this is an h1

this is an h2

Wed Nov 23 09:05:05 BRT 2022
Mercado e Vendas | PRODUTO
Oportunidade: cosméticos multifuncionais são práticos e sustentáveis

Produtos de beleza multifuncionais, que reúnem diversas funções em um só item, apresentam boas oportunidades para revendedores de cosméticos.

· 03/11/2022 · Atualizado em 23/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Maquiagens, produtos de beleza e de skincare, como é chamada a rotina diária de cuidados com a pele, estão se tornando cada vez mais práticos com o uso dos cosméticos multifuncionais. Essa categoria ganha a preferência dos consumidores porque reúne diversas funções em um só item. Os cremes que hidratam e protegem a pele do sol ao mesmo tempo que adicionam cor são um exemplo bem conhecido, mas o mercado oferece uma infinidade de opções com as mesmas características. Quem trabalha com revenda de cosméticos pode encontrar nesse segmento uma excelente oportunidade de negócios.

Além de serem mais práticos, os cosméticos multifuncionais também são mais sustentáveis - afinal, ao concentrarem várias finalidades em um só cosmético, reduzem o uso de embalagens, colaborando para diminuir o excesso de lixo gerado pelas indústrias. 

Os cosméticos multifuncionais podem ser de dois tipos: de múltiplos usos ou de múltiplos benefícios. Os de múltiplos usos são aqueles que servem para limpar a pele e o cabelo, por exemplo. Já os de múltiplos benefícios reúnem mais de uma função, como protetores solares que funcionam como base, sabonetes que hidratam, cremes que estimulam a produção de colágeno e hidratantes que acalmam. 

Esses produtos de beleza têm uma composição desenvolvida para atender mais de um objetivo, simplificando a rotina. Suas fórmulas, portanto, associam ingredientes com ações diferentes que se complementam. 

É importante observar que a empresa produtora dos cosméticos precisa ter expertise no setor para apresentar opções multifuncionais. Isso porque muitos ativos não reagem bem quando são associados e o resultado perfeito depende de pesquisas e comprovações científicas sobre a segurança e eficácia das fórmulas. Um bom jeito de checar esses cuidados é observar a composição dos produtos, bem como selos que certificam os insumos usados e sua qualidade. 

Cosméticos funcionais: tendência em crescimento

A preferência dos consumidores por rotinas simplificadas de cuidados com a pele é uma das principais tendências do mercado de beleza para 2023. Tal comportamento abre muitas oportunidades para cosméticos que misturam funções e categorias, diminuindo os passos da rotina de skincare diária.

Em uma pesquisa de consumo divulgada em 2022 pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a subcategoria “maquiagem multifuncional” teve alta e apresentou um crescimento expressivo de 71% em valor de vendas ex-factory. 

Conforme a entidade, essa performance positiva reflete um consumidor mais consciente com o que compra, uma vez que a maquiagem multifuncional entrega diversos benefícios e funcionalidades em um único produto, como proteção solar, hidratação e cobertura. Isso mostra que o público busca praticidade no seu dia a dia, pois, ao agregar várias funções em uma única fórmula, esses produtos aumentam a conveniência e reduzem o tempo dedicado à sua aplicação. 

Praticidade é o maior benefício para o consumidor

Limpar, hidratar e proteger a pele são etapas básicas de uma rotina de skincare, mas o passo a passo também inclui especificidades, como controle da oleosidade, clareamento de manchas e prevenção do envelhecimento. Como esses cuidados envolvem diversas etapas, muita gente desanima e acaba deixando o processo de lado, acumulando produtos vencidos no armário.

Diante da falta de tempo ou de paciência para os cuidados com a pele, os cosméticos multifuncionais acabam agradando os consumidores que não conseguem seguir com disciplina todas as etapas do skincare tradicional. Nesse sentido, como não é preciso tirar um bom tempo do dia para aplicar produtos diferentes, o uso simplificado incentiva a manutenção desses hábitos. 

Outra vantagem dessa categoria de cosméticos é que ela atende à parcela de consumidores que busca opções mais sustentáveis de consumo. Isso porque, ao usar menos produtos, menos embalagens são necessárias e menos lixo é gerado. 

Diante de estatísticas que mostram o Brasil como produtor de cerca de 11,3 toneladas de plástico ao ano, sendo o quarto maior do mundo, esse cuidado é fundamental. E lembre-se: menos de 2% desse material é reciclado no país, o que se revela um grande problema quando lembramos que o plástico, por levar até 600 anos para se decompor, tem sido responsável pela morte de animais marinhos e pela poluição de rios e mares. 

Investir na revenda de cosméticos multifuncionais pode ser uma ótima oportunidade para conquistar e fidelizar quem busca eficiência e praticidade enquanto consome produtos sustentáveis que causam menos impacto no planeta. Agora que você já conhece as principais vantagens dessa categoria de produtos, invista na ampliação do seu mix de mercadorias e encante os clientes. 

Saiba mais:

Se você quer saber como adquirir cosméticos para revenda, leia este artigo exclusivo do Portal do Sebrae sobre o tema. Nesta outra sugestão, explicamos por que os produtos fabricados sem que haja atos de crueldade contra os animais são uma tendência de consumo.

FAVORITAR
Botão favoritar

Fique por dentro dos acontecimentos no setor de beleza:
siga a comunidade Sebrae Beleza no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora