this is an h1

this is an h2

Mon Feb 06 20:55:41 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Omnichannel melhora a experiência de compra de cosméticos

Personalização é tendência no mercado de beleza e as ferramentas de venda omnichannel melhoram a experiência do cliente no on-line e off-line.

· 16/01/2023 · Atualizado em 06/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Cada vez mais, as grandes marcas têm investido no omnichannel com o objetivo de proporcionar experiências de compra mais completas para os consumidores. Esta estratégia de vendas é reconhecida tanto pelo seu caráter inovador quanto como resposta às demandas do consumidor, além de ajudar a estreitar as barreiras entre os contatos on-line e off-line.

Hoje, não basta a marca estar presente nas prateleiras: é preciso oferecer uma experiência mais completa para o consumidor. Isso fica muito claro no setor da beleza. Certamente, o seu cliente já comprou cosméticos ou algum outro artigo de beleza em lojas virtuais. Ou pelo celular.

Uma pesquisa divulgada pelo portal No Varejo informou que as vendas pelo smartphones cresceram 70% no primeiro semestre de 2022 no Brasil, e entre as categorias que mais geraram volume de negócios, destacou-se o segmento de beleza e cosméticos: 32% das compras destes itens foram realizadas em ambiente virtual. Por isso, as principais empresas do setor precisam atualizar suas estratégias de venda constantemente.

Essas novas tendências em atendimento visam a suprir as necessidades do consumidor 3.0, mais conectado, exigente e bem-informado, que se comporta de forma omnichannel faz tempo. Para este consumidor, uma experiência positiva de compra on-line é tão importante quanto bons preços.

Mas o que é omnichannel?

É uma estratégia que visa a integrar os possíveis caminhos que o consumidor percorre na jornada de compra, como os canais de atendimento on-line ou off-line, permitindo que ele faça mudanças pelos diferentes trajetos, sem que isso impacte na sua experiência. O omnichannel permite ao empreendedor adaptar o negócio às necessidades dos consumidores e suas preferências, não só em termos de atendimento, mas também em vendas. 

Neste modelo, os diferentes canais se complementam e a comunicação é padronizada, de modo a proporcionar exatamente a mesma experiência para os clientes, independentemente do dispositivo utilizado ou do canal escolhido para o atendimento, diferente de uma estratégia multicanal, em que uma empresa oferece diferentes pontos de contato para o cliente. 

Entre os benefícios do omnichannel estão:

  1. Força na fidelização e retenção de clientes;
  2. Atração de novos clientes;
  3. Melhoria no faturamento;
  4. Melhorias de comunicação e marketing.

Omnichannel na beleza

Os consumidores, hoje, buscam marcas que sejam tão transparentes em sua lista de ingredientes e estratégias de venda quanto naturais em seus produtos. À medida em que os clientes se fortalecem digitalmente, eles exigem experiências cada vez mais personalizadas. E a personalização significa seguir todas as etapas da jornada individual do cliente. 

Atualmente, os pontos de contato dessa jornada mudam facilmente de on-line para off-line e vice-versa. E é aí que a tecnologia omnichannel entra em ação para lidar com o comportamento do cliente em rápida mudança.

Para ter sucesso no e-commerce, é preciso desenvolver uma estratégia digital diferente, que vá desde aumentar seu tráfego até conquistar o mobile e tornar-se um profissional de mídia social. Os ambientes digitais, em especial as redes sociais, estimulam o culto à beleza e a promoção da imagem, e, consequentemente, o consumo de produtos voltados para essa finalidade.

As redes sociais, além de plataformas de relacionamento, são ferramentas de exposição e promoção de imagem. Por isso, as empresas de beleza e cosméticos têm facilidade em usar imagens e vídeos para estabelecerem suas marcas e gerarem maior reconhecimento e fidelização do público que interage com esses canais. Sem dúvida, um ponto muito positivo para o investimento na estratégia omnichannel.

As empresas bem-informadas sobre o mercado, e de olho em um bom faturamento, já adotam estratégias de atendimento integradas e multicanais, dando a liberdade que o cliente quer para fazer suas compras. A maioria dos varejistas brasileiros que investem em omnichannel já o consideram parte essencial de sua estratégia de negócios, provando que proporcionar experiências verdadeiramente positivas para os consumidores é o melhor caminho para o sucesso nas vendas.

Saiba mais:

Neste artigo, o Sebrae ensina a integrar canais de vendas a partir do conceito de omnichannel. Já este artigo reúne soluções e estratégias para a venda de cosméticos. Aproveite para se informar mais sobre o tema e impulsionar seu negócio!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?