mensal e impactar o financeiro do negócio.
Sat Nov 23 00:01:22 BRT 2024
Conheça o sistema de franquias
As franquias O sistema de franquias, devido ao grande número de marcas e redes hoje espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, é familiar a todos nós. Mesmo sem estudar profundamente o assunto, sabemos que uma empresa, por ser franquia, tem o direito de utilizar a marca de outra e comercializar seus produtos e serviços. E gera no consumidor a expectativa de ver o mesmo modelo de negócio nos diversos locais onde ele se deparar com aquela marca. Mas não existe uma definição única para franquia. De forma simplificada, podemos dizer que é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso de uma marca fornecida pelo seu proprietário (o franqueador) a um investidor (o franqueado). Assim, ele pode replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado. A franquia de negócio formatado (business format franchising) é a que melhor tem representado os sistemas comercializados atualmente. Esse modelo se caracteriza pela existência de um contrato no qual uma empresa detentora de uma marca ou patente (franqueador) utiliza o sistema de franquias para expandir seus negócios, concedendo a outros (franqueados) o direito de uso de sua marca ou patente e de exploração comercial do que tiver sido desenvolvido ou testado por ela. Para reproduzir corretamente o modelo e se beneficiar de um negócio experimentado e bem-sucedido, o franqueado deverá receber orientação para a instalação e a operação da unidade franqueada, mantendo o padrão exigido e remunerando a franqueadora pela concessão dos direitos e pela transferência desses conhecimentos. Termos utilizados O termo franquia é utilizado tanto para designar o sistema quanto a pessoa jurídica que participa de uma rede de franquias (a unidade franqueada). Já franchising é comumente empregado para se referir à estratégia de distribuição e comercialização de produtos e serviços. A seguir, veja outros termos que fazem parte desse modelo de negócio. Franqueador: pessoa jurídica detentora dos direitos sobre determinada marca ou patente que formata um modelo de negócio e cede a terceiros (franqueados) o direito de uso dessa marca ou patente e do know-how por ela desenvolvido, sendo remunerada por eles pelo uso desse sistema. Franqueado: pessoa física ou jurídica que adere à rede de franquias idealizada pelo franqueador, mediante o pagamento de um determinado valor pela cessão do direito de uso da marca ou patente e transferência de know-how, e se compromete a seguir o modelo por ele definido. Royalty: remuneração periódica paga pelo franqueado pelo uso da marca e pelos serviços prestados pelo franqueador. Geralmente é cobrado um percentual sobre o faturamento bruto. Taxa de franquia (franchise fee ou taxa inicial): valor único estipulado pelo franqueador para que o franqueado possa aderir ao sistema, pago na assinatura do pré-contrato ou contrato de franquia. Essa taxa também remunera o franqueador pelos serviços inicialmente oferecidos ao franqueado. Alguns franqueadores cobram um percentual da taxa de franquia no momento da renovação do contrato. Fundo de propaganda (ou fundo de promoção): montante referente às taxas de publicidade pagas pelos franqueados e pelas unidades próprias dos franqueadores e que deve ser utilizado para ações de marketing que beneficiem toda a rede. O franqueador, que costuma ser o administrador do fundo, deve prestar contas periódicas aos franqueados. Conselho de franqueados: tem caráter consultivo e é constituído pela franqueadora e por um grupo de franqueados, principalmente para a administração do fundo de propaganda. Circular de Oferta de Franquia: documento que, segundo a legislação brasileira, deve ser entregue pelo franqueador ao candidato a franqueado até dez dias antes da assinatura do pré-contrato, contrato ou pagamento de qualquer valor. Em resumo, ela deve ser entregue por escrito e ser redigida de forma clara, contendo as informações sobre a franquia, a rede de franqueados e tudo que será exigido do franqueado antes e após a assinatura do contrato. Contrato de franquia: documento que contém todas as regras da aquisição da franquia. Ele confirma a aceitação, pelo franqueado, de todas as regras, normas e taxas a serem praticadas. Território de exclusividade: delimitação do espaço geográfico onde determinado franqueado terá exclusividade de operação para que não haja concorrência desleal. Licenciamento de uso de marca x contratos de franquia Ainda que muitos empresários confundam contratos de franquia com licenciamento de uso de marca, algumas diferenças podem ser apontadas para facilitar esse entendimento. Os contratos de licenciamento, para que tenham validade perante terceiros, têm que ser averbados/registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). No caso das franquias, a averbação é facultativa para contratos internos e só é necessária para os contratos cujos franqueadores sejam domiciliados no exterior. As franquias são regidas pela Lei 13.966/19, também conhecida como a Lei de Franquias. O seu contrato é mais complexo que o de licenciamento de marca, pois inclui a transferência de know-how e uma série de direitos e obrigações entre as partes, o que permite ao franqueado replicar o modelo de negócio. Assim, os contratos de franquia incluem o licenciamento da marca, mas não se resumem a isso. A Lei de Franquias determina que o franqueado receba a Circular de Oferta de Franquia (COF). Contratos de licenciamento podem ser questionados na Justiça e considerados uma forma disfarçada de franquia se incluírem a transferência de know-how e o cumprimento de exigências típicas dos contratos de franquia empresarial. Por essas e outras razões, tanto detentores de marcas e patentes quanto aqueles que desejam ter o direito de comercializá-las precisam saber claramente, na hora de redigir ou de analisar o contrato, se estão diante de um simples licenciamento do direito de uso da marca ou da transferência de um modelo de negócio formatado, neste caso, uma franquia. Negócio próprio? Ao optar pela abertura de uma empresa, os empreendedores devem se perguntar se desejam abrir um negócio próprio ou investir em uma franquia. Mas, para decidir, é preciso comparar. Em um negócio próprio, o empresário terá a liberdade e a responsabilidade integral pela decisão sobre o que, onde, por quanto, para quem e como vender. Caberá a ele ter a ideia, criar a marca e promover ações de marketing para lançá-la no mercado, definindo o perfil de cliente a ser atendido, escolhendo o ponto e os canais de venda a serem utilizados, buscando informações sobre a legislação pertinente e conhecendo o tamanho e as características do mercado em que pretende atuar. Todos esses fatores, aliados à afinidade com a atividade a ser desenvolvida e à sua competência gerencial, serão fundamentais para o sucesso do negócio. Se o empreendedor optar por investir em um modelo de negócio já existente, com a marca em início de expansão ou estabelecida no mercado, uma forma possível é aderir a uma franquia. Por sua característica de reprodução de um modelo testado, que já apresenta resultados, a abertura de uma franquia envolve menos riscos que um negócio próprio, embora não se possa falar em risco zero. Para participar de uma rede de franquias, o empresário precisará estar disposto a renunciar a parte de sua liberdade de atuação, uma vez que deverá seguir um padrão definido pelo franqueador e permitir que seja verificado o seu cumprimento. Por outro lado, além de receber suporte para a abertura da empresa, escolha do ponto e inauguração, ele será treinado para operar seu negócio. Saiba mais Conheça os modelos que fazem sucesso no mercado de franquias.
Sat Nov 16 00:02:21 BRT 2024
Como produzir vídeo marketing com orçamento limitado
O vídeo marketing é uma tendência do meio digital que tem crescido muito nos últimos anos. Mas um dos obstáculos de trabalhar com vídeo marketing é o valor do investimento necessário para produção, edição e divulgação do material. Essa estratégia pode ser usada em todos os momentos da jornada de compra do cliente (atração, conversão, fidelização). E também para outros objetivos como publicidade, educação, relacionamento, divulgação, bem como fortalecimento da autoridade e presença on-line. Investir em vídeo marketing é uma forma de acompanhar o hábito de consumo de conteúdo dos seus clientes, fazendo com que seu negócio esteja mais presente e se torne mais relevante. Além disso, é uma maneira de contribuir para o aumento das vendas e também para a reputação da sua marca. Para construir uma estratégia de vídeo marketing com pouco dinheiro, é preciso: 1. Definir objetivos específicos Um dos maiores erros do marketing digital é investir em um canal pelo fato de que a concorrência está investindo nele. Se você quer começar a trabalhar com vídeo marketing, é preciso compreender o problema que sua estratégia irá solucionar. A sua intenção é atrair mais clientes? Seu objetivo é ter visibilidade? Engajar mais seus clientes? Existe uma infinidade de soluções que o vídeo marketing pode oferecer para a sua empresa. Quando se tem um objetivo definido, fica mais fácil saber quais serão os recursos aplicados e como mensurar os resultados. 2. Construa um MVP para o projeto A qualidade da sua estratégia de vídeo marketing não está relacionada ao volume de dinheiro que você aplica, e sim à forma como você a estrutura. O MVP, ou Mínimo Produto Viável, é uma estratégia bastante utilizada pelo empreendedorismo em startups e em pequenas empresas. Seu objetivo principal é validar um modelo de negócio com baixo orçamento. A base do MVP, como o nome sugere, é começar com o mínimo para que o produto possa funcionar. À medida que os usuários apresentarem feedbacks, novas funcionalidades serão agregadas e o projeto será ampliado. Na sua estratégia de vídeo marketing, faça um brainstorm de tudo o que você gostaria de fazer. Em seguida, selecione apenas a funcionalidade básica para que seu vídeo possa ir ao ar. Com isso, você reduz o escopo do projeto e o risco de falhas. Você pode ir ampliando-o à proporção que ele der retorno. 3. Pense fora do YouTube Um dos grandes erros cometidos por quem começa a trabalhar com vídeo é limitar a estratégia apenas ao YouTube. O vídeo marketing engloba redes sociais, lives, webinars e outros formatos. O YouTube é, de fato, um espaço com audiência enorme, porém a concorrência é bastante acirrada. Pensar em outras plataformas permite que você construa estratégias mais eficazes. Você pode conversar com seus seguidores nos stories no Instagram e no Facebook, por exemplo. Essa ação simples aproxima a sua empresa do seu cliente. Construir um webinar educativo para seus leads também pode gerar mais vendas. 4. Utilize recursos internos Começar uma estratégia de vídeo marketing não exige, necessariamente, um estúdio de gravação ou equipamentos de última geração para que tenha sucesso. Tais equipamentos podem auxiliar na qualidade do vídeo, porém o que tem importância é o seu conteúdo. Priorize agregar valor ao usuário. Se o seu objetivo é aumentar a sua autoridade no assunto, por exemplo, peça que alguém da sua equipe produza pílulas educativas sobre produtos ou serviços. Além de passar maior credibilidade ao seu usuário, também valoriza seus profissionais e utiliza menos recursos financeiros. Buscando melhorar a satisfação do cliente, por exemplo, a equipe de vendas e a de marketing podem produzir vídeos listando as vantagens do produto. Podem oferecer dicas para que o consumidor utilize o item da melhor forma. Existem inúmeras possibilidades. Trabalhar com orçamento reduzido exige bastante planejamento, criatividade e foco. Mas, não é impossível. Pelo contrário, é uma oportunidade disponível para todos. Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas: Como trabalhar vídeo marketing com pouco dinheiro Aproveite os cursos do Sebrae:Marketing digital para sua empresa: primeiros passos Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença
Sat Nov 16 00:02:16 BRT 2024
Como aplicar a ética digital no seu negócio?
Com o avanço das novas tecnologias, a ética digital se torna cada vez mais necessária. Novas ferramentas e softwares inteligentes, além dos algoritmos, estão transformando o mercado e as relações entre empresas e clientes. Entende-se por ética, no sentido amplo, o conjunto de princípios morais que guiam as pessoas. A ética digital diz respeito aos valores e princípios que uma empresa adota nas suas interações digitais. A segurança e a privacidade dos dados são discussões que podem ser feitas no âmbito da ética digital, por exemplo. As organizações precisam considerar, em primeiro lugar, o que é moralmente desejável para o cliente. Não pensar apenas no que a tecnologia pode fazer ou no que a regulamentação permite. Para muitas empresas, promover a ética digital deve começar com um processo de conscientização sobre o conceito. Outras ações que podem ser implementadas são: Aplicação de medidas para reduzir a corrupção interna; Exigência de civismo e ética na aprendizagem dos colaboradores; Realização de avaliações tendo a ética como um critério; Promoção de políticas de transparência e auditoria; Criação de incentivos para a ética nas decisões que impactam a sociedade. Separamos alguns pontos essenciais para o desenvolvimento da ética no negócio digital. Confira! A transformação digital ocorre de maneira rápida e o empreendedor deve cuidar da responsabilidade ética nos negócios para poder acompanhar tantas mudanças. As novas tecnologias trazem mais acessos e compartilhamentos, mas precisam ser utilizados em benefício do cliente, ou seja, com ética. Para saber mais, leia os textos a seguir: Como adotar práticas ESG e se tornar uma marca responsável Conheça a cultura da cooperação e descubra como ela atua