this is an h1

this is an h2

Tue Jan 10 02:18:37 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Oportunidades de negócios com o agroturismo no Nordeste do país

Do litoral ao sertão, as opções de lazer são inúmeras, e muitos estados do Nordeste contam com mais de 50 roteiros de turismo rural.

· 06/12/2022 · Atualizado em 10/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Depois de quase dois anos de muitas dificuldades devido às restrições impostas pela pandemia, nota-se que o setor de turismo vem conseguindo reagir, e um dos segmentos que têm se destacado é o agroturismo, com destaque para a região Nordeste do país, que está cada vez mais presente neste mercado.

Um dos fatores que vem proporcionando destaque a esta modalidade de turismo é que, hoje, os viajantes vêm desejando cada vez mais contato com a natureza e com locais mais tranquilos e isolados, especialmente no meio rural, que permite conhecer a agricultura e as culturas locais com uma hospedagem mais familiar.

Mas, o que é agroturismo? Alguns especialistas consideram o agroturismo como sinônimo de turismo rural, e outros acreditam que há diferenças. Conforme o Ministério do Turismo, “turismo rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”.

Neste contexto, pode-se dizer que o turismo rural, além de atender aos anseios do turista por lugares mais calmos e contato com o meio natural, também gera oportunidades de renda e, consequentemente, de melhoria na qualidade de vida dos habitantes locais.

Outros tipos de terminologias são utilizados pelo país, e uma delas é o agroturismo: “Atividades internas à propriedade, que geram ocupações complementares às atividades agrícolas, as quais continuam a fazer parte do cotidiano da propriedade, em menor ou maior intensidade, devem ser entendidas como parte de um processo de agregação de serviços aos produtos agrícolas e bens não materiais existentes nas propriedades rurais (paisagem, ar puro etc.), a partir do ‘tempo livre’ das famílias agrícolas, com eventuais contratações de mão de obra externa.” 

O agroturismo, necessariamente, está relacionado à visitação em fazendas onde há produção agrícola ou pecuária, onde o visitante consegue conhecer e até mesmo interagir com o processo produtivo, além de degustar alimentos e bebidas produzidos no próprio local.

Cenário do agroturismo no Nordeste

No ranking mundial, segundo o Instituto de Desenvolvimento do Turismo (Idestur), o Brasil ocupa a quarta posição neste segmento, que já é considerado como uma tendência mundial: o turismo rural. E, o Nordeste brasileiro oferece imenso potencial de investimento e geração de emprego e renda por meio do turismo.

Do litoral ao sertão, as opções de lazer são inúmeras. Nove estados do Nordeste contam com mais de 50 roteiros turísticos, como por exemplo:

Pernambuco: a Associação Pernambucana de Turismo Rural (Apeturr) atua no desenvolvimento deste tipo de turismo e no resgate e preservação cultural e natural ao longo de 12 cidades pelo interior do estado. Gravatá, em pleno Planalto da Borborema, é uma delas. Suas belíssimas paisagens naturais e de clima ameno, atípico da região, colocam o município entre os principais destinos do agroturismo pernambucano.

Ceará: a Rota do Café Verde de Baturité, na região de Mata Atlântica do Ceará, passa pelas fazendas dedicadas ao cultivo do fruto. Nesse roteiro, o turista pode participar das etapas de produção do café e ainda levar grãos especiais para casa. 

Bahia:  estado com um dos maiores potenciais turísticos da região. Os gestores e empresários baianos trabalham com o turismo rural desde 2008 e possuem sete roteiros no estado, do total de 42 (incluindo as rotas tradicionais para as praias e o campo). A fim de fortalecer esse mercado, criou-se a Associação Baiana de Turismo Rural.

Paraíba: é o quarto estado do Nordeste com mais produtos e roteiros do turismo rural. Na região do Brejo, por exemplo, são oferecidas mais de 40 atividades, além de outros produtos turísticos, como o Rancho do Caju, localizado na cidade de Puxinanã, na região de Borborema; e a Casa de Cumpade, no distrito de Galante, em Campina Grande, assim como o Roteiro Cariri.

Devido à sua diversidade, este segmento mostra-se em crescimento e apresenta números positivos de faturamento. A tendência é que o agroturismo cresça ainda mais nos próximos anos, sendo assim, investir neste segmento é uma boa forma de gerar mais renda para os negócios locais.

Dentro do mercado do agroturismo, é importante que o pequeno negócio prepare seu empreendimento e ofereça ao turista vivências e experiências diferenciadas, seja por meio de hospedagem, de roteiros criativos ou mesmo da culinária.

Conheça mais sobre as oportunidades e tendências para o agroturismo e sobre o agroturismo no Brasil.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?