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Sat Nov 05 19:56:50 BRT 2022
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Oferecer descontos para pagamentos à vista é ilegal?

Com planejamento, donos de pequenos negócios podem aproveitar promoções para atrair a clientela que deseja pagar menos e gerar caixa.

· Atualizado em 05/11/2022
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A prática de dar descontos aos clientes que pagam à vista é comum entre as empresas de pequeno porte. Foi o que apontou uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Os consumidores, que sempre gostam de descontos e promoções, aprovam a ação. A estratégia é também vantajosa para os lojistas, já que a cada transação no cartão de crédito, paga-se comissão à operadora financeira e, ainda, em alguns casos, é necessário esperar até 30 dias para receber o valor.

Lei nº 13.455/17 prevê que os preços de bens e serviços podem ser diferentes de acordo com o pagamento utilizado. O que deu mais liberdade aos lojistas para oferecer ou não descontos aos consumidores. Resta saber se os cálculos para avaliar o custo final dessa estratégia estão a favor ou contra o seu negócio.

Apesar do desconto ser uma estratégia inicialmente interessante, pois atrai muitos clientes, com o tempo ela pode ter um efeito rebote. Isso porque a concessão de descontos de forma contínua pode acabar acostumando o seu cliente a comprar somente perante essa condição. Então, o ideal é que sempre que você for lançar mão dessa estratégia, seja de forma bem específica.

Por outro lado, engana-se quem acredita que a estratégia de desconto é a mais atrativa. Existem formas muito mais inteligentes de vender o seu produto sem precisar focar somente no desconto. Ações promocionais, ofertas de brindes, bônus para as próximas compras e cartões de fidelidade são algumas opções. Para isso, planejar-se é fundamental.

Para mensurar a possibilidade de lucro com essa iniciativa, é necessário apurar, com exatidão, o custo extra a ser gerado. Isso ajuda a identificar se sua estratégia é positiva em relação ao custo e benefício.

Na área de serviços, é importante observar as despesas adicionais e calcular o custo, chegando à conclusão do lucro obtido.

Cuidado para não  fazer ações promocionais a todo o momento. Tudo o que é disponibilizado a toda hora acaba perdendo o valor. Datas comemorativas são uma ótima oportunidade para você trabalhar essa estratégia. No dia a dia, o ideal é ir conquistando os consumidores sempre. Mas, de que forma?

O valor do seu produto

O primeiro passo é identificar qual é o real valor do seu produto. E isso passa longe de saber qual é o preço dele. Identificar o valor de um produto, é saber quais são os benefícios e atributos emocionais envolvidos nele. Sua equipe conhece bem o seu produto? Sabe como apresentá-lo da melhor maneira? Sabe vender seus benefícios em vez das suas características? Comece por aí!

Serviços são o novo desconto

Já pensou em adicionar serviços como forma de diferenciar-se da sua concorrência e agregar ainda mais valor ao seu produto? Uma aula experimental sobre um determinado produto, degustação, palestras, ajustes e toda a forma de serviço que pode te diferenciar da concorrência agregam valor e diminuem a percepção de preço.

Então, bora trabalhar as estratégias com criatividade! Boas vendas!


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