this is an h1

this is an h2

Wed May 24 23:28:59 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Ofereça o Uruguai como destino turístico

Proximidade, preços razoáveis e ótimas opções de passeios reforçam o Uruguai como destino turístico.

· 30/03/2023 · Atualizado em 24/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A pandemia de Covid-19, a guerra entre Rússia e a Ucrânia e os desdobramentos econômicos dos dois eventos limitaram muito as viagens internacionais nos últimos três anos. A atividade turística vem sendo retomada em todo o mundo, mas os preços das passagens para a Europa, Ásia, Oceania e América do Norte subiram consideravelmente. Assim, muitos turistas brasileiros devem ajustar seus planos de férias internacionais. Sem claro, abrir mão de viajar. 

Uma excelente opção, aqui pertinho de nós, é o Uruguai. Embora a cada ano mais brasileiros visitem o país vizinho, o fluxo de turistas ainda é modesto. O Uruguai recebeu em 2022 cerca de 150 mil turistas brasileiros, diante de mais de 700 mil que visitaram a Argentina. 

É claro que a Argentina oferece muitos atrativos, começando pela charmosa Buenos Aires, com seus shows de tango, com as livrarias e os restaurantes e bares de Puerto Madero, à beira do Rio da Prata. Sem esquecer as vinícolas, o esqui (e o chocolate) em Bariloche e a magnífica Patagônia. 

Mas o fato de tantos brasileiros já conhecerem a Argentina pode funcionar como argumento de reforço do Uruguai como destino turístico para seus clientes, já que o pequeno país também oferece opções muito interessantes. 

Montevidéu, a capital, encanta pela orla, à beira do Rio da Prata, pelo centro velho, com sua arquitetura típica da virada do século XIX e o Teatro Solis, inaugurado em 1856, cuja programação não deixa nada a dever aos grandes teatros europeus e mesmo ao Teatro Colón, de Buenos Aires. 

Quando se trata de gastronomia, o turista pode tirar suas próprias conclusões a respeito de onde está o melhor asado, churrasco, do mundo. No Uruguai? Na Argentina? Ou mesmo no Brasil? 

Que tal fazer a prova dos noves provando o asado uruguaio no mercado central de Montevidéu? E quem não perde uma feirinha de antiguidades pode conferir um bairro inteiro de ofertas em torno da rua Tristán Narvaja, no centro da capital, aos domingos. Também no centro, na Plaza Independencia, está o majestoso Palácio Salvo, inaugurado em 1928, o qual foi considerado o mais alto da América do Sul por muitos anos.

Seu cliente adora uma praia? A sofisticada Punta del Este está à disposição, oferecendo também muitos cassinos para os interessados. A 20 minutos de carro, em Puenta Ballena, está a Casapueblo, residência de veraneio do artista plástico Carlos Páez Vilaró (1923-2014), transformada em museu e que hoje aloja também um hotel, café e restaurante. 

No interior, são imperdíveis as visitas guiadas às vinícolas, com direito a almoço e degustação de vinhos uruguaios, que já conquistaram um lugar respeitável no mercado internacional.  

Mas se a preferência do viajante são as cidades históricas, o Uruguai oferece Colônia de Sacramento, cidade criada por jesuítas portugueses quando o país era a Província Cisplatina do Reino de Portugal, Brasil e Algarve (1821-1825). As ruas de pedra com nomes portugueses e as ruínas de construções da época lembram muitas cidades coloniais do Brasil. Destaque também para o farol e a Plaza de Toros de San Carlos. Ela foi inaugurada em 1910, mas funcionou por apenas dois anos, devido à proibição das touradas, em 1912. 

Incentivos oficiais 

Os preços no Uruguai são convidativos diante das opções em euro e dólar, e o real é bem aceito em muitos lugares. Nos últimos anos, o governo uruguaio também vem criando outros atrativos para o visitante brasileiro. Confira: 

  • Devolução do IVA (18% a 22%), imposto único sobre o consumo e os serviços turísticos. Ela ocorre sempre que os valores são pagos com cartões de crédito ou débito emitidos no exterior; 
  • IVA zero em hotéis; 
  • Descontos do IVA na gastronomia e no aluguel de veículos; 
  • Isenção do IVA para eventos internacionais realizados no Uruguai. 

Incluir o Uruguai como opção de turismo para seus clientes; trabalhar com importação e promoção de produtos uruguaios; enfim, há inúmeras oportunidades que se abrem no relacionamento com o país vizinho.  

Confira, por exemplo, esse material do Sebrae a respeito do turismo sobre rodas no Mercosul. 

Vamos embarcar nessa viagem? Bienvenido a Uruguay!  

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?