Cosméticos elaborados com óleos essenciais são um diferencial no mercado de beleza brasileiro e ainda têm bastante espaço para crescer.

A popularidade dos óleos essenciais vem crescendo bastante devido às inúmeras propriedades curativas e à versatilidade dessas substâncias. Sua utilização no segmento da beleza já é uma realidade para marcas que buscam alinhar suas formulações cosméticas ao chamado “movimento verde e sustentável”, que tem conquistado cada vez mais espaço no mercado mundial.
Em se tratando de fragrâncias, os óleos essenciais agregam valor aos produtos, impactando diretamente a escolha dos consumidores. Eles são reconhecidos principalmente por potencializar os efeitos dos cosméticos quando em contato com a pele e os cabelos, promovendo benefícios como maior hidratação, diminuição da oleosidade e longevidade da pele.
Diferentemente de cosméticos formulados com fragrâncias sintéticas, que ainda são muito usadas por conta do baixo custo, os produtos que trazem óleos essenciais em sua composição conseguem atuar no sentimento de prazer e bem-estar dos usuários. Por esse motivo, eles vão além do “cheiro bom” e podem, por exemplo, proporcionar sensações positivas, como a diminuição do estresse e da ansiedade.
Você provavelmente já usou ou conhece algum produto que conta com óleos essenciais, como xampus, sabonetes, maquiagem, cremes e até produtos de limpeza naturais. As variedades, utilidades e aplicações desses óleos são inúmeras. E quando você utiliza produtos com óleos essenciais, independentemente da função, está optando por composições que prezam o natural.
Mas o que são óleos essenciais?
Óleos essenciais são extratos concentrados retirados de plantas após o processo de colheita. Eles podem ser extraídos de diferentes partes da planta e por métodos distintos, como: destilação a vapor, expressão (esmagamento físico da casca do fruto), extração assistida por micro-ondas (o aumento da temperatura e da umidade rompe as membranas, liberando o óleo) e extração por solvente. A escolha do método de extração depende do tipo de planta e determina a qualidade do óleo.
São inúmeros os óleos essenciais disponíveis no mercado hoje, mas sua utilização é milenar. Alguns óleos são apreciados pelo seu aroma, enquanto outros proporcionam tratamentos curativos para dores crônicas, ansiedade, insônia, depressão etc. Na indústria, eles são usados na fabricação de cosméticos e produtos de limpeza.
De forma concentrada, eles são utilizados pela aromaterapia, tratamento alternativo que tem sido adotado por muitos brasileiros para os cuidados com a saúde. Na aromaterapia, conforme você inspira, o aroma do óleo estimula imediatamente o sistema nervoso central, desencadeando uma resposta emocional que equilibra o humor e proporciona alívio e bem-estar de forma rápida e natural.
Cada essência tem propriedades particulares, mas, de forma geral, os principais benefícios dos óleos essenciais são: bactericida de ambientes, anti-inflamatório, fungicida de plantas e para machucados, purificador de ar, redutor de insônia, diurético, expectorante, cicatrizante, estimulante e relaxante. Como são concentrados, eles devem ser usados em pequenas quantidades.
Confira o efeito de alguns óleos essenciais no corpo:
Lavanda: usada na aromaterapia, age como calmante, diminui o estresse e a agitação e auxilia no tratamento de insônia.
Melaleuca (tea tree): de uso dermatológico, ajuda no controle da oleosidade da pele e no tratamento da acne e da caspa.
Alecrim: de uso dermatológico, auxilia no controle da oleosidade da pele e no tratamento da acne, da caspa e da queda de cabelo.
Capim-limão: usado na aromaterapia, age como calmante emocional, melhorando o cansaço físico e o mental, e proporciona clareza, acabando com a falta de concentração.
Tangerina: usada na aromaterapia para diminuir a tensão, a insônia, a ansiedade e o estresse, traz alegria ao ambiente.
Pimenta-preta: de uso dermatológico, combate a queda capilar, evita a calvície e diminui as pontas ressecadas de cabelos oleosos.
Cosméticos elaborados com óleos essenciais são um diferencial no mercado de beleza brasileiro e têm bastante espaço para crescer no país. A indústria deve fazer cada vez mais uso dessas substâncias e comunicar melhor o seu potencial aos consumidores.
Se você se interessou pelo tema e deseja aprender a montar sua própria fábrica de óleos naturais e essências, o Sebrae te ensina tudo neste artigo.
Participe das comunidades temáticas do Sebrae no Telegram.
Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae
Foi um prazer te ajudar :)